Topo

A trajetória do pizzaiolo brasileiro queridinho de astros de Hollywood

Pizzas com farinha italiana: especialidade do personal chef - Divulgação
Pizzas com farinha italiana: especialidade do personal chef Imagem: Divulgação

Gabrielli Menezes

De Nossa

20/10/2020 04h00

O paulistano Marcus Roberto não é o pizzaiolo qualquer. Em vez de comandar o forno de uma pizzaria tradicional, optou por seguir um caminho mais arrojado e tornou-se personal pizza chef em Los Angeles.

Na prática, isso significa que há 12 anos o seu dia a dia é atender famosos como a atriz Sandra Bullock e o lutador Anderson Silva.

Ele pula de mansão em mansão pela Califórnia com seus equipamentos para realizar eventos que vão de festas de aniversário a comemorações judaicas. O número de convidados varia bastante: serve de 10 a 600 pessoas.

Em paralelo, Marcus é chef executivo e sócio da Sampa's Gourmet Pizza, localizada em South Bay, no sudoeste do condado de Los Angeles. "É um sonho que sempre tive: abrir uma pizzaria brasileira nos EUA com equipe formada por brasileiros", diz.

Antes de cruzar o hemisfério, Marcus trabalhou em comércios em São Paulo e, aos 22 anos, se mudou para Recife em busca de novas oportunidades e qualidade de vida.

Lá, foi vendedor, operador de telemarketing e supervisor numa empresa de internet, até ser cortado numa demissão em massa. "Dois dias depois, eu já estava providenciando o visto americano. Em seis meses, embarquei para Los Angeles".

Anderson Silva e família com Marcus - Divulgação - Divulgação
Anderson Silva e família com Marcus
Imagem: Divulgação

Ao chegar na Califórnia, Marcus provou a pizza americana e viu uma oportunidade de negócio. "Naquela época, a pizza americana não chegava aos pés do que estávamos fazendo aqui no Brasil. Então, voltei para São Paulo e fiz meu primeiro curso de pizzaiolo".

De volta a Los Angeles, ele começou a treinar fazendo pizza para os amigos. "Um dia não deu mais para segurar. As festas foram ficando cada vez mais populares".

Pouco a pouco, o seu produto, que privilegia ingredientes naturais como a farinha italiana sem conservantes, foi caindo no gosto dos americanos. Além da mordida, outro diferencial, apontado por ele, é o alto astral:

Acredito que nosso jeito brasileiro de ser encanta. Somos muito alegres e atenciosos. Os americanos apreciam muito isso".

Forno itinerante: vai de mansão em mansão - Divulgação - Divulgação
Forno itinerante: vai de mansão em mansão
Imagem: Divulgação

Confira a entrevista que Marcus deu a Nossa:

Quais famosos você atende com mais frequência? Qual tipo de serviço você presta?
Os que atendo mais são o Grammy Winner, Victor Vanacore, o David Boreanaz, ator de "Buff - A Caça Vampiros", Chad Smith, baterista do Red Hot Chili Peppers e os lutadores brasileiros Anderson Silva, Lyoto Machida e Fabricio Werdum. O serviço que presto para todos eles é o de personal pizza chef, onde levo o forno e todos ingredientes das pizzas para comemorar diversos eventos, como aniversários, vitórias de lutas e nascimento de filhos.

Marcus com o DJ Bob Sinclar: eventos de 10 a 600 pessoas - Divulgação - Divulgação
Marcus com o DJ Bob Sinclar: eventos de 10 a 600 pessoas
Imagem: Divulgação

Qual foi o pedido mais inusitado que já recebeu de uma celebridade?
Ao contrário do que pensamos, as celebridades são "gente como a gente" e não fazem pedidos muito inusitados. Eles pedem, basicamente, pizzas italianas e com massa sem glúten porque são mais leves do que a tradicional. Eles estão sempre preocupados em manter a boa forma.

Qual foi a casa que você mais se impressionou?
A maioria dos meus clientes mora em mansões, então acaba sendo rotineiro entrar nessas casas gigantes, que têm tudo o que você pode imaginar, de piscina com areia até campo de golf. Normalmente, eu me atento mais à arquitetura da cozinha. Não saberia falar qual me impressionou mais porque eu moraria na cozinha de muitos dos meus clientes.

Com pizzas artesanais, o paulistano conquistou LA - Divulgação - Divulgação
Com pizzas artesanais, o paulistano conquistou LA
Imagem: Divulgação

Já passou por alguma situação curiosa com alguma celebridade?
Nunca presenciei uma confusão grande. Quando fiz o aniversário da Sandra Bullock, tinha bastante paparazzo em frente à casa dela. Mas, no final, foi tranquilo.

No aniversário de sua esposa, o DJ Bob Sinclair fez, ele mesmo, uma pizza para ela durante nosso evento na casa deles, em Hollywood Hills, área mais nobre de Los Angeles. Ele também fez uma apresentação para homenageá-la.

Tem algo que nós, brasileiros, adoramos e eles não gostam?
Quando comecei a fazer os eventos para celebridades eu só queria servir as pizzas brasileiras. Achava um absurdo ninguém querer nem provar a pizza portuguesa. É uma das minhas favoritas.

Depois, eu entendi que era por causa dos ingredientes. Como eles são muito preocupados com a aparência, vivem contando calorias. A atriz Sandra Bullock, por exemplo, só comeu pizza sem glúten e vegetariana em seu aniversário.

O Chad Smith, baterista da banda californiana de rock, Red Hot Chili Peppers, foge a essa regra. A favorita dele é de frango com catupiry.