Topo

Plantas e feminilidade dão leveza e força a apê antigo de modelo

Canto da sala de estar representa elementos que Pan Alves adotou em seu apartartamento - Arquivo pessoal
Canto da sala de estar representa elementos que Pan Alves adotou em seu apartartamento Imagem: Arquivo pessoal

Carol Scolforo

Colaboração para Nossa

05/11/2020 04h00

O apê antigo, num prédio de três andares no centro de São Paulo, parecia estar à espera de Pâmela Alves. Há mais ou menos dois anos, em busca de um novo lar, ela se deparou com a placa na fachada amarela e azul. O negócio foi rapidamente fechado e em poucos dias ela e um amigo - que já não mora mais com ela - dividiam o apê de 90 m².

Pé-direito alto, muita luz natural e cozinha americana logo se reverteram em um trio de sucesso para Pan, que é modelo e fotógrafa. "Na pandemia, inclusive, fiz muitas fotos para marcas. Recebia as peças e fazia autorretratos no apartamento", conta. No instagram @panalves há várias delas, que exalam liberdade, feminilidade, força e leveza.

Trabalho bastante de casa e quero que seja um lugar muito confortável, cheio de paz, muito harmônico."

Plantas e figuras femininas

No apê da Pan, portas e janelas antiguinhas são celebradas em uma estética que valoriza outros tempos. No décor predominam coisas que custaram pouco e que refletem seu lado feminista em ilustrações e mensagens na cozinha, no banheiro e onde mais couber. "Só entra aqui o que tem muito a ver comigo", diz Pan.

De uma pessoa que ia se mudar de país surgiram oportunidades únicas, pela internet mesmo. "O sofá retrátil, que é ótimo, custou R$ 400", diz ela, com ar de vitoriosa. Outras coisas vieram de e-commerces menos conhecidos. "É onde os preços são melhores."

Office do apartamento de Pan - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Office do apartamento de Pan
Imagem: Arquivo pessoal
Prateleira feita por Pan - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Prateleira feita por Pan
Imagem: Arquivo pessoal

Outro trunfo? Encher a casa de plantas e deixar áreas livres para circular. "Para mim, é importante estar em um lugar que tenha espaço para respirar e transitar. Tem plantas em todo lugar. Uma acumulação mesmo, porque elas trazem um bem-estar incrível." Abaixo, ela dá mais dicas para quem quer um lar com identidade e leveza, sem gastar fortuna.

Mais um canto do apê - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Mais um canto do apê
Imagem: Arquivo pessoal
Pan na sala de estar - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Pan na sala de estar
Imagem: Arquivo pessoal

Dicas da Pan para dar uma cara nova ao apê

  • Busque bazares ou família-vende-tudo. "Você encontra oportunidades ótimas. As coisas que não estão tão bonitas podem ser restauradas. Antiquários também rendem, porque conseguimos passar tinta ou massa e deixar a peça do seu jeito.";
  • Tenha sempre referências de decoração. "No Pinterest ou no instagram, vivo cercada de referências visuais que me ajudam a decorar.";
  • Aposte no verde. "As plantas decoram de um jeito muito legal a casa, com volume, cor, vida.";
  • Não tenha preconceitos com sites mais alternativos. Pan garimpa até na internet, em sites que não são e-commerces gigantes, e consegue preços ótimos;
  • Ande pelas ruas. Ela encontrou dois banquinhos que parecem caros e custaram R$ 60, vendidos na calçada por um senhor. "É questão de garimpar. Às vezes é preciso sair da internet e andar no centro da cidade para encontrar essas coisas".

@s que me inspiram

@fridlaa

A Fridlaa, além de ter um apartamento lindo, faz diversas mudanças nos móveis e na decoração da casa. É muito legal acompanhar a transformação do mesmo lugar de formas diferentes.

@cantinho.rj

Eu amo as fotos da Rebeca, ela fotografa muito do cotidiano dela, com ângulos e detalhes lindos. Você se sente como um convidado que vai tomar um café e comer bolo. Tudo delicado e harmônico.