Topo

Zeca Camargo recebe descendentes de Lampião e fala de culinária na pandemia

Direto de sua casa, Zeca Camargo apresenta ao vivo o #BrasilCozinhaComigo no Youtube de Nossa - Mariana Pekin/UOL
Direto de sua casa, Zeca Camargo apresenta ao vivo o #BrasilCozinhaComigo no Youtube de Nossa
Imagem: Mariana Pekin/UOL

De Nossa

08/08/2020 21h22

Neste domingo (09), ao meio-dia, o apresentador Zeca Camargo mistura cultura pop, culinária nordestina, cozinha na pandemia e um bate-papo com o chef César Costa na live do #BrasilCozinhaComigo,

Você pode acompanhar o programa ao vivo, transmitido diretamente da casa de Zeca, no UOL e no YouTube de Nossa (coloque já o lembrete para não perder), além do Facebook, Twitter e Instagram do UOL.

Cardápio do dia

descendentes de lampião - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Três gerações de descendentes de Lampião e Maria Bonita
Imagem: Arquivo pessoal
Zeca recebe no #BrasilCozinhaComigo deste domingo a arquiteta Gleuse Ferreira, bisneta de Lampião e Maria Bonita. Na live, também estarão presentes Dona Expedita, filha do rei do cangaço, e outras mulheres da família.

Elas irão preparar com Zeca uma maneja nordestina, receita com arroz, lentilhas, cebola e queijo coalho. O prato perdura por gerações e entrou na família depois dos tempos célebres dos cangaceiros, que tinham uma dieta essencialmente rústica.

O apresentador também irá conversar com o chef César Costa, de 29 anos, referência quando o assunto é sustentabilidade na gastronomia. A frente do Corrutela, o único restaurante do Brasil certificado pela SRA (Sustainable Restaurants Association), ele criou um sistema que se preocupa desde da geração de lixo ao uso racional de recursos.

cesar costa - Leo Martins/Folhapress - Leo Martins/Folhapress
Chef César Costa, referência em gastronomia com sustentabilidade
Imagem: Leo Martins/Folhapress

Cultura pop

No #BrasilCozinhaComigo, Zeca também indica os Instagrams que ele recomenda seguir e apresenta a Curva das Expectativas Flutuantes, com o sobe e desce da cultura pop no momento.

Spoiler: a live de Caetano Veloso, Katy Perry e "Umbrella Academy" estão na lista de Zeca. Em alta ou em baixa? Isso ele revela no programa desse domingo.

O programa

O #BrazilCozinhaComigo é a nova série de Nossa, o canal de lifestyle do UOL. Todo domingo, Zeca Camargo recebe um convidado de uma região diferente do país, para trocar receitas e histórias. Na última sessão gastronômica à distância o apresentador conversou com Fafá de Belém e preparou uma galinhada caipira com a cozinheira Elisangela de Lima Olímpio, de Arandu, no interior de São Paulo. Veja os melhores momentos: