Topo

O trivial pãozinho do café da manhã vira obra de arte nas mãos de japonesa

Arte na torrada - Reprodução Instagram
Arte na torrada Imagem: Reprodução Instagram

De Nossa

09/10/2020 10h21

Parece que a "pãodemia" chegou até o Japão e ainda num nível acima. Nas mãos da artista japonesa Manami Sasaki, as fatias de pão de forma viraram tela de pintura e os alimentos, aquarela.

O trabalho, que vai de recriações de pintura da era Edo a homenagens a Picasso e Mondrian, começou por um sentimento comum na pandemia: tédio. "Eu gastava uma hora e meia indo para trabalhar. Em casa, acabava acordando tarde e com preguiça", disse Manami à Vogue.

Queria acordar cedo e criar uma rotina matinal que me excitasse. Foi quando comecei a fazer arte na torrada do meu café da manhã."

A brincadeira fez Manami ganhar projeção e ainda difundir a cultura do seu país. "A maioria dos assuntos que pintei vem da cultura japonesa. Como 80% dos meus seguidores no Instagram são internacionais, estou motivada para apresentar a cultura e os artistas japoneses para eles. Para isso, uso pão e texto [na legenda do Instagram]."

Por trás de cada postagem, há um trabalho de três horas. Primeiro, pensa o que quer fazer e, na sequência, compra os ingredientes necessários no mercado. Como o pão é submetido ao calor para virar torrada, Manami precisa pensar ainda em como cada item colocado se transforma.

Confira imagens das torradas: