Topo

Poke em casa: receitas para experimentar este prato fresquinho

Refrescantes e fáceis de fazer, os pokes havaianos viraram febre no Brasil Imagem: Getty Images/iStockphoto

Claudia Dias

Colaboração para Nossa

27/09/2020 04h00

Para quem gosta de experimentar comidinhas diferentes, o poke tem lugar certo no cardápio. Importado do Havaí, o prato da vez é típico do estado americano e conquistou o paladar brasileiro com a combinação de diferentes sabores e texturas. O melhor de tudo: é fácil de ser feito em casa.

"Poke é uma palavra havaiana que significa cortar, fatiar. Nasceu como prato caseiro, feito à base de atum ahi, peixe bem comum no arquipélago. Por lá, os pratos mais comuns são o resultado de uma mistura de tradições de diversos lugares, como a Ásia, mais especificamente o Japão. Por isso o uso de peixe cru, shoyu e arroz", comenta o chef Pablo Muniz, do Let's Poke.

Tradicional ou moderninho

Ao estilo havaiano ou bem brasileirinho, poke tem versões para todos os gostos Imagem: iStock

De acordo com ele, existem basicamente dois tipos de poke. O tradicional é uma receita mais simples que leva, basicamente, arroz japonês e peixe marinado temperado. "A combinação pode parecer sem graça, mas é muito saborosa", garante Pablo.

Há, também, uma variação mais moderninha, que acompanha diversos ingredientes. É justamente essa combinação que se popularizou no Brasil, ou seja, com vários itens extras, como frutas, verduras, castanhas, algas e chips.

Entretanto, o formato clássico da iguaria costuma incluir peixe, arroz japonês (gohan), molho à base de shoyu, fruta, legumes e algum ingrediente com textura crocante, que pode ser um chips, castanhas ou mesmo algas.

Entre os peixes, o salmão se destaca, mas o poke também pode ser preparado com atum fresco ou espécies de peixe branco, como robalo e tilápia.

Com carne ou sem? Imagem: Getty Images/iStockphoto

Frutos do mar também são bem-vindos: camarão, polvo e lula são opções que combinam bastante. E para a turma que não consome carne, há ainda as opções vegetarianas.

A seguir, ensinamos seis diferentes versões de poke para você preparar em casa.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Poke em casa: receitas para experimentar este prato fresquinho - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade