Topo

Bicarbonato, folha de louro e baunilha: truques para limpar a sua geladeira

Geladeira aberta Imagem: Getty Images/iStockphoto

Gustavo Frank

De Nossa

15/10/2020 04h00

A geladeira é o grande templo da cozinha e todo bom dono de casa já se perguntou: como devo limpá-la e organizá-la corretamente?

Para um por um fim nas principais dúvidas e criar uma relação mais prática com seu eletrodoméstico, conversamos com Rafa Oliveira, do Organize sem Frescuras (@organizesemfrescuras).

Em primeiro lugar, vamos à limpeza. Os produtos que você precisa ter em mente (e nas mãos) é água e um detergente neutro para deixá-la com o aspecto de nova em seu interior.

"Basta misturar os dois, sendo apenas algumas gotinhas do detergente", conta Rafa a Nossa. "Depois disso, retire o produto e finalize passando álcool 70%. Já na parte externa, utilize apenas pano macio levemente úmido e algumas gotinhas de detergente neutro".

Ela ainda reforça um ponto para evitar que você estrague a superfície externa: "Não utilize álcool se a geladeira for em metal".

Tudo limpo, tudo ok. Agora, para evitar que o eletrodoméstico fique com mal cheiro, a aposta deve ser no bicarbonato de sódio, seu mais novo melhor amigo.

"Depois da limpeza, pode polvilhar um pouco de bicarbonato de sódio. Ele é um ótimo desodorizador de cheiros", aconselha. "Outra dica é limpar o interior da geladeira com frequência, a cada 15 dias pelo menos. E utilize potes com um bom fechamento para que o cheiro do alimento não impregne o interior da geladeira".

Além dele, Rafa cita ainda o uso de um recipiente com um pouco de baunilha ou algumas folhinhas de louro na porta: "É infalível".

Organizar também faz parte da limpeza

Ovos e garrafas de refrigerantes não devem ser colocados na porta da galdeira Imagem: Getty Images/iStockphoto

É importante lembrar que a limpeza não precisa ser uma tarefa dolorosa para se fazer. Desde que a organização dos alimentos seja bem feita, a geladeira só vai precisar de algumas manutenções mais básicas ao longo das semanas.

Para isso, é preciso saber que cada lugar dentro dela é estratégico porque recebe um determinado tipo de temperatura.

"Os ovos, por exemplo, ao contrário do que muitos fazem, não devem ser guardados na porta da geladeira, pois esse lugar sofre frequente mudança de temperatura, e isso acelera seu processo para estragar", comenta.

Para mantê-los frescos por mais tempo, deixe-os em embalagem própria e bem longe da porta, melhor colocá-los na segunda prateleira".

Não é recomendado também guardar panelas no eletrodoméstico, pois ocupam muito espaço e podem ser danificadas pelo frio, assim como outros recipientes de metal.

"Produtos enlatados devem ser transferidos para potes com tampa, pois a lata pode enferrujar por conta da umidade", completa. "Conte com ajuda de produtos organizadores para ficar prática e facilitar na hora da limpeza".

Onde vai cada alimento?

Temperatura em cada ambiente da geladeira é específica para os alimentos Imagem: Getty Images/iStockphoto

E já que citamos as prateleiras, é hora de elencar o que vai em cada uma delas, partindo do pressuposto que sua geladeira tenha 5 delas:

Primeira prateleira

A mais alta deve ser reservada para tudo o que é preciso para o tão querido café da manhã, como sucos, queijos, manteiga e geleia.

"A primeira prateleira é o espaço mais refrigerado da geladeira", conta Rafa. "Se quiser, coloque tudo em uma bandeja de plástico ou acrílico, isso facilita na hora de arrumar a mesa".

Segunda prateleira

Os amantes de doces devem se concentrar nesse compartimento. Como conta a organizadora, é na segunda prateleira que eles recebem a temperatura adequada para não estragarem ou perderem a consistência original.

"Reserve para doces como mousses, gelatina, entre outros alimentos desse tipo", aconselha.

Terceira e quarta prateleira

O famoso resté-de-onté, ou "resto da comida de ontem", tem seu lugar específico também a ser guardado em consequência da temperatura.

"Guarde as sobras de alimentos, acondicionados de preferência em recipientes de vidro e papel filme. Legumes cozidos também ficam nessa prateleira".

Quinta prateleira e porta

Além de expulsar seus ovos da porta, o mesmo caminho deve seguir quem guarda um lugar especial para os refrigerantes na compra do mês.

"Ficam garrafas de refrigerantes: não guarde-os na porta, pois são muito pesados", diz. "A porta é lugar de jarra de água, sucos, pote de requeijão e conservas".

Gavetas

Legumes e carnes devem estar nas suas gavetas, sendo o primeiro deles na inferior e o segundo na superior, próxima ao freezer.

"Os legumes e verduras são colocados na gaveta maior, pois é hermética, isto é, eles ficam mais hidratados. Nas gavetas menores (próximas ao congelador), são acomodados frios e carnes".

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Bicarbonato, folha de louro e baunilha: truques para limpar a sua geladeira - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade