Topo

Pisos decorados: quando o chão é a estrela do ambiente

Olhe para baixo! Cada vez mais em foco, os pisos podem ser o grande destaque da casa - Julia Herman Fotografia
Olhe para baixo! Cada vez mais em foco, os pisos podem ser o grande destaque da casa
Imagem: Julia Herman Fotografia

Claudia Dias

Colaboração para Nossa

19/10/2020 04h00

Na hora de definir o piso da casa, muita gente só tem olhos para uma questão: praticidade. Beleza vem em segundo plano, junto de outros detalhes. A verdade, porém, é que o chão pode se tornar o protagonista do ambiente. Decorado, traz graça e bossa a todos os cômodos.

"Pisos decorados, de uma maneira geral, enriquecem qualquer ambiente", opina a arquiteta Karina Korn. Mas é preciso analisar qual se encaixa melhor em cada projeto, já que há alternativas mais modernas, mais diferentonas, mais minimalistas e por aí vai.

Existem tantas opções no mercado que, confesso, muitas vezes é até difícil escolher a ideal. Vale muito o gosto do morador, o estilo do projeto e a correta especificação do material", pontua.

Segundo a arquiteta, pisos decorados podem ser instalados de maneira homogênea em um espaço, mas também formar "desenhos". Dessa forma, conseguem, inclusive, promover a divisão de ambientes, eliminando a necessidade uma parede ou móvel do tipo biombo.

"É uma separação sutil que fica muito bacana. Então o mecanismo não é apenas decorativo, mas um artifício maravilhoso na função de dividir espaços", defende.

Um detalhe: ao se optar pelo piso decorado, não é obrigatório o restante do cômodo ser mais clean, visando o equilíbrio. Isso porque, de acordo com Karina, a "confusão" de desenhos, cores e formas pode ser, justamente, o ponto de partida para o protagonismo.