Topo

"Menicure": os homens também entram na onda da nail art, as unhas decoradas

A$AP Rocky Imagem: Getty Images

Gustavo Frank

De Nossa

19/08/2020 04h00

As joias inseridas no visual, o skincare em dia e, agora, as unhas feitas fazem parte do pacote que compõe a estética da masculinidade desconstruída.

O "menicure", termo que faz junção das palavras "men", homens em inglês, e "manicure", já ganhou espaço entre os famosos como A$AP Rocky, Harry Styles, Post Malone, entre outros.

"Eu sinto que os homens deveriam ser capazes de fazer nail art sem se sentirem femininos", declarou A$AP Rocky em entrevista à revista "Vogue".

Ou sem medo, inclusive, de cruzar com o universo feminino. Não é um território que precisa ser temido.

Não estamos falando sobre cortar as unhas ou outros cuidados básicos, mas explorar cores e desenhos. Entre as mais populares das unhas decoradas, está a reprodução de emojis de sorriso na ponta dos dedos.

Harry Styles Imagem: Reprodução/Instagram

Na quarentena, a arte de pintar as unhas deixou de ser apenas uma preocupação estética entre as mulheres, para entrar também no universo masculino. No entanto, não é de hoje que esse envaidecimento aparece entre os homens.

"Embora sempre tenha sido visto como algo feminino, o que é considerado fashionista hoje já era incorporado por artistas antigos do universo do punk e do rock, por exemplo", conta o stylist João Ribeiro ao Nossa, citando o cantor Kurt Cobain como exemplo.

Kurt Cobain com as unhas pintadas de vermelho Imagem: Reprodução

As unhas pretas do underground sempre foram mais aceitas por esse público. Não à toa, no começo de agosto, a linha de beleza da Chanel lançou um produto com essa cor e uma base neutra para os homens.

"As unhas dos homens vão ganhar mais atenção e começar a se tornar uma norma em 2020", sugeriu Britney Tokyo, manicure dos famosos nos EUA. "Elas geralmente são pretas, foscas ou têm apenas desenhos simples, mas este ano será diferente. Feminino ou masculino, o que é legal vai ser legal".

E, por incrível que pareça, as mais elaboradas parecem ser as prediletas, com desenhos abstratos e referências "masculinizadas" para que a ruptura aconteça sutilmente.

Nail art imitando chamas Imagem: Reprodução/Pinterest

Nail art com desenhos abstratos Imagem: Reprodução/Pinterest

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

"Menicure": os homens também entram na onda da nail art, as unhas decoradas - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade