Topo

Chef Janaína Rueda é premiada como ícone da América Latina por 50 Best

A chef paulistana: marmitas, merendas e pressão no governo - Divulgação
A chef paulistana: marmitas, merendas e pressão no governo Imagem: Divulgação

De Nossa

20/10/2020 14h07

A premiação Latin America's 50 Best Restaurants, promovida pela revista britânica "Restaurant", divulgou nesta terça (20) a vencedora do prêmio Ícone 2020: a chef paulistana Janaína Rueda. A categoria faz homenagem a agentes da gastronomia que têm impacto positivo e promovem mudanças tanto no próprio setor quanto em suas comunidades.

Chef e sócia, ao lado do marido Jefferson Rueda, do Bar da Dona Onça e d'A Casa do Porco Bar, que figurou no ranking dos 50 melhores do mundo em 2019, Janaína foi escolhida por sua colaboração no projeto de melhoria da merenda escolar e pelo seu envolvimento em campanhas por socorro à indústria da hospitalidade na pandemia.

De 2015 e 2019, Janaína trabalhou como voluntária na criação do "Cozinheiros pela Educação", a convite do Governo do Estado de São Paulo. O projeto, que incluiu aulas com as cozinheiras da rede pública de educação, visava substituir alimentos processados e industrializados nas merendas por opções in natura. A ação foi descontinuada pelo atual governo do estado.

Com o fechamento dos estabelecimentos por conta do covid-19, Janaína reuniu quase mil chefs e colaboradores da indústria da alimentação e da hotelaria para a campanha 'SOS', que pediu apoio financeiro do governo federal e conquistou benefícios importantes para frear o número de demissões no período.

Em paralelo, a cozinheira entregou marmitas feitas em casa para pessoas em situação de vulnerabilidade e ainda fez do Bar da Dona Onça, instalado no Copan, um ponto de coleta e distribuição de produtos essenciais, como alimentos e materiais de limpeza e de higiene.

A nomeação é uma espécie de "esquenta" para a edição 2020 dos 50 melhores restaurantes da América Latina, prevista para acontecer em 3 de dezembro.

Confira o vídeo: