Topo

Guarda-roupas fora do comum transformam ambientes e inovam na organização

Armário de projeto do Studio Carlito e Renata Pascucci - Mônica Nunes
Armário de projeto do Studio Carlito e Renata Pascucci Imagem: Mônica Nunes

Claudia Dias

Colaboração para Nossa

03/10/2020 04h00

Das duas, uma: ou você escolhe um guarda-roupa prontinho na loja, que só precisa ser montado em casa, ou opta por um móvel feito sob medida, exclusivamente para seu cantinho. Para a turma do segundo grupo, principalmente, as possibilidades são infinitas, permitindo inclusive a criação de peças incomuns, mas igualmente bem úteis e práticas.

Tal proposta não tem a ver apenas com a decoração, como apontam das arquitetas Ieda e Carina Korman, da Korman Arquitetos. "Os guarda-roupas inusitados também podem ser alternativa para utilizar melhor o espaço existente ou mesmo como opção para ter um custo mais em conta", comenta Ieda.

Carina acrescenta que existem diversos materiais que podem ser utilizados para a construção de armários diferentes. Mas é importante pensar em possibilidades resistentes a peso. De resto, é usar a criatividade.

Caixas e cestos são bacanas para guardar roupas dobradas e pequenas, enquanto cortinas de tecido e ou palha podem servir como portas", ilustra.

Um dos estilos preferidos da turma da personalização é o guarda-roupa aberto. Nesse caso, há um cuidado extra, na opinião das profissionais: quando não há portas, é preciso deixá-los organizados em tempo integral, já que a bagunça fica exposta. "E quando houver muita poeira no ambiente, é bom ter algum tipo de fechamento como alternativa", sugere Carina.

Para você se inspirar, apresentamos diferentes ideias de guarda-roupas nada básicos

Dois em um

Armário do projeto do Andrade & Mello - Luis Gomes - Luis Gomes
Guarda-roupa do projeto do Andrade & Mello
Imagem: Luis Gomes

Um móvel que atende a dois cômodos: essa foi a solução encontrada pelos arquitetos Renato Andrade e Erika Mello, do escritório Andrade & Mello Arquitetura, para o apê muito funcional.

No lado da sala de estar, a estrutura funciona como estante, recebendo peças decorativas. No dormitório ao lado, faz as vezes de guarda-roupa. A peça customizada intercala nichos vazados e cheios, permitindo que a moradora acomode itens pessoais de maneira prática e moderna.

Mobilidade

Armários do projeto do Bela Lopes Arquitetura  - Divulgação - Divulgação
Guarda-roupa do projeto do Bela Lopes Arquitetura 
Imagem: Divulgação

Em um apartamento de veraneio, a praticidade pesa muito na decoração. Foi seguindo essa linha que a arquiteta Isabela Lopes, da Bela Lopes Arquitetura projetou os guarda-roupas abertos do imóvel.

A maior parte das roupas ficam penduradas, evitando eventual mofo e umidade. As portas do armário superior abrigam itens de cama, enquanto as gavetas, na área inferior, acomodam peças mais delicadas.

Detalhe para os rodízios, que permitem o deslocamento da parte de baixo, facilitando a limpeza.

Móvel camuflado

Armário de projeto do Studio ArquitetURAS - Guilherme Pucci - Guilherme Pucci
Guarda-roupa de projeto do Studio ArquitetURAS
Imagem: Guilherme Pucci

O conceito do guarda-roupa assinado pelas arquitetas Luciana Uras e Evelyne Grande, do Studio ArquitetURAS, era integrar o dormitório com a área de TV, com o móvel fazendo parte dos dois ambientes. A saída foi pintá-lo de duas cores: verde, acompanhando a cabeceira da cama no quarto, e branco, se conectando com as paredes dos cômodos.

A caixa de madeira, na quina do guarda-roupa, por sua vez, foi projetada como espaço para apoio, um lugar onde o dono do quarto pode deixar itens do dia a dia.

Armário de projeto do Studio Carlito e Renata Pascucci - Mônica Nunes - Mônica Nunes
Armário de projeto do Studio Carlito e Renata Pascucci
Imagem: Mônica Nunes

Tetris na parede

O antigo guarda-roupa que dividia quarto e sala foi removido, dando espaço para o móvel criado pelos sócios do Studio Carlito e Renata Pascucci. A peça segue o conceito modular, com montagem e encaixe conforme as necessidades.

A estrutura é de feijó com palhinha. Além da questão estética, o Tetris, como foi batizado, garante maior circulação de ar.

Tudo aberto

Superestante de projeto do Antônio Armando Araújo Arquitetura - Evelyn Müller - Evelyn Müller
Superestante de projeto do Antônio Armando Araújo Arquitetura
Imagem: Evelyn Müller

Na kitnet de apenas 24 m², tudo precisou ser muito bem pensado, trabalho que coube ao escritório Antonio Armando de Araújo Arquitetura.

Toda a estrutura gira em torno de uma superestante, que cobre toda a parede, integrando os ambientes. No canto reservado ao descanso, o móvel, cuja estrutura é inclinada, foi customizado para acomodar roupas em cabideiros basculantes. As peças também podem ser dispostas nas prateleiras.

Veja o projeto completo na seção Microespaços.

Esconde-esconde

Guarda-roupa projetado pelo MNBR arquitetos - Daniel Lee - Daniel Lee
Guarda-roupa projetado pelo MNBR arquitetos
Imagem: Daniel Lee

O guarda-roupa criado pelo escritório MNBR arquitetos, na verdade, é um generoso armário embutido, criado a partir do deslocamento da parede que faz divisa com a cozinha.

A marcenaria é simples, com madeira pinus e portas ripadas, mas cria um efeito agradável e discreto. No interior, há fitas de LED para garantir melhor iluminação.

Guarda-roupas projetado pelo Korman Arquitetura - Gui Morelli - Gui Morelli
Guarda-roupas projetado pelo Korman Arquitetura
Imagem: Gui Morelli

Estrutura despojada

Os donos da casa de veraneio em Ilhéus, na Bahia, queriam um clima mais descontraído para os armários. Coube à equipe do escritório Korman Arquitetos criar um guarda-roupa sem portas fixas, com colunas de drywall e prateleiras de madeira, onde são acomodadas caixas organizadoras de material natural.

Presas na parte superior quando conveniente, persianas rolôs deixam tudo à mostra, garantindo o estilo rústico do móvel.

Espaço youtuber

Conceito de arara aberta virou o "guarda-roupa" no projeto do IM Arch Design - Divulgação - Divulgação
Conceito de arara aberta virou o "guarda-roupa" no projeto do IM Arch Design
Imagem: Divulgação

O quarto de gravações e fotos de uma youtuber precisava de móveis para acomodar roupas, desde que não afetassem a proposta clean do ambiente.

A ideia da arquiteta e designer Isabella Magliarelli, do IM Arch Design, foi adotar o conceito de arara aberta, que remetesse à exposição em lojas.

Os suportes dos cabideiros, feitos com canos de cobre e corda naval, foram instalados em trilhos de cortina e podem deslizar, alterando o cenário. Na parte inferior, há um móvel largo com rodinhas e duas gavetas, servindo para acomodar itens inclusive sobre o grande tampo.