Topo

Efeito de lousa dá charme a qualquer ambiente. Veja dicas de como aplicar

Claudia Dias

Colaboração para Nossa

10/10/2020 04h00

Se você acha que paredes que se parecem com uma lousa escolar são indicadas apenas para quartos de crianças e brinquedotecas, está bem enganado.

O recurso transforma qualquer divisória em uma espécie de quadro de giz e pode ser facilmente adotado, sem muita cerimônia, em vários ambientes da casa.

"O uso do giz já é um velho conhecido desde os tempos da escola e, também, uma maneira ótima de interação.

A limpeza é fácil e temos sempre a versatilidade para passar uma informação desejada", comenta a arquiteta Elaine Gonzalez, da UMM Arquitetura.

Parede com efeito de lousa e desenho a giz emoldura objetos - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Parede com efeito de lousa e desenho a giz emoldura objetos
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Como ela explica, há várias alternativas para criar tal efeito. Uma das mais comuns é a pintura. Existem, no mercado, diversas marcas de tintas específicas para essa finalidade - e com diferentes opções de cores, inclusive.

Elaine observa que tal opção exige alguns cuidados, como a superfície ser inteiramente lisa. Também é necessária a adoção de duas a três demãos, que exigem no mínimo cinco horas de secagem.

Sem pintar

Quem não quer recorrer à tinta pode investir em adesivo vinílico. "É possível encomendá-lo sob medida, em uma gráfica, ou comprá-lo prontinho, em rolos de aproximadamente 50 cm de largura", explica a arquiteta.

Essa opção pode ser adotada tanto em paredes como no revestimento de eletrodomésticos. A única recomendação da profissional é atentar para a junção das emendas, evitando que não sejam encaixadas incorretamente.

Parede com efeito de lousa pode ser um canto de recados - ou da criatividade dos moradores - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Parede com efeito de lousa pode ser um canto de recados - ou da criatividade dos moradores
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Há, ainda, a alternativa do laminado, bastante resistente a impactos, abrasão e calor, além de ser de fácil limpeza. "Você já encontra com essa finalidade. A marca Fórmica, por exemplo, com a descrição lousa, é própria para uso de quadros de giz", comenta Elaine.

Tal revestimento pode ser aplicado em diferentes áreas, como: parede, chapa metálica, MDF e gesso acartonado (drywall). Para limpar, basta uma esponja macia, com detergente neutro, seguido por um pano úmido e pronto.