Topo

Madeiras brasileiras ganham formas curiosas em trabalho minucioso e autoral

Mesa Boacava, uma das criações de Manu Reyes com madeiras brasileiras - Divulgação
Mesa Boacava, uma das criações de Manu Reyes com madeiras brasileiras
Imagem: Divulgação

Carol Scolforo

Colaboração para Nossa

17/11/2020 04h00

Manu Reyes

Manu Reyes

QUEM É

Manu Reyes é formada em arquitetura e cursou marcenaria em diferentes escolas de São Paulo. Há três anos comanda o ateliê que leva seu nome, especializado em marcenaria personalizada e objetos de design.

O caminho foi longo e árduo. Mas a arquiteta Manu Reyes (@manureyesdesign) enfim encontrou sua carreira depois de se formar em arquitetura por cinco anos e estudar em três escolas diferentes de marcenaria — o que lhe tomou mais 7 anos.

Só assim sua marca própria aflorou em um ateliê no centro de São Paulo, produzindo móveis e peças com base em madeiras brasileiras.

Antes disso ela teve passagens pela Itália e pelo México, onde acumulou mais experiência. Pronto: para quem pensa que uma peça como o espelho Cactus nasce facilmente, está aí a fórmula. "Não é nada fácil. É a peça mais complexa que já fiz, há muitos processos até ficar pronta", ri. Até domingo (22) o item pode ser visto na Casa Feira, da Feira Rosenbaum, em São Paulo.

Trata-se apenas de um dos itens que encantam em seu trabalho autoral. "O design é onde me encontrei", ela conclui. Depois de aprender tanto, Manu dá formas a objetos curiosos, como a chapeleira Kandi, inspirada na obra de Kandinsky.

Embora a madeira seja uma protagonista, diferentes técnicas e materiais entram em cena. "Mas as pessoas olham e percebem a madeira bem presente no meu trabalho", diz ela. Caso da cadeira Medalhão — feita no começo da vida do ateliê, com 18 encaixes e 1 parafuso. Curiosa, não?

São ao todo 30 peças autorais, somados aos projetos exclusivos que Manu não divulga. A produção é por encomenda, já que ela, consciente, dá valor ao material com o qual trabalha. "Trabalhamos com o desenho junto ao cliente, a partir do briefing dele. E produzimos sob demanda", conta.

Gosto de madeiras brasileiras e sempre temos cuidado de pensar no mínimo de desperdício com as formas que criamos."

Manu Reyes e Robson na marcenaria - Divulgação - Divulgação
Manu Reyes e Robson na marcenaria
Imagem: Divulgação
Manu trabalhando - Divulgação - Divulgação
Manu trabalhando
Imagem: Divulgação

Madeira exige...

...tempo, paciência, conhecimento e dedicação. E tudo isso ela acumulou. Por isso hoje dá foco às criações autorais e aos acabamentos, enquanto a produção fica com o marceneiro Robson, no ateliê.

"A madeira me conquistou pela curiosidade. Ela tem vida própria: impossível garantir a cor, a tonalidade e a personalidade que o móvel terá no final. Marcenaria é sempre uma surpresa."

@s que me inspiram

@bread_on_earth

Eu adoro esse perfil, a Menona faz arte com pão (literalmente) e eu gosto muito disso: a inspiração vem de onde menos esperamos muitas vezes.

@morentz_gallery

Esse perfil me inspira pela beleza, detalhes, ousadia e sofisticação. Traz móveis e peças de design do séc. 20 com imagens inspiradoras.