Topo

Nápoles, Dahab e mais: onde pratos que bombaram na pandemia são sucesso

Tamanho individual: autêntica de Nápoles - Getty Images
Tamanho individual: autêntica de Nápoles Imagem: Getty Images

De Nossa

02/10/2020 10h17

Sem poder turistar por outros países, o jeitinho que o brasileiro deu para viajar na quarentena foi indo para cozinha.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Booking no fim de 2019, 79% dos viajantes são motivados a viajar para um novo destino levando em consideração as comidas que vão provar.

O resultado alto faz ainda mais sentido ao pensarmos que garfadas em pratos típicos são uma forma de viver a cultura do outro e entender um tanto mais sobre a região em questão.

Na pandemia, o tempo a mais dentro de casa fez muita gente buscar, por coincidência, as mesmas receitas. Alguns quitutes e guloseimas acabaram viralizando nas redes sociais.

Confira algumas das receitas que bombaram e os destinos certos para prová-las quando pudermos circular novamente entre fronteiras.

Banana bread, Los Angeles (EUA)

Banana bread: no Instagram das celebridades e na casa dos brasileiros - Getty Images/Westend61 - Getty Images/Westend61
Banana bread: no Instagram das celebridades e na casa dos brasileiros
Imagem: Getty Images/Westend61

O pão de banana fez até celebridades como a modelo Chrissy Teigen e atriz Lucy Hale irem para a cozinha. Em Los Angeles, a cidade dos famosos, a pedida é encontrada na maior parte das confeitarias.

Além de uma gastronomia internacional, com opções que vão de culinária mexicana a casas veganas, LA tem diversas atrações com temática musical e praias lindas. Agitada, a cidade possui alguns dos pontos turísticos mais emblemáticos do mundo, como a placa de 'HOLLYWOOD'.

Outra vantagem é que fica pertinho de Beverly Hills, onde não raro é possível tietar alguns dos atores mais conhecidos do mundo.

Pão de fermentação natural, Dahab (Egito)

Pão de levain: fermentação natural exige tempo e calma - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Pão de levain: fermentação natural exige tempo e calma
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Mais do que uma forma de ocupar e divertir a família, fazer pão tem um poder terapêutico, quase calmante. Afinal, é preciso boas horas para deixar a massa descansar e crescer.

Registros apontam que a primeira civilização a usar fermentação natural, também conhecida como levain, foi a do Egito antigo, por volta de 1500 a.C.

Se você é fascinado por história e gosta de se reconectar com a ancestralidade, a cidade de Dahab é um paraíso para os sentidos. Além de contar com opções internacionais, há inúmeros locais que se dedicam ao preparo de pratos típicos.

Por conta do Mar Vermelho, os frutos do mar frescos são parte importante da culinária local. De quebra, ainda dá para conferir de perto as praias de areia branca com um impressionante mar azul-turquesa.

Café dalgona, Seogwipo (Coreia do Sul)

Dalgona: da Coreia do Sul para o mundo pela internet - Getty Images/EyeEm - Getty Images/EyeEm
Dalgona: da Coreia do Sul para o mundo pela internet
Imagem: Getty Images/EyeEm

A receita que impressiona pela cremosidade é composta de café instantâneo, açúcar e água quente. A mistura é batida até se obter a textura desejada e finalizada com leite, quente ou frio.

A modinha surgiu na Coreia do Sul, país onde o café é levado a sério mesmo não possuindo produção do grão. Em Jeju Island, a maior ilha da Coreia, há cafeterias charmosas que valem a visita, especialmente à cidade de Seogwipo.

A costa vulcânica cheia de paisagens incríveis são um bônus para fazer bombar as redes sociais sem ficar só no café dalgona.

Bolo de chocolate e tahine, Tessalônica (Grécia)

Tahine e chocolate: sucesso na pandemia - Getty Images - Getty Images
Tahine e chocolate: sucesso na pandemia
Imagem: Getty Images

Sem farinha, esse bolo faz sucesso entre quem tem intolerância ao glúten ou prefere não ingerir o composto de proteínas. Outro motivo do sucesso está na composição: não precisa de nada muito rebuscado, além de tahine, é claro.

A cidade grega chamada Tessalônica é o destino certo para provar o bolo. É lá que estão algumas das mais famosas padarias do país, que também servem outras especialidades de lá, como a trigona panoramatos (uma massa folhada triangular recheada de creme).

Localizada numa área portuária no Norte da Grécia, a cidade é admirada por sua culinária variada e exótica. É ainda a porta de entrada de outros belos destinos, como a península de Halkidiki e as ilhas de Thassos e Limnos. Ou seja, vale incluir no roteiro.

Pizza, Nápoles (Itália)

Pizza margherita: para se deliciar em Nápoles - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Pizza margherita: para se deliciar em Nápoles
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Pizza já faz o coração bater mais forte quando é comprada pronta. Ao fazer em casa, então... Na Itália, cada família tem sempre uma receita para chamar de sua.

Para quem apreciar a cultura por trás da comida, uma viagem à Nápoles é quase obrigação. O lugar não é significativo apenas para contar a história da pizza, como também para entender a evolução do mundo com palácios, castelos, mosteiros, ruínas e arte. É imperdível.

Fonte: Booking.

Tradutor: Nápoles, Los Angeles e Dahab: os destinos por trás de pratos que bombaram na pandemia