Topo

Do avocado à rúcula: 7 hortaliças para usar em receitas doces e salgadas

Verduras, legumes e frutas: reino da versatilidade - Getty Images
Verduras, legumes e frutas: reino da versatilidade
Imagem: Getty Images

Gabrielli Menezes

De Nossa

24/08/2020 04h00

Os vegetais vêm se destacando como protagonistas de pratos que agradam diversos paladares — e não só aqueles que seguem dietas veganas ou vegetarianas. Na cozinha de casa, algumas frutas e legumes têm uma vantagem extra em relação a outros ingredientes: fazem bonito tanto em preparos salgados quanto doces.

O chef Daniel Biron, sócio do restaurante Teva, presente no Rio de Janeiro e em São Paulo, ajudou Nossa a selecionar sete hortaliças que se destacam por essa versatilidade. Confira a lista e as dicas de preparo.

Avocado

Avocado - iStock - iStock
Variedade de abacate: comum em receitas americanas e mexicanas
Imagem: iStock

Popular no México e nos Estados Unidos, esse abacate pequenino tem maior teor de gordura e menos água. As duas características fazem a fruta dar estrutura e cremosidade às receitas.

Salgados: a estrela do famoso guacamole vai bem sobre torradas, dentro de sanduíches e saladas ou em molhos como maionese (no lugar do leite ou do ovo) e pesto. Também é possível grelhar ou fritar a fruta (se não estiver madura demais).

Doces: pelo seu poder emulsificante, é usado em cremes e bases de mousses.

Banana-da-terra

Nhoque - Divulgação - Divulgação
Banana-da-terra: vira nhoque que pode ser corado por ragu de costela
Imagem: Divulgação

Essa variedade de banana contém mais amido e menos açúcar. Diferentemente dos outros tipos de banana, não é tão agradável de ser consumida crua, por isso é, em geral, cozida, frita ou assada.

Salgados: a banana-da-terra verde tem um sabor bem neutro e acaba sendo mais vista na cozinha como um vegetal do que como fruta. Ela entra em receitas como nhoque, farofa, moqueca, ceviche e cozidos de feijão. Se preparada como chips, transforma-se ainda em um bom snack.

Doces: o ingrediente maduro é assado, grelhado na churrasqueira ou cozido. Combina bem com leite de coco, açúcar e canela.

Jaca

Jaca - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Jaca: defiada no sanduba
Imagem: Reprodução/Instagram

Rainha da versatilidade, a fruta tem como principal ponto positivo a neutralidade quando ainda verde. "Pré-cozida, a jaca é como uma 'tela branca'. Dá para adicionar o sabor que desejar", diz Biron.

Salgados: muito usada por vegetarianos e veganos, a fruta serve como recheio de coxinha, escondidinho e tacos. Na verdade, ela vai até onde a imaginação e o tempero puderem levar. Combina com cebola, alho, gengibre, páprica, cominho, ervas frescas e pimentas.

Doces: quando madura, entra na preparação de sorvetes, bolos, mousses e cremes.

Batata-doce

Chips de batata-doce - Ronny Santos/Folhapress - Ronny Santos/Folhapress
O tubérculo em forma de snack
Imagem: Ronny Santos/Folhapress

Com muitos benefícios à saúde e com índice glicêmico baixo, o ingrediente está sempre presente no prato dos mais fitness. Suas vantagens, porém, vão além da tabela nutricional. A batata-doce é saborosa e possui cores que conferem beleza às receitas.

Salgados: pode ser consumida cozida, assada ou frita, em forma de acompanhamento ou snack. Transforma-se ainda em purês ou nhoque. Pode compor recheios e até ir em cozidos como feijoada.

Doces: produz um sorvete cremoso e ainda funciona bem em bolos, tortas, waffles, cremes e mousses.

Abobrinha

Macarrão de abobrinha - iStock - iStock
Macarrão mais leve feito com legume
Imagem: iStock

O vegetal ganha personalidade de acordo com o sal, o açúcar e os demais temperos e ingredientes adicionados na receita. Dependendo do corte que recebe, é capaz de conferir textura e beleza aos pratos.

Salgados: é consumida grelhada ou assada e pode ir em recheios de sanduíches e massas. Também é capaz de substituir o tradicional espaguete e a massa de lasanha.

Doces: vai muito bem em sorvetes, bolos, tortas, cupcakes e até em cookies.

Rúcula

Rúcula - iStock - iStock
Rúcula: ingrediente controverso compõem das óbvias saladas a doces
Imagem: iStock

A folha muitas vezes renegada pelo seu amargor é uma boa aliada na cozinha. Seu sabor às vezes picante dá um toque extra na composição de sabores de entradas, pratos principais e sobremesas.

Salgados: além de aparecer em saladas, pode enriquecer o recheio de tortas ou ir na finalização do cozimento de risotos e massas.

Doces: a característica picante se equilibra com o açúcar de frutas como manga, laranja e morango. As combinações surgem em sorvetes, caldas e bolos.

COUVE-FLOR

couve-flor - iStock - iStock
Massa de pizza de couve-flor: é livre de glúten
Imagem: iStock

Espécie de camaleão do reino vegetal, a couve-flor pode ser aproveitada na sua totalidade e ganha diferentes formatos e texturas de acordo com cada receita.

Salgados: é muito consumida cozida, assada com azeite, gratinada e grelhada. Se cortada crua e bem pequenininha, compõe saladas mais frescas como as de pepino. Também pode ser transformada em picles, molhos, cremes, purês ou mesmo em massa de pizza, principalmente para quem não pode (ou não quer) ingerir glúten.

Doce: pode parecer estranho, mas o legume dá o corpo necessário para sorvetes, cremes, mousses e tortas tipo cheesecake.