PUBLICIDADE
Topo

Como ser um bom turista e proteger a saúde de todos nas viagens da pandemia

Não bastam máscara e distanciamento: saiba como ser um turista melhor nesta pandemia - Getty Images
Não bastam máscara e distanciamento: saiba como ser um turista melhor nesta pandemia
Imagem: Getty Images

Mari Campos

Colaboração para Nossa

01/12/2020 04h00

O setor turístico brasileiro começa a dar sinais de recuperação. Com mais de 70% nas taxas gerais de ocupação dos voos domésticos e índice semelhante em diversos hotéis e pousadas nos últimos feriados, muita gente está mesmo retomando suas viagens pelo país em tempos de coronavírus.

Mas a pandemia que já matou mais de um milhão de pessoas no mundo e mais de 170 mil no Brasil continua fazendo vítimas diariamente e o viajante não pode deixar de lado os cuidados essenciais com sua saúde ao resolver sair em férias ou escapar no final de semana.

Nas últimas semanas, não foram raros os relatos em mídias sociais de aglomerações em praias e cachoeiras, viajantes se recusando a usar máscaras da maneira correta, acúmulo de lixo jogado em ruas movimentadas após "noitadas" e feriados e até flagrantes de desrespeito e violência de hóspedes em relação a funcionários de hotéis e pousadas no Brasil.

O turista ético se preocupa com a saúde e bem-estar de todos  - Getty Images - Getty Images
O turista ético se preocupa com a saúde e bem-estar de todos
Imagem: Getty Images

Seguir as regras de distanciamento social e uso de máscaras em espaços públicos, entretanto, são questão não apenas legal - cujo descumprimento acarreta multa em diversos municípios do país -, como também de sobrevivência e de preservação do bem-estar da coletividade. O turista ético não apenas respeita e cumpre as exigências básicas de segurança, como vai além.

Destacamos aqui algumas maneiras de ser realmente um "bom turista" neste enfrentamento da covid-19.

Planeje antes de viajar

Planejamento sempre foi recomendável em viagens e hoje se faz essencial. Mesmo com os ciclos de planejamento cada vez mais curtos devido à situação de constante oscilação de dados própria da pandemia, pesquisar continua sendo o segredo das viagens bem-sucedidas.

Este simples gesto nos permite escolher as opções que mais vão de acordo com as nossas necessidades e, principalmente, com segurança que a pandemia exige - o que ajuda a aproveitar de verdade a escapada.

Antes de viajar, planeje! - Getty Images - Getty Images
Antes de viajar, planeje!
Imagem: Getty Images

A melhor forma de chegar ao destino, quais as exigências para a entrada, quais as medidas de segurança tomadas pela pousada, como o hotel está servindo o café da manhã etc, saber tudo isso evita contratempos nos deslocamentos e surpresas desagradáveis na chegada.

Além disso, atualmente, as regras mudam muito de destino para destino no Brasil (exigências de documentos para entrada na cidade, se praias e cachoeiras estão abertas ao público ou não, funcionamento de bares e restaurantes, multas etc) e podem mudar em um mesmo destino de uma semana para outra, dependendo do número de casos da doença.

Informe-se bastante previamente, inclusive enviando mensagens para o hotel se tiver dúvidas ou utilizando a curadoria do seu agente de viagem.

Use sua máscara corretamente - e sempre

Não deixe de usar a máscara quando estiver em áreas por onde passam outras pessoas - Getty Images - Getty Images
Não deixe de usar a máscara quando estiver em áreas por onde passam outras pessoas
Imagem: Getty Images

Até que tenhamos uma vacina contra a covid-19, não tem jeito: as máscaras vieram para ficar por um bom tempo nas nossas vidas.

E é preciso respeitar a exigência de uso, seja no aeroporto, avião, museu ou hotel.

O uso da máscara onde a mesma for exigida não é uma opção do viajante; é uma obrigação e ponto", defende Bruno Vilaça, proprietário da agência Superviagem.

E usa-la corretamente, claro, cobrindo sempre e totalmente nariz e boca. Há diversos tipos eficientes de máscaras disponíveis no mercado; vale testar até encontrar aquele com o qual você se sente melhor.

Respeite o distanciamento social

Nas viagens, distanciamento social também é uma das medidas para se prevenir contra o coronavírus - Getty Images - Getty Images
Nas viagens, distanciamento social também é uma das medidas para se prevenir contra o coronavírus
Imagem: Getty Images

Não só no dia a dia, mas também nas nossas viagens durante a pandemia, esta medida deve ser mantida como forma fundamental de tentar conter os avanços do novo coronavírus.

