Topo

Ceia de Natal: como fazer um banquete aproveitando tudo dos alimentos

Momento de comunhão costuma ser palco de desperdícios - Getty Images
Momento de comunhão costuma ser palco de desperdícios Imagem: Getty Images

De Nossa

06/12/2020 04h00

O preço dos alimentos lá em cima e as incertezas econômicas provocadas pela pandemia estão fazendo muitos manterem o olho na carteira. Uma forma de poupar grana e, de quebra, contribuir para o planeta, é o reaproveitamento total dos alimentos.

Pensando nisso, a Associação Prato Cheio desenvolveu, em parceria com a chef Camila Yazbek, receitas para aproveitar a ceia de Natal deixando de lado o exagero e o desperdício. Confira o passo a passo de cada pedida ao fim da matéria.

Prato Cheio - Divulgação - Divulgação
Uma das ações do Prato Cheio é arrecadar e redistribuir alimentos a entidades assistenciais
Imagem: Divulgação

Fundada em 2001 por um grupo de jovens universitários, a ONG tem ações que contribuem para o combate à fome e à desnutrição. Os vídeos dos preparos da ceia de pegada consciente estão nas redes sociais do projeto:

"Algumas pessoas torcem o nariz ou acham que é uma comida menos nobre (...). Mais do que o uso consciente de recursos e diminuir o desperdício, estamos também gerando ganho para a toda a cadeia, uma vez que os produtores consegue transformar em produto algo que ia para o lixo", explica a cozinheira.

Entrada

Para utilizar a cenoura por inteiro, as ramas viram o pesto que cobrem a terrine do legume temperada com cúrcuma e limão.

Terrine de cenoura com molho pesto

Dificuldade Fácil
Ver receita completa

Prato principal

A beterraba dá sabor para a marinada da costelinha suína e seus talos levam graça para a farofa feita com farinha de mandioca.

Costelinha marinada na beterraba com farofa

Dificuldade Fácil
Ver receita completa

Sobremesa

Com leite, ovos, açúcar e manteiga, o pão velho ganha nova textura: a de um pudim. Especiarias, como cabela e noz-moscadas, podem ser usadas a gosto.

Pudim de pão

Dificuldade Fácil
Ver receita completa