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Moda invade mundo dos carrões e estilista recria clássica SUV da Mercedes

Geländewagen - Divulgação
Geländewagen
Imagem: Divulgação

Gustavo Frank

De Nossa

30/11/2020 04h00

Em relatório produzido pela The Lyst Index, a Off-White, marca comandada por Virgil Abloh, aparece na segunda posição entre as mais influentes do mundo da moda no terceiro trimestre de 2020. Um dos motivos que a levou até lá foi a colaboração do estilista com a Mercedes-Benz.

A iniciativa reforça como a moda deixou de ser simplesmente sobre roupas para virar uma tendência que aborda diversos aspectos na sociedade, desde discussões sociais até a criação de carros, que se transformam em "obras de arte" nas mãos de artistas envolvidos na indústria têxtil.

O projeto, nomeado de Geländewagen, uniu Abloh a Gorden Wagener, diretor de design da Mercedes, e juntos repaginaram um Classe G, o icônico carro SUV que completou 40 anos em 2019.

Geländewagen  - Divulgação - Divulgação
Geländewagen
Imagem: Divulgação

As inspirações partiram de veículos da Nascar e elementos de outros carros de corrida:

Jogamos com a liberdade de polinização cruzada de diferentes atributos de carros de corrida, design de carros e moda".

A ideia de Abloh era apresentar um carro de corrida aerodinâmico que, embora não seja dirigível, recebeu atenção especial em todos os detalhes. Outro ponto salientado por ele é como o trabalho do designer pode ser explorado além da "zona de conforto", como parar criar uma obra de arte, tal qual o Geländewagen.

A moda não foi deixada de lado em nenhum momento na criação do automóvel. Prova disso foram as cores, bancos e cintos adicionados, que remetem diretamente à identidade da Off-White entre as demais marcas.

Cintos da Geländewagen - Reprodução - Reprodução
Cintos da Geländewagen
Imagem: Reprodução

Os cintos vermelhos, que trazem os nomes de Abloh e Wagener, fazem referência a um dos acessórios mais impulsionados pela marca de street-wear: os cintos amarelos que deixaram de ser um acessório "escondido" no look para se tornarem uma alavanca na imagem da Off-White mundialmente. Ainda além: serviam além da cintura.

Cinto da Off-White - Reprodução - Reprodução
Cinto da Off-White
Imagem: Reprodução
Peça destacou marca no street wear - Reprodução - Reprodução
Peça destacou marca no street wear
Imagem: Reprodução

Esse automóvel, que não será comercializado, mas exposto como obra de arte, ganhará ainda uma réplica menor será produzida e leiloada, com o dinheiro revertido para uma organização artística.

Moda além da roupa

Um dos maiores desafios das grandes marcas e gritas é fidelizar clientes e, ainda além, atrair novos deles: não necessariamente para vestir as suas roupas, mas engrandecer seus nomes como empresa.

Virgil Abloh - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Virgil Abloh
Imagem: Reprodução/Instagram

"Essas criações abrem o leque de como a moda interfere no nosso dia a dia", comenta o economista Eduardo Mandred, especialista em marketing de marcas, para Nossa. "Hoje em dia, uma grife para se destacar entre as demais precisa ir além de criar uma coleção memorável, mas garimpar estratégias que convençam diferentes públicos".

O discurso do profissional é ampliado por outras colaborações anunciadas recentemente pelas marcas:

A parceria entre a Balenciaga com a Apple Music para a criação de playlists, o projeto de arte criado pela Saint Laurent, junto a Helmut Lang, para esculturas de obras de arte em museus, entre outras.