Topo

18 lugares onde você pode garantir carimbos inusitados no seu passaporte

Bárbara Ligero

Colaboração para Nossa

13/09/2020 04h00

Para um viajante, os carimbos no passaporte são mais do que uma simples autorização de entrada a um país. As estampas no caderninho servem como uma forma de recordação dos lugares por onde já se passou — e ter vários deles é motivo de orgulho para muita gente.

O que poucos sabem é que, além dos carimbos concedidos pelas autoridades fronteiriças, existem os carimbos turísticos, disponíveis em certas atrações e localidades especiais ao redor do mundo.

Reunimos 18 deles neste álbum abaixo, dos carimbos para marcar a visita no "Fim do Mundo" e na Ilha de Páscoa aos de micronações que se declararam independentes. Clique e veja quais são e as curiosidades de cada um:

Na teoria, o passaporte é um documento oficial que não deveria receber marcações informais. Na prática, as autoridades costumam fazer vista grossa para esses registros "extras".

No site oficial do Ministério da Justiça e Segurança Pública, a Polícia Federal afirma que não garante o embarque de passageiros com passaportes que estiverem "rasurados ou danificados", mas não há nenhuma especificação sobre os carimbos turísticos. Para não confundir as autoridades aeroportuárias, é recomendável deixá-los para um passaporte já vencido.