Topo

Cortinas x persianas: como escolher modelo ideal para cada tipo de ambiente

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

De Nossa

27/11/2020 09h43

Com uma vasta gama de opções, desde os materiais até as mais diversas cores, é importante seguir alguns passos antes de adquirir o que vai controlar a luminosidade de seu ambiente: persianas ou cortinas?

Primeiramente, é importante saber exatamente onde elas serão instaladas, tanto para questões estéticas como funcionais; isso porque, além de decorar o ambiente, elas servem como um filtro para a luz solar, que podem causar danos a equipamentos, revestimentos e mobiliário ao longo do tempo.

Saiba ao que se atentar antes de escolher o modelo ideal para sua casa.

Cortinas x persianas: diferenças

O ajuste das telas permite a entrada de luz ou seu bloqueio, como preferir o proprietário -  Leandro Moraes  -  Leandro Moraes
O ajuste das telas permite a entrada de luz ou seu bloqueio, como preferir o proprietário
Imagem: Leandro Moraes

Tecnicamente, persianas são apenas os modelos compostos por lâminas, basculáveis, através das quais conseguimos tocar a superfície coberta pela peça - seja uma janela, trecho de parede, etc.

Peças que não permitem tal possibilidade, ou seja, que impedem por completo o toque da superfície que cobrem, são chamadas de cortinas.

Entretanto, é definido por tratar como "persiana" toda e qualquer peça que não tenha aspecto de cortina convencional, e que seja imbuída de algum aspecto tecnológico.

"As persianas são muito versáteis, desde os tipos materiais que podem ser produzidos, como madeira, metal, tecido tecnológico, entre outros, até a aplicação que terão", explica a arquiteta Patricia Penna, do escritório Patricia Penna Arquitetura e Design.

Por qual modelo optar?

Enquanto as persianas exercem funções técnicas, as cortinas de tecido fazem apenas a filtragem da luz incidente  - Leandro Moraes - Leandro Moraes
Enquanto as persianas exercem funções técnicas, as cortinas de tecido fazem apenas a filtragem da luz incidente
Imagem: Leandro Moraes

A escolha deve ser feita de acordo com as necessidades e atividades desempenhadas em cada ambiente. Outro aspecto a ser considerado é o valor de investimento.

Segundo a arquiteta, modelos de persiana com mecanismos mais elaborados terão um custo maior que as opções mais simples. Cortinas de tecido também têm preço muito variado, em função do tipo de tecido, tipo de prega, e outros aspectos.

Em linhas gerais, sob o ponto de vista prático e técnico; salas de TV e quartos necessitam de maior privacidade e bloqueio da luz solar", conta.

Salas de estar, jantar e varandas não demandam bloqueio massivo da luz, mas como em qualquer outro ambiente pedem uma boa filtragem dos raios UV, para que a integridade da marcenaria, mobiliário, tapetes, obras de arte e até piso (a depender do tipo), seja mantida.

Esta filtragem também auxilia consideravelmente na minimização da temperatura interna - uma boa notícia para quem está procurando economizar na conta de luz.

A filtragem do UV pode ser feita de duas formas: com a aplicação de uma película especial aplicada diretamente nos vidros, ou por meio das persianas com tecidos que comprovadamente têm esta função.

"Nem toda persiana é igual, por mais que aos olhos e ao toque, pareçam. Tecidos naturais como linho e algodão, ou mistos, não cumprem função de filtragem dos raios UV, mas apenas fazem o controle da luminosidade dentro do ambiente.", explica Patricia.

Tipos de persiana

Persianas possuem diversos modelos que podem servir para diferentes ideias de decoração e funções no dia a dia - Leandro Moraes - Leandro Moraes
Persianas possuem diversos modelos que podem servir para diferentes ideias de decoração e funções no dia a dia
Imagem: Leandro Moraes

O modelo Rolô é o mais simples, e consiste numa tela (com proteção UV ou não) que pode ser recolhida ou baixada, quando a proteção solar é necessária. Seu custo é o melhor, dentre os modelos de persiana com função técnica de filtragem de UV.

Os modelos de persianas celulares, além de a proporcionarem a filtrarem a luminosidade e UV, garantem melhoria na acústica do ambiente. Há ainda modelos que permitem duas cores de tecido — um externo e outro interno.

As cortinas de tecido podem ser aplicadas aos espaços da maneira convencional ou como complemento aos modelos técnicos, como se fossem xales, adicionadas sobre outra peça.

Conciliar cortina com persiana nos permite uma brincadeira de cores e texturas diferentes", sugere a arquiteta.

Sozinhas, podem ser aplicadas em vãos com menor demanda de proteção e filtro como janelas ou portas com venezianas e com menos insolação.

Como não errar nas medidas?

Ao fundo, na varanda fo usado um modelo de persiana celular 'Silhouette' - Leandro Moraes - Leandro Moraes
Ao fundo, na varanda fo usado um modelo de persiana celular 'Silhouette'
Imagem: Leandro Moraes

Cortinas ou persianas podem ser fixadas sobre as janelas - abaixo do forro - ou dentro de cortineiros executados no próprio forro, criando um visual mais limpo, contemporâneo, pois caixas e trilhos ficam escondidos.

Para não errar nas medidas, a arquiteta explica que invariavelmente deve-se considerar uma margem de 10 cm a mais, de cada lado da persiana, a partir de cada lado do vão onde serão instaladas.

Na altura; podem ser fixadas entre 15 e 20 centímetros acima do vão. Em janelas, as persianas podem seguir até o piso, ou também passar cerca de 15 centímetros abaixo do vão.

Existe cortina certa para cada tipo de ambiente?

Dentro da proposta do dormitório, a cortina de modelo clássico, foi instalada com a persiana celular - Marco Tiê - Marco Tiê
Dentro da proposta do dormitório, a cortina de modelo clássico, foi instalada com a persiana celular
Imagem: Marco Tiê

Cortinas e persianas devem, impreterivelmente, "conversar" com a proposta estética do ambiente no qual serão instaladas, e, obviamente, atender às necessidades do local. Posto isso, o profissional deve buscar o melhor resultado para a "equação": função, estética e custo.

Ambientes que tenham pouca ou nenhuma incidência solar, podem ter cortinas de tecido, já que a função de filtragem se faz desnecessária e a sensação de "vestir" as janelas é sempre muito bem-vinda!

No tocante à praticidade e limpeza; cortinas em tecido precisam de lavagem com certa regularidade, pois a poeira suspensa ano ar, aos poucos passa a impregnar o tecido. Mas atenção ao tipo de lavagem, pois tecidos naturais como linho e algodão tendem a encolher na lavagem, deixando a cortina mais curta.

Persianas de boa qualidade são feitas em tecidos com tratamento antiestético, que impede que a poeira se sedimente no tecido. Persianas celulares podem ser limpas com um aspirador e espanador, bem como as persianas de lâminas. A higienização delas, após alguns anos de uso, ou algum acidente eventual, também pode ser feito profissionalmente.