Topo

O lar de Verônica revela seus experimentos e aventuras pela decoração

Imagem: Arquivo Pessoal

Carol Scolforo

Colaboração para Nossa

17/09/2020 04h00

Quando Verônica era criança, vivia com os olhos brilhando na loja de seus avós: cresceu vendo gente comprar carpetes, cortinas e papeis de parede para suas casas e sempre alimentou a vontade de fazer o mesmo quando tivesse seu apê.

Ela cresceu, tornou-se designer gráfica e diagramava uma revista impressa sobre o tema até um tempo atrás. Casou-se com Tiago e, há cinco anos, conquistaram este apartamento.

Até que... chegou a hora tão esperada: colocar a personalidade deles no lar de 87 m². Uma aventura que tem acontecido com as próprias mãos em muitas coisas. "Eu só não assentei o piso, porque de resto, fiz tudo", ri.

Sala de estar de Verônica Imagem: Arquivo Pessoal
Plantas e toque rústico compõem decoração Imagem: Arquivo Pessoal

Por "tudo", entenda as paredes revestidas de cimento queimado rosa, o desenho dos móveis da cozinha, guiado pelo sogro, e muitas peripécias mais. É um apê que vive em movimento. "Foi como conseguimos economizar", diz ela. Depois de muito trabalho com os armários, o casal resolveu pagar pelo guarda-roupa do quarto.

De um problema, uma solução linda

Nem sempre Verônica foi assim, destemida e ousada nos "faça você mesmo" da vida. "Tive muito medo no começo e não sabia o que fazer. Esperamos entrar aqui para comprar várias coisas e fomos decorando de acordo com o que sentíamos."

Eis que surgiu o grande perrengue: na sala, o ponto de energia ficou longe da TV. Seria preciso investir em um painel, mas ela se recusava.

"Procurando referências, veio a ideia de fazer uma estante de tubos, com um varão dourado de cortina. De um problema, ficou a coisa mais linda do apartamento. Hoje é um orgulho e fico feliz vendo."

Acredito muito no slow decor. A casa muda e vamos aprendendo muito com isso"

Mil referências

Verônica garimpa inspirações de decoração na internet para explorar a criatividade Imagem: Arquivo Pessoal

Verônica — como todos nós — ama ver referências na internet e sempre olhava para o minimalismo com um brilho especial, mas aprendeu: "A casa tem que contar quem é você. Tudo aqui tem um porquê e fala sobre nós. Por isso, algumas referências apenas inspiram, mas não são colocadas em prática", diz.

Ela já até sabe os passos a cada novo experimento com a casa: "Antes vem a ansiedade, depois o desespero, a dúvida se vai ficar bonito, o 'ai, meu Deus, não acaba nunca' e, no final, a gente fica muito feliz. Quando pintei um portal azul na parede, eu percebi o quanto uma coisa simples muda sua vida."

Dicas da Verônica para decorar sem gastar demais

Verônica compartilha seu guia para uma decoração estilosa e barata Imagem: Arquivo Pessoal
  • Saiba o que você precisa e acompanhe o preço. "Amo Black Friday e elas servem pra comprar o que queremos. Vale a pena esperar."
  • Planeje-se, se você quer economizar. Espere o melhor momento e compre em temporada de liquidação.
  • Verônica diz que as pessoas se subestimam demais e deveriam confiar em seu potencial para colocar a mão na massa. "Guarde o dinheiro para compras e economize fazendo as coisas simples você mesmo."
  • Conheça seu estilo e adquira apenas o que se encaixa nele. "Assim você faz compras mais conscientes."
  • Apostar em uma paleta de cores é ótimo. Assim há mais chances de elas combinarem entre si. Pense sempre nas tonalidades e temperaturas das cores e fuja do óbvio. "Saiba combinar um tom com outro que tenha a mesma saturação. Assim você sai do comum e continua com harmonia."
  • "Costumo pegar um objeto e ver mais utilidades para ele. De um varão de cortina fiz uma luminária e uma estante para esconder fios. Assim a gente economiza e tem uma atitude sustentável."

@s que me inspiram

@homesweetoffice

Raquel é aquela pessoa autêntica, que conhece muito de si, maravilhosa. E ela expressa isso de maneira belíssima. Autenticidade é algo muito importante pra mim.

#apartmenttherapy

Sigo porque vou conhecendo os perfis diferentes para me inspirar. Acho legal beber em novas fontes, muito importante variar o repertório visual.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

O lar de Verônica revela seus experimentos e aventuras pela decoração - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade