Topo

Fácil de fazer, cheesecake basco vira febre nas redes sociais; veja receita

O doce criado País Basco: interior cremoso e bordas douradinhas - Getty Images/iStockphoto
O doce criado País Basco: interior cremoso e bordas douradinhas
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Gabrielli Menezes

De Nossa

28/08/2020 04h00

Dourada, alta e com textura cremosa. É assim a fatia de um dos doces mais desejados do momento: o cheesecake basco.

A pedida ganhou fãs ao longo da quarentena e a prova disso está no YouTube. De março a julho, os vídeos da plataforma que ensinam a receita aumentaram as visualizações diárias em 60% em comparação aos meses anteriores.

É uma sobremesa antiga que virou febre. Todo mundo quer fazer a mais perfeita"
Chef Oscar Bosch

Tarta de queso - Reprodução Instagram - Reprodução Instagram
Tarta de queso: servida no La Viña
Imagem: Reprodução Instagram

"Coincidentemente, ela voltou ao mesmo tempo aos cardápios de restaurantes de alta performance na Espanha e no Brasil", conta o Oscar Bosch, chef catalão que mantém em São Paulo duas casas dedicadas a especialidades espanholas, o Tanit e o Nit.

Chamado de tarta de queso, o bolo é popular no País Basco, comunidade autônoma no norte da Espanha. No restaurante La Viña, encontra-se sua versão mais célebre.

É o tipo de lugar que as pessoas fazem questão de desviar da rota para visitar"
Oscar Bosch

Americano vs. Basco

Diferentemente do doce popular nos Estados Unidos, o cheesecake basco não tem uma base e o preparo tem apenas uma etapa. A massa, formada por cream cheese, creme de leite, ovos, açúcar e pouquíssima farinha, é levada ao forno até que as laterais e o topo fiquem bem dourados.

Cheesecake basco

Dificuldade Fácil
10 porções
60 min
Ver receita completa

Outras diferenças são a quantidade de açúcar e a textura. Além de ser menos doce, a versão europeia tem muito mais leveza e cremosidade. "Eu prefiro ela um pouco mais firme. Mas isso vai de gosto", garante Oscar.

A calda de frutas que finaliza o bolo norte-americano também não é comum na Espanha, onde ele é servido sozinho ou junto de sorvete. No Nit, a tarta de queso leva geleia de tomates verdes e biscoitinhos de tomilho, usados para dar crocância.

No Youtube

De acordo com a plataforma, uma das explicações para a popularidade desse cheesecake é a praticidade — sem contar o tempo de forno, o preparo leva apenas cinco minutos.

O YouTube registrou ainda um aumento significativo de buscas por "receitas fáceis". O fato é diretamente relacionado como período de distanciamento social.

Confira dois vídeos abaixo: