Topo

Tapeçaria decora paredes, luminárias e cadeiras em versões contemporâneas

A tapeçaria é encarada por Luiza Caldari como um hobby que ganhou forma e identidade própria - Divulgação
A tapeçaria é encarada por Luiza Caldari como um hobby que ganhou forma e identidade própria
Imagem: Divulgação

Carol Solforo

Colaboração para Nossa

28/07/2020 04h00

Luiza Caldari

Luiza Caldari

QUEM É

É designer de moda formada pela Santa Marcelina (SP) e designer têxtil da marca que leva seu nome, com produção de tapeçaria decorativa feita à mão.

Quando Luiza começou a costurar tinha 13 anos. Dessa época ela traz a maior lição que aprendeu com bordados e trabalhos manuais: eles exigem tempo, dedicação...e se precisar desmanchar e consertar, nem adianta bater o pé. Isso se reflete nas tapeçarias que ela faz há mais ou menos seis anos.

Tudo começou quando a paulistana foi morar em Santa Catarina a trabalho, há oito anos. Lá, durante a semana, trabalha para uma grande marca da moda nacional. Com o tempo, as horas vagas pediram para serem preenchidas.

Foi assim que os tecidos, lãs e linhas voltaram à cabeça — ela se encontrou na tapeçaria, quando ainda nem era algo tão difundido no Brasil. "Era um momento que conseguia me expressar, ser livre, sem pressão comercial. Até hoje é quando permito colocar minha essência no mundo."

feito a mao - luiza caldari - Divulgação - Divulgação
Luiz aposta numa produção slow, sem pressão comercial
Imagem: Divulgação
feito a mão - luiza caldari - abajur - Divulgação - Divulgação
A tapeçaria ganha novas formas e utilidades, como nesse abajur
Imagem: Divulgação

O namorado, que tinha serralheria, fez um tear para ela. Depois outro. Assim, a dupla evoluiu na criação dessas ferramentas. "Meus teares são absurdamente profissionais. Não tive curso, nada. Desenvolvemos tudo nós mesmos", conta.

Produção slow

Como a tapeçaria é um hobby, um projeto paralelo, não espere dela coleções, nem lançamentos. "Trabalho livremente ou por encomendas com base em cores ou tamanhos. Mas é algo bem exclusivo, demora porque só tenho fins de semana e o fim do dia".

a-artista-usa-tecnicas-como-o-tufting-um-metodo-complexo-de-tapecaria - Divulgação - Divulgação
A artista usa técnicas como o tufting, um método mais complexo de tapeçaria
Imagem: Divulgação
luiza caldari - Divulgação - Divulgação
Todas as peças são criações exclusivas, feitas manualmente
Imagem: Divulgação

As criações da designer se dividem entre tapeçarias totalmente manuais ou feitas com a técnica de tufting. "Essa é mais rápida, porém muito cansativa, com máquina pesada, difícil de finalizar no galpão", ela diz.

O tufting é um método tão mais complexo que uma tapeçaria pode levar até três finais de semana para ficar pronta. "O processo manual também é lento e agilizar não adianta. É preciso ter muito foco para usar as duas mãos com a pressão certa, com equilíbrio. Fio por fio. Ou você aproveita essa jornada ou é melhor nem fazer", aconselha.

luiz caldari feito a mão - Com um processo lento e delicado, uma peça pode levar meses para ficar pronta - Divulgação - Divulgação
Com um processo lento e delicado, uma peça pode levar meses para ficar pronta
Imagem: Divulgação

Lições da tapeçaria

A paciência é um dos elementos-chave para criar belas tapeçarias. "Estou com uma peça de 1 x 1,30 m que vai levar dois meses. A experiência leva à evolução", ensina.

Luiza tem uma certeza: quer criar e manter a identidade própria de suas peças. "Até evito olhar para referências que gosto demais. Nosso inconsciente pode nos guiar a um caminho que não é nosso. A mente capta muita coisa e acaba enganando a gente."

Adquirir essa linguagem leva tempo e ela pode vir em cores, em tramas, formas ou em um material específico. "Tenho fases de fazer tapeçarias mais simétricas, por exemplo. Mas importante é manter a essência e não achar que meia dúzia de peças vão te dar essa identidade. Para quem vai fundo, o caminho se abre", ensina.

As @s que me inspiram

@lottlott

Considero uma pessoa inspiradora, seja pelo seu olhar para as coisas ou pela pessoa que ele é. Sempre que entro no perfil dele eu saio mais feliz!

@real_ta_daan

Adoro perfis com diversidade de conteúdo. Aqui podemos encontrar vários artistas e tipos de artes em uma seleção feita com um olhar afinado. A escolha das fotos e a paleta geral de cores desse perfil é linda.