Evite qualquer tipo de aglomeração - seja no aeroporto, no embarque/desembarque dos aviões, na praia, na cachoeira, no centrinho da vila, na rua principal dos bares, na piscina do hotel. Procure manter pelo menos 1,5 metro de distância de outros viajantes em qualquer lugar, para a segurança sua e todos os demais viajantes.

Respeite as normas do destino e do hotel

Veja as regras e protocolos do seu destino e da hospedagem escolhida antes de fazer as malas - Getty Images - Getty Images
Veja as regras e protocolos do seu destino e da hospedagem escolhida antes de fazer as malas
Imagem: Getty Images

A maior parte dos hotéis e pousadas brasileiros tem se esforçado enormemente desde sua reabertura em plena pandemia para criar protocolos e medidas que garantam o máximo de segurança possível para hóspedes e funcionários.

Diversos municípios também criaram regras e protocolos para visitação segura de suas praias, parques, cachoeiras e demais atrações turísticas nesta fase. Mas, para que tudo isso funcione, é fundamental que o turista faça também a sua parte.

Cumpra à risca todas as normas estabelecidas pelo destino para o qual você escolheu viajar e todas as regras da propriedade na qual você escolheu se hospedar, seja ela um hotel, pousada ou um imóvel de temporada.

Leia com atenção o comunicado geralmente entregue no ato da reserva ou no check-in. Não à toa, muitos hotéis já estão começando a exigir um termo de compromisso assinado pelo hóspede para garantir o cumprimento dos protocolos de segurança e saúde em vigor no local.

Lembre-se que o não cumprimento das regras estabelecidas por um destino ou hotel, além de colocar sua saúde em risco, pode acarretar multas.

Mantenha a boa conduta nas áreas comuns do hotel

Do check-in ao restaurante: áreas comuns devem ter seus protocolos respeitados - Getty Images - Getty Images
Do check-in ao restaurante: áreas comuns devem ter seus protocolos respeitados
Imagem: Getty Images

Além da máscara e distanciamento, há outras ações para colaborar no combate ao coronavírus durante suas viagens.

Não compartilhe elevadores com outras famílias e respeite também as horas de reserva estabelecidas para uso de piscina, spa e academia, quando houver.

Tampouco mude mesas, cadeiras, espreguiçadeiras ou outros móveis e objetos de lugar das áreas comuns. Lembre-se que estes itens estão sendo higienizados e descontaminados pela equipe do hotel seguindo uma ordem de serviço pré-estabelecida que, para a segurança de todos, não pode ser confundida. Se realmente precisar que tal mudança seja feita, peça sempre a um funcionário do local para fazê-la.

Zele pelo seu quarto com responsabilidade

Trocar toalhas e lençóis todo dia? Repense como é sua conduta no hotel - Getty Images - Getty Images
Trocar toalhas e lençóis todo dia? Repense como é sua conduta no hotel
Imagem: Getty Images

Durante a pandemia, muitos hotéis e pousadas estabeleceram que os quartos são desinfetados entre saída e chegada de hóspedes, mas que o serviço de limpeza diário agora é feito durante a hospedagem somente se o hóspede pedir.

Então vale refletir, antes de solicitar o serviço, se você realmente precisa dele naquele dia e se quer de fato uma outra pessoa entrando no seu quarto durante sua estadia. Não trocar lençóis e toalhas usados por você mesmo por apenas um dia pode ser também uma escolha sustentável.

Há estabelecimentos que também orientaram suas equipes para fazer o serviço diário de camareira durante a pandemia sem nunca tocar em objetos pessoais - sejam estes objetos os itens da nécessaire que você largou espalhados na bancada da pia do banheiro ou suas roupas sujas/usadas deixadas no chão ou sobre os móveis. Confira bem as regras da propriedade antes de confirmar sua reserva.

Descarte o lixo corretamente

Parece bobagem, mas esse continua sendo um lembrete fundamental: seja no hotel, na praia, na cachoeira ou na cidade, descarte o lixo corretamente em local próprio para aquele tipo de lixo. Se for para praia, trilha ou cachoeira, lembre-se de levar consigo um saco de lixo para guardar tudo que precisar jogar fora durante o passeio e depois descartar em um local correto.

Também dê preferência para hotéis e pousadas que estejam fazendo uso racional de plásticos durante a pandemia e, sobretudo, dando o descarte correto a eles.

Há propriedades exagerando no uso de plástico de uso único como se isso fosse sinônimo de segurança na pandemia. Algumas chegam ao absurdo de embalar garrafas plásticas em... plástico! Vale lembrar que não há nenhuma comprovação científica de que o plástico represente proteção extra contra a covid-19 e que sustentabilidade nas nossas viagens segue sendo essencial.