Topo

Você sabe o que é lençol 600 fios? Guia do jogo de cama explica e dá dicas

Cama arrumada - Getty Images/iStockphoto
Cama arrumada
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Gustavo Frank

De Nossa

06/11/2020 04h00

Escolher um jogo de cama pode ser um dos nossos grandes momentos: desde um olhar voltado mais para o visual do quarto até o modelo mais confortável. E, todo mundo que já foi a uma loja comprar um deles, já se deparou com embalagens cheias de informações sobre o número de fios, tecido, medidas, entre outras. A pergunta que fica é: como todos esses esclarecimentos podem me ajudar?

Para tirar algumas dúvidas envolvendo jogos de cama, Nossa conversou com a personal organizer Carol Rosa (@carolrosaorganizer) sobre o que é preciso estar atento na hora de ter um para chamar de seu.

Os primeiros passos

Veja os primeiros passos para comprar um jogo de cama confiável - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Veja os primeiros passos para comprar um jogo de cama confiável
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Tamanho

Na hora de escolher, o primeiro passo é ter certeza da medida da sua cama, conta Carol. Ou seja, antes de ir à loja, certifique-se de ter medido a cama para chegar com os pensamentos organizados.

"Hoje em dia, não temos mais as medidas somente padrão", diz ela, citando a importância também da profundidade. "Os colchões foram ganhando medidas novas e alturas diferentes".

Foco na embalagem

Além da quantidade de fios, explicada logo abaixo, a profissional destaca ter os olhos abertos para todas as demais informações disponibilizadas.

"Outro ponto é se atentar no tecido descrito na embalagem e não somente aos fios", completa. "Para evitar comprar uma coisa achando que é outra".

O que quer dizer a quantidade de fios?

Quantidade de fios do jogo de cama determina maciez, durabilidade e qualidade - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Quantidade de fios do jogo de cama determina maciez, durabilidade e qualidade
Imagem: Getty Images/iStockphoto

180, 200, 400. Esses são alguns dos "números de fios" que encontramos nas informações sobre o produto na embalagem. Além do preço, que aumenta em consequência da sua melhoria, são eles quem definem quão macio, brilhante e durável é o tecido em questão.

"Esse número significa a quantidade de fios em uma polegada quadrada de tecido", conta Carol. "Por isso, quanto mais fios, mais macios os tecidos ficam".

  • 600 fios: de algodão com textura acetinada, costuma ser o mais caro dentre os outros;
  • 400 fios: de algodão com maior durabilidade e maciez;
  • 200 fios: produtos que normalmente são feitos de algodão puro;
  • 180 fios: normalmente é feito a partir de uma mistura de algodão com outro material, como o poliéster.

Qual tecido priorizar?

Jogos de cama feitos de algodão é uma prioridade para ter em mente - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Jogos de cama feitos de algodão é uma prioridade para ter em mente
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Na opinião da profissional, quanto maior a quantidade de algodão, melhor será o produto. Isso porque ele é o mais sensível ao toque e também pode ajudar nos dias mais quentes.

Outros dois pontos positivos são para os que sofrem com alergias e querem ter um produto que vá durar um bom tempo.

"Os tecidos são inúmeros e o mais comum e agradável para nosso toque é o 100% algodão", destaca. "É um tecido suave e macio, não esquenta demais e não costuma provocar alergias. Além disso, sua durabilidade costuma ser longa se bem cuidado".

Comprado: como cuidar?

A lavagem e o armazanamento do jogo de cama contribuem para durabilidade e fácil organização - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
A lavagem e o armazanamento do jogo de cama contribuem para durabilidade e fácil organização
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Com a compra em casa, agora começa o trabalho para manter o jogo de cama da melhor forma possível, para que, dessa forma, ele dure mais.

Tanto a forma de lavá-los, que estará descrita na etiqueta do produto e deve ser lida atentamente, como de guardá-los têm seus truques.

Lavagem:

"Evite excesso de sabão e amaciante e, se possível, secar na sombra. Evite colocar os lençóis na secadora, pois pode estragar a durabilidade da peça e seu toque".

Guardar:

"Na hora de guardá-los, você pode montar os jogos e guardar juntos para ganho de espaço e facilidade na utilização".