Topo

Sutiã de metal: será que essa moda pega? Gaga e Beyoncé já aderiram

Depois de Lady Gaga aparecer no VMA 2020 com o acessório, "armaduras" e lingeries que exploram o uso do material trazem o performático e o fetichismo para a moda - Reprodução/Instagram
Depois de Lady Gaga aparecer no VMA 2020 com o acessório, "armaduras" e lingeries que exploram o uso do material trazem o performático e o fetichismo para a moda
Imagem: Reprodução/Instagram

Gustavo Frank

De Nossa

04/09/2020 04h00

Os red carpets estão voltando aos poucos, como vimos no VMA e, mais recentemente, no Festival de Veneza. Na premiação musical da MTV, Lady Gaga foi um dos destaques da noite: o retorno do visual extravagante pelo qual a conhecemos e cinco troca de looks.

O último deles trouxe um acessório não muito comum: um sutiã de metal. A peça foi feita pelo artista Manuel Albarran e vestida em cima do body da Valentino usado pela artista.

Acessório performático

Manuel é especialista em criar peças (ou "armaduras") de metal para o corpo, esculpindo o material em formatos para todo o corpo: capacetes, sutiãs, óculos, chokers, entre outras invenções.

Entre os seus trabalhos mais reconhecidos estão campanhas para Givenchy e Lavazza e a criação de figurinos para filmes e videoclipes protagonizados por estrelas como Angelina Jolie, Beyoncé, Madonna.

O uso dessas peças criadas por Manuel não é feito para o uso do dia a dia, pertencendo ao universo performático. No entanto, ele não é o único a apresentar peças de metal como sutiãs.

Lingerie high fashion

Outra designer que apresenta esse conceito é Yeha Leung. Queridinha de Rihanna, FKA Twigs e Megan Thee Stallion, a artista levou a moda fetichista a um novo patamar, criando lingeries que exploram o couro e o metal com estilo high fashion.

Enquanto o artista responsável pelo visual de Gaga é feito para o palco, os de Yeha já abraçam o cotidiano e a intimidade. Para isso, o metal é aliado a outros materiais para que seja confortável, criando o visual inspirado no universo do BDSM, como fivela de cintos.

Sutiã de Yeha Leung - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Sutiã de Yeha Leung
Imagem: Reprodução/Instagram
Sutiã de Yeha Leung - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Sutiã de Yeha Leung
Imagem: Reprodução/Instagram

Na passarela

No desfile em que Jean Paul Gaultier se despediu das passarelas, os sutiãs de metal ganharam espaço com modelos internacionais tais como Gigi Hadid e Laís Ribeiro.

Gigi Hadid no desfile da coleção primavera 2020 da Jean Paul Gaultier - Getty Images - Getty Images
Gigi Hadid no desfile da coleção primavera 2020 da Jean Paul Gaultier
Imagem: Getty Images
Lais Ribeiro no desfile da coleção primavera 2020 da Jean Paul Gaultier - Getty Images - Getty Images
Lais Ribeiro no desfile da coleção primavera 2020 da Jean Paul Gaultier
Imagem: Getty Images

Na coleção de primavera 2020, que trouxe as peças, o estilista francês fez o seu último desfile de alta-costura depois de 50 anos de carreira.

Fora da alta-costura, a grife também investe na lingerie de metal. O modelo Jean Paul Gaultier Enamel & Metal Bra é um deles. Sucesso de vendas e esgotado, o acessório custava R$ 6 mil.

Jean Paul Gaultier Enamel & Metal Bra - Reprodução - Reprodução
Jean Paul Gaultier Enamel & Metal Bra
Imagem: Reprodução
Jean Paul Gaultier Enamel & Metal Bra - Reprodução - Reprodução
Jean Paul Gaultier Enamel & Metal Bra
Imagem: Reprodução

Gaultier sabe onde pisa quando a questão é inovação no setor das lingeries. O famoso corset com a parte dos seios em formato de cone, usado por Madonna, foi feito por ele. A peça é parte essencial do figurino da turnê "Blonde Ambition" que Madonna estreou em 13 de abril de 1990, na cidade de Chiba, no Japão.