Topo

Tônica só com gim? Que nada. Ela também combina com uísque, vinho e rum

Versões artesanais e especias de tônica harmonizam melhor com mais tipos de bebida: vale inovar nos drinques - Getty Images
Versões artesanais e especias de tônica harmonizam melhor com mais tipos de bebida: vale inovar nos drinques
Imagem: Getty Images

Pedro Marques

Colaboração para Nossa

18/09/2020 04h00

Água tônica remete, quase que automaticamente, a gim — e há uma boa explicação para isso. A combinação surgiu no século 19 quando marinheiros ingleses a serviço na Índia começaram a misturar água com gás com quinino, remédio usado para combater a malária, então um grave problema de saúde no país tropical.

Acontece que o quinino é muito amargo e precisava ser usado em grandes quantidades para fazer efeito. Para disfarçar o sabor, os marinheiros então juntaram suco de limão, açúcar e, por que não?, um tanto de gim, para dar um grau no remédio.

Com o tempo, tônica e gim deixaram de ser usados como remédio e, como bem se sabe, se tornaram um popular drinque ao redor do mundo, daí a associação automática entre os dois. Mas não é a única combinação possível.

gim tônica - Getty Images - Getty Images
A água tônica virou quase "prisioneira" do gim, mas saiba que você por libertá-la em outros drinques
Imagem: Getty Images

Pelo contrário. Vale a pena deixar o gim de lado de vez em quando e experimentar outras drinques com tônica. A qualidade das tônicas melhorou e hoje está mais fácil encontrar marcas artesanais e/ou importadas nos supermercados. São produtos menos doces e que não escondem tanto o sabor das bebidas alcoólicas.

"O diferencial da nossa é que usamos especiarias e botânicos que harmonizam mais com coquetéis", explica Claudia Schumacher, proprietária da marca Alca Drinks, de Porto Alegre (RS), que produz drinques engarrafados e tônicas especiais.

agua tonica - Getty Images - Getty Images
Tônicas especiais são menos doces e não escondem tanto o sabor das bebidas alcoólicas.
Imagem: Getty Images

Com isso, também fica mais fácil conhecer outras bebidas antes de usá-las em coquetéis diferentes, além de abrir o leque de possibilidades. Vai que acabou o gim em casa.

Uma variação clássica é com uísque, conta Schumacher. Mas pode experimentar com outros destilados, vermutes e até com vinho do Porto branco, uma combinação bastante popular em Portugal.

Independentemente da bebida escolhida, os drinques feitos com tônica costumam ser fáceis de fazer, refrescantes e menos potentes.

Não há muito segredo para aproveitar melhor a tônica em outros coquetéis, basta seguir algumas dicas: gele bem as bebidas que serão usadas, use copos ou taças e misture-as delicadamente com uma colher longa, para não perder as borbulhas.

Rodelas de frutas cítricas costumam ser acrescentadas para finalizar os drinques. A seguir, cinco receitas de coquetéis com tônica — mas sem gim.

Uísque Tônica

uísque tônica - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação
Ingredientes

- 50ml de uísque
- Quanto baste de gelo
- Quanto baste de água tônica
- 1/2 rodela de Laranja

Preparo

Encha um copo longo com gelo, adicione o uísque e complete com água tônica. Adicione a rodela de laranja e sirva.

Boulevardier Tônica

boulevardier tonica - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação
Ingredientes

- 45 ml de bourbon
- 30 ml de Aperol
- Suco de 1/2 laranja
- Quanto baste de água tônica
- Quanto baste de gelo
- 1 tira de casca de laranja

Preparo

Encha um copo longo com gelo, coloque o bourbon, o Aperol e o suco de laranja. Mexa com uma colher longa e complete o copo com água tônica. Decore com a casca de laranja e sirva.

Portônica

portonic - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação
Ingredientes

- 50 ml de vinho do Porto branco
- Quanto baste de água tônica
- Quanto baste de gelo
- 1 ou 2 rodelas de laranja ou limão ou limão-siciliano

Preparo

Encha uma taça com gelo, acrescente o vinho do Porto, a rodela do cítrico e complete com água tônica. Mexa delicadamente com uma colher bailarina e sirva.

Rum Tônica

Ingredientes

rum tonica - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images
- 50 ml de rum branco
- Quanto baste de água tônica
- Quanto baste de gelo
- Gotas de Angostura
- 1 rodela de limão

Preparo

Encha um copo (preferencialmente longo) com gelo, coloque o rum e o vermute o complete com água tônica e mexa delicadamente com uma colher longa. Acrescente algumas gotas de Angostura, decore com a rodela de limão e sirva.

Pink Tonic

Ingredientes

- 100 ml de vermute tinto
- 1 fatia de limão
- Quanto baste de água tônica
- Quanto baste de gelo

Preparo

Encha uma taça com gelo, adicione o vermute, a fatia de limão e complete com água tônica. Mexa delicadamente com uma colher longa e sirva.