Topo

Xand Avião sobre assassinato no Carrefour: "Tenho nojo de quem é racista"

De Nossa

22/11/2020 13h09

Xand Avião comentou sobre o assassinato de Beto Freitas no Carrefour, em Porto Alegre, na noite da última quinta (19), durante o programa do Brasil com Zeca de hoje.

Depois que Zeca Camargo abriu a atração destacando a palavra "racismo" onipresente na já tradicional Curva das Expectativas Flutuantes, o apresentador convidou o cantor para se posicionar sobre o assunto.

"Eu tenho nojo de quem é racista", afirmou Xand. "É inacreditável que isso aconteça por causa da cor da pele de alguém, do cabelo. É uma coisa mesquinha. Precisa ser combatido, acabado e finalizado".

Beto Freitas, um homem negro, foi espancado até a morte por seguranças da empresa, um dia antes do Dia da Consciência Negra e levantou a discussão sobre o crime racial no Brasil.

Pandemia do coronavírus

Outro assunto abordado por Zeca e Xand Avião na conversa foi a pandemia do coronavírus e como ela afetou tanto a vida pessoal como profissional do artista.

No bate-papo, Xand relembrou o diagnóstico da doença, em março, assim como a sua esposa, que teve 75% dos pulmões comprometidos pelo vírus.

Xand Avião afirma que apresentações devem voltar só depois da vacina da covid-19 - Divulgação - Divulgação
Xand Avião afirma que apresentações devem voltar só depois da vacina da covid-19
Imagem: Divulgação

"Fomos no médico, minha esposa teve 75% dos pulmões comprometidos. O exame demorou para sair, mas o médico falou que as chances eram grandes", relembrou. "Como estava no começo, demorou 14 dias para sair o resultado e, quando veio, estávamos praticamente curados".

Meu filho via as notícias na televisão e, preocupado, perguntava se íamos morrer".

O cantor, por fim, finalizou dizendo que "não é uma gripezinha qualquer", mas "uma coisa séria", complementando que a agenda de shows, com exceção de uma apresentação que será feita no Reveillon, só deve iniciar de novo após a vacina.

"Quando existir a vacina vou fazer show 24 horas!", brincou ele. "Mas voltar a fazer apresentações, de fato, só depois da vacina. Farei um no ano novo, com tudo bem separado e organizado para seguir as regras da vigilância sanitária para a segurança dos fãs. A gente precisa se adaptar a isso, aos poucos".

Brasil Cozinha Comigo

Scuna gazzela - Leonardo Wen/Folhapress - Leonardo Wen/Folhapress
A Scuna Gazzela na Ilha da Sogra, um dos atrativos do passeio
Imagem: Leonardo Wen/Folhapress

No quadro de gastronomia, no qual Zeca cozinha com pessoas de vários lugares do país, o cenário foi no meio do mar. À bordo da scuna Gazzela e navegando pelo Rio Real, na fronteira da Bahia com o Sergipe, o comandante Paulinho ensinou o apresentador a preparar uma picanha de preguiçoso, uma receita fácil e prática do famoso corte de carne.

É muito fácil de fazer e saborosíssima. Não precisa de carvão, churrasqueira, nem temperar ou furar. É colocar sal fino, farinha de trigo e cair pro abraço e ficar deitado na rede. É a verdadeira picanha de preguiçoso"
Paulinho

A iguaria é um dos pratos do cardápio — que tem ainda itens regionais, como a mariscada e o ensopado de aratu — durante os passeios por essa bela região que ficou conhecida nacionalmente quando foi cenário para as gravações da novela Tieta.

Fã de carteirinha

isa beatles - Reprodução Instagram - Reprodução Instagram
Isabella é fã de carteirinha dos Beatles
Imagem: Reprodução Instagram
O apresentador entrevistou neste quadro a jornalista e influencer Isabella Otto, fã dos Beatles desde criança por influência do pai, também aficionado pelo quarteto. Ela contou tudo o que já viveu para estar mais próxima de Paul McCartney durante os shows que ele realizou no Brasil.

Isa chegou a se hospedar no mesmo hotel que o seu ídolo em Curitiba. Não conseguiu vê-lo de perto, mas deu um jeito de chamar a atenção. Ela e uma amiga de fantasiaram de Cleópatra, em homenagem ao álbum "Egypt Station", e bolaram um cartaz. A equipe de Paul gostou, tirou uma foto e, para a surpresa dela, o astro a publicou no seu Instagram. Confira no vídeo esta divertida história.

Anota aí!

Na próxima semana, Brasil com Zeca vai mudar de dia. Agora, será toda sexta-feira, às 11 horas, com transmissão ao vivo no Youtube do UOL.