Topo

Charter náutico pode ser boa opção de viagem no Brasil durante a pandemia

Veleiro disponível na plataforma Nautal  - Divulgação Nautal
Veleiro disponível na plataforma Nautal Imagem: Divulgação Nautal

Marcel Vincenti

Colaboração para Nossa

03/11/2020 04h00

Na modalidade turística conhecida como charter náutico, turistas alugam embarcações para passar dias inteiros (ou dias e noites seguidos) navegando. A viagem pode vir completa, com direito a piloto, cozinha, espaços para dormir e até um chef para preparar as refeições, virando verdadeiros hotéis flutuantes.

Muito famosa na Europa, esta prática encontra um ótimo cenário no Brasil - país com vaso litoral, onde é possível navegar o ano inteiro. Além disso, é uma interessante opção de passeio durante a pandemia, pois permite que pequenos grupos de pessoas realizem viagens com isolamento quase total.

Tem vontade de fazer uma jornada neste estilo no litoral brasileiro? Saiba mais sobre charter naútico.

Exterior de veleiro da Wind Charter - Marcos Méndez Wind Charter - Marcos Méndez Wind Charter
Exterior de veleiro da Wind Charter
Imagem: Marcos Méndez Wind Charter

Tipos

Há o charter tripulado, no qual a pessoa que aluga não precisa conduzir o barco nem se preocupar com procedimentos como ancoragens, que ficam a cargo de um "skipper", que é um profissional qualificado para esta operação.

Em alguns casos, a depender do tamanho do barco ou do nível de serviço do charter, também existem outras pessoas cuidando de demais aspectos do barco, como um chef, um engenheiro para cuidar das máquinas, comissários de bordo, além de outras pessoas ajudando com a ancoragem, navegação e aspectos relacionados ao barco.

Interior de veleiro da Wind Charter - Marcos Méndez Wind Charter - Marcos Méndez Wind Charter
Interior de veleiro da Wind Charter
Imagem: Marcos Méndez Wind Charter

"Existem iates que chegam a ter 80 tripulantes", conta Carolina Lara, sócia da empresa Sailing Saba (que realiza charter náutico na Europa).

A segunda forma de charter náutico é conhecida como "bareboat", na qual não há tripulação. Ou seja, as pessoas que alugam o barco são responsáveis por tudo o que diz respeito à embarcação, como a navegação, alimentação, abastecimento e ancoragem.

"Normalmente, é necessário que o responsável pelo charter tenha experiência náutica para realizar todas estas tarefas com segurança", lembra Carolina.

Cuidados

Caso o turista opte por um charter não tripulado, deverá ter conhecimento e documentações necessárias para realizar a navegação na qual está interessado.

No Brasil, isso significa possuir pelo menos a certificação de Arrais-Amador concedida pela Marinha Brasileira, além de ter experiência manejando embarcações de porte e propulsão similares aos do barco que quer alugar. Uma pessoa que já pilotou barcos a motor não está pronta, necessariamente, para pilotar veleiros.

Embarcação disponível na Yachtnet - Divulgação - Divulgação
Embarcação disponível na Yachtnet
Imagem: Divulgação

Já para quem deseja realizar um charter tripulado, é importante verificar a certificação e o histórico de horas navegadas do capitão, além de saber se ele tem conhecimento do local onde a viagem será feita.

"Outros aspectos que podem ser levados em conta é o tamanho e a estrutura do barco, para ver se haverá conforto para todos os passageiros, além de verificar sua conformidade com os padrões de segurança, estado de conservação, possíveis serviços oferecidos e se o combustível está ou não incluso no preço", explica a navegadora brasileira.

Onde navegar no Brasil

Família à bordo de veleiro salta para o mar - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Poucas pessoas e totalmente isoladas: barcos são boa opção para quem quer se isolar na pandemia
Imagem: Getty Images/iStockphoto

É possível alugar embarcações no litoral das regiões Sudeste, Sul e Nordeste do Brasil.

"Gosto muito do litoral norte de São Paulo, como Ubatuba, Ilhabela e arredores, além do litoral sul do Rio de Janeiro, com Paraty, Angra dos Reis e Ilha Grande", indica Carolina. "Neste eixo entre Ilhabela e Angra, está localizada a maioria das empresas de charter do Brasil. Além deste centro, percebemos uma movimentação crescente no litoral de Santa Catarina".

Quais embarcações são usadas?

Podem ser alugados barcos de todos os tipos, desde um bote com motor para fazer passeios rápidos até iates e veleiros de todos os tamanhos e tanto indivíduos quanto grandes empresas podem fazer charters - desde que tenham as licenças comerciais, habilitações e o conhecimento necessários.

Veleiro disponível na plataforma Nautal  - Divulgação Nautal - Divulgação Nautal
Veleiro disponível na plataforma Nautal
Imagem: Divulgação Nautal

A brasileira avalia que o charter náutico ainda está engatinhando no Brasil, mas já conta com boas embarcações. Entre os modelos disponíveis, por exemplo, há desde veleiros de modelos clássicos e populares, entre 27 e 40 pés, até veleiros mais modernos, entre 40 e 47 pés.

O que vai definir o barco a ser alugado é a verba disponível para o passeio e o desejo de viagem do turista".

"Existem os fanáticos por vela que gostam de toda a poesia relacionada a este tipo de navegação. E também existem as pessoas que querem viajar em lanchas velozes e chegar rápido aos destinos", conta.

Opção na pandemia

"O charter propicia isolamento para pequenos grupos de turistas, pois somente eles estão embarcados", explica Germano Pestana, da empresa de charter náutico Wind Charter.

"A bordo, não há muitas pessoas e nem a tentação de entrar em shoppings ou restaurantes. Na navegação, as pessoas conhecem lugares acessíveis apenas para barcos, com paisagens lindas vistas da perspectiva de uma embarcação", garante.

Quanto custa?

O custo do aluguel de uma embarcação pode variar muito. O preço depende, por exemplo, do tamanho do barco, dos serviços inclusos na viagem, da presença (ou não) de tripulantes, da duração da navegação e da época do ano.

No Sudeste, por exemplo, há veleiros para locação exclusiva (na qual os turistas não compartilham a embarcação com viajantes estranhos) com diárias a partir de R$ 950. A diária de embarcações maiores e com mais serviços incluídos, porém, pode passar facilmente dos R$ 3.000.

Antes de planejar sua viagem pelo mar, conheça as empresas e o que elas oferecem - Getty Images - Getty Images
Antes de planejar sua viagem pelo mar, conheça as empresas e o que elas oferecem
Imagem: Getty Images

Onde alugar

Nautal - www.nautal.com.br
Plataforma da internet onde é possível encontrar centenas de embarcações para aluguel dentro do Brasil, em locais como Arraial do Cabo (RJ), Guarujá (SP), Angra dos Reis (RJ) e Florianópolis (SC).

Wind Charter - https://windcharter.com.br/pt/
Atua na região de Paraty (RJ) e Angra dos Reis (RJ). Possui sete modelos de veleiros disponíveis para locação.

Latitude Charter - www.latitudecharter.com.br
Empresa que atua na baía da Ilha Grande (RJ). Oferece embarcações tripuladas com comandante e chef de cozinha, com serviço que inclui alimentação e bebidas.

Yachtnet - www.yachtnet.com.br
Oferece mais de 30 modelos de barcos para aluguel, para passeios nas regiões de locais como Angra dos Reis (RJ), São Sebastião (SP), Ilhabela (SP) e Guarujá (SP).

Gina Barbosa - www.charternautico.com.br
Navegadora que, com um veleiro, realiza viagens pelo litoral baiano. A embarcação tem capacidade para até nove pessoas. Possui quarto, banheiro, sala com sofás, fogão com forno, compartimento para bebidas e gelo, chuveirinho com água doce e churrasqueira.

Christina Amaral - https://sailabout.com.br/ e angrasail.com
Experiente navegadora brasileira que realiza viagens em regiões de destinos como Angra dos Reis (RJ) e Paraty (RJ).

Elo Náutico - http://elonautico.com.br/
Realiza aluguel de diversos modelos de embarcações para passeios em regiões de destinos como Angra dos Reis (RJ) e Paraty (RJ).

Maré Alta - https://marealtacharter.com.br/
Possui grande oferta de aluguel de barcos em diversas regiões do Brasil.