Topo

Pia "invisível": como funciona peça polêmica que pode custar até R$ 160 mil

Ângulo, encanamento e a pedra usada para criar a peça precisam ser levados em conta para que tudo funcione corretamente - Miapetra
Ângulo, encanamento e a pedra usada para criar a peça precisam ser levados em conta para que tudo funcione corretamente Imagem: Miapetra

Gustavo Frank

De Nossa

03/09/2020 04h00

A pia "invisível" deu o que falar essa semana depois de um post no Twitter em que muitos discutiram a sua funcionalidade no dia a dia.

Uma das imagens que levantou a questão foi a peça na decoração da mansão de Kim Kardashian e Kanye West — que já rendeu polêmicas há um tempo. O modelo foi criado pelo rapper em parceria com o designer de interiores Axel Vervoordt e o arquiteto Claudio Silvestrin.

Banheiro da mansão de Kim Kardashian e Kanye West - Reprodução - Reprodução
Banheiro da mansão de Kim Kardashian e Kanye West
Imagem: Reprodução

O preço dessa instalação pode chegar até R$ 160 mil. Os motivos para esse valor tão alto é consequência de toda a dinâmica de como a pia funciona e, claro, a exclusividade de ter uma dessas.

A Nossa, a arquiteta Thaís Borquolatto contou que, no caso de Kim Kardashian, provavelmente foi escolhido o quartzo, que posteriormente foi moldado em ângulos minimamente pensados para que a água caia apenas em determinada área e escorra até o local determinado.

"É importante reforçar que não é só o 'buraco da pia'", diz ela. "O material da pedra e como ele foi fabricado também precisa ser levado em conta".

A torneira, encanamento e os armários embutidos na pedra também contribuem para maiores despesas, ainda mais levando-se em conta que passou pelas mãos de Axel Vervoordt, o favorito dos famosos nos Estados Unidos e conhecido por suas obras modernas e minimalistas.

Designs criados por Axel Vervoordt

Já o outro parceiro, o arquiteto italiano Claudio Silvestrin, é o queridinho não só de Kanye West, como também de Giorgio Armani.

Com trabalhos expostos no Museu de Arte Contemporânea de Nova Yok, o profissional também criou o loft do marido de Kim Kardashian em Nova York — que segue a mesma linha da mansão, todo baseado em minimalismo, cores neutras e uso de pedras como artigo de decoração.

Loft do Kanye West em Nova York (EUA)

Esse é o único modelo?

Outros modelos de pia, que seguem essa tendência e têm a mesma exclusividade, também estão disponíveis no mercado.

A Miapetra é uma das principais desenvolvedoras dessas peças feitas com pedras naturais. A "Piatta", "Kubik" e "Kiwa", segundo a marca, prometem não só estética, mas também abraçar a sustentabilidade, favorecendo a economia de até 50% de água.

O design desses modelos foram pensados para otimizar a utilização a pedra e o espaço que ela ocupa, de acordo com a Miapetra, ajudando a poupar água em cada utilização, criando assim "uma relação mais racional entre a natureza e o ser humano".

Tal economia se deve ao fato de que a abertura da torneira é reduzida por si só, impossibilitando um jato forte de água. O escorrimento, nesses casos, acontece por meio de linhas mais profundas feitas na pedra, pensadas para suportar a quantidade de líquido ideal para o volume despejado.

Sendo todas fabricadas a partir de pedra natural, cada peça é única e exclusiva.