Topo

Mesas para home office com personalidade: não é difícil criar a sua em casa

Planejada, fixa na parede ou reaproveitando móveis: várias opções para criar sua mesa de trabalho - Getty Images
Planejada, fixa na parede ou reaproveitando móveis: várias opções para criar sua mesa de trabalho Imagem: Getty Images

Claudia Dias

Colaboração para Nossa

11/09/2020 13h13

Mais de quatro meses depois de aderir ao home office, quem ainda não adaptou um cantinho especial para acomodar a estação de trabalho pode bancar o especialista e customizar a própria bancada.

Nada contra as peças compradas prontas, é claro, mas é possível trazer mais graça e garantir um toque extra de personalidade ao espaço, investindo numa mesa diferentona para o computador.

Para a turma que ainda está se ajeitando na sala de jantar ou em algum espaço inapropriado da casa, a dica de Andressa Bassinelli, arquiteta da A.Yoshii, em Curitiba, é apostar no "faça você mesmo" — do inglês Do It Yourself (DIY) — e criar móveis personalizados e lindos.

Há muitas alternativas, inclusive mesas que combinam cavaletes com tampos variados. "Fáceis de montar, sofisticadas e modernas, elas ganham destaque na decoração, além da utilidade que apresentam", opina.

Como Andressa lembra, pode-se criar uma mesa única com simples cavaletes de madeira ou de ferro, facilmente encontrados em lojas de materiais de construção. Em ambos os casos, as bases também podem ser coloridas com tintas.

Mesa home office - Divulgação - Divulgação
De madeira ou de ferro, os cavaletes combinam com diferentes tipos de tampo. No projeto da A.Yoshii, o vidro foi escolhido para cobertura
Imagem: Divulgação

Já em relação aos tampos, há várias alternativas: vidro, alumínio, madeira de demolição, MDF, porta inutilizada e customizada com marcenaria ou partes de móveis de antiquário. "Todos ornam bem com o cavalete e deixam o ambiente descolado e moderno, ao mesmo tempo", afirma.

Um único porém: "É preciso analisar a altura adequada dos cavaletes para ter ergonomia e evitar problemas na coluna", lembra a arquiteta. A saber, a altura da mesa indicada deve garantir que os ombros não fiquem elevados na hora de usar o teclado ou mouse.

Mesa-estante

Mesa home office - Luis Gomes - Luis Gomes
Duas tábuas de pinus, uma parede estilosa e, voilà, nasce o canto do home office, como no projeto da arquiteta Luciana Uras
Imagem: Luis Gomes

Boas ideias não precisam, obrigatoriamente, de grandes intervenções. No home office integrado aos ambientes sociais de uma casa de praia, a arquiteta Luciana Uras, do Studio ArquitetUras, usou apenas duas tábuas de madeira pinus — uma de 50 cm de profundidade e 4 cm de espessura (para a bancada) e outra com 20 cm de profundidade e 3 cm de espessura (como prateleira).

As duas peças foram embutidas com suportes de ferro — necessários para sustentar o peso — na parede de azulejos decorados 15 x 15 cm. "Outra solução para instalação dessas tábuas é usar mão-francesa metálica. Além de ser superfácil de instalar, custa bem baratinho e é encontrada em qualquer loja de material de construção", observa a arquiteta.

Bancada suspensa

Mesa home office - Maura Mello - Maura Mello
No quarto office, a mesa suspensa economiza espaço e traz leveza ao cômodo. O projeto é das arquitetas Danielle Dantas e Paula Passos
Imagem: Maura Mello

Alternativa parecida adotaram as arquitetas Danielle Dantas e Paula Passos, do escritório Dantas Passos Arquitetura, neste "quarto office". No canto iluminado, próximo da ampla janela, elas projetaram uma mesa suspensa feita de laca, que é compartilhada pelos moradores para o trabalho em casa.

A mesa, leve e muito delicada, foi fixada na parede, mas tem apoio em um dos lados. A bancada é de madeira laqueada em branco e conta com duas gavetas bem disfarçadas.

Móveis adaptados

Mesa home office - Luis Gomes - Luis Gomes
Basta um empurrão para o buffet dar lugar à estação de trabalho, ideia dos arquitetos Renato Andrade e Erika Mello
Imagem: Luis Gomes

Peças multifuncionais também são mais que bem-vindas. No apartamento projetado pelos arquitetos Renato Andrade e Erika Mello, do escritório Andrade & Mello Arquitetura, o que parece ser apenas um buffet com tampo de vidro, logo na entrada da casa, na verdade se converte em mesa de trabalho.

"Pensando na versatilidade, o buffet foi executado com tampo de vidro, rodinhas e marcenaria. Basta um simples empurrão para se transformar em uma estação de trabalho e estudo", diz Renato.

Tudo planejado

Mesa home office - Luis Gomes - Luis Gomes
A arquiteta Pati Cillo criou uma mesa que se integra ao apoio lateral da cama, otimizando o espaço no quarto
Imagem: Luis Gomes

Os móveis planejados são uma sacada e tanto para otimizar espaços, como também fez a arquiteta Pati Cillo. Por causa da metragem limitada entre cama e parede, ela idealizou uma mesa que se integra ao pequeno móvel de apoio lateral, aproveitando melhor a área compacta do quarto de casal.

A mesa é feita de vidro e foi desenhada para ser encaixada no móvel baixo, podendo, ainda, ser usada como penteadeira. Por ser incolor, traz leveza ao ambiente. "O que mais gosto nessa opção é que fica clean, é prático e rápido para executar", opina Pati Cillo.

Clean e funcional

Mesa home office - Guilherme Pucci - Guilherme Pucci
O gaveteiro com rodízios delimita o espaço da mesa de trabalho conjunta, no projeto da arquiteta Julia Guadix
Imagem: Guilherme Pucci

Às vezes, basta um móvel complementar para que o cenário fique redondinho. Neste home office idealizado pela arquiteta Julia Guadix, da Liv'n Arquitetura, a mesa nada mais é que um tampão amplo de madeira fixado na parede, em tamanho suficiente para receber duas pessoas trabalhando ao mesmo tempo.

Para delimitar o espaço dos dois usuários, a profissional adotou um gaveteiro azul, com rodízios de cor vibrante, que contrasta com a delicadeza dos tons das demais peças. "Organiza os documentos e, também, é o ponto de cor do ambiente", comenta.

Quer mais inspiração? Temos!

A seguir, você confere mais uma seleção de mesas interessantes e cheias de estilo, garimpadas no Pinterest: