Topo

Rocambole de abóbora com doce de leite alegra o café da tarde; veja receita

Marcelo Resende/UOL
Imagem: Marcelo Resende/UOL

De Nossa

23/07/2020 04h00

O adocicado da abóbora dá um sabor especial para a massa deste rocambole, que ganha a companhia do doce de leite. É uma receita com toque regional daquelas de alegrar os paladares no café da tarde. O tempo de preparo é de cerca de uma hora — mas se você decidir fazer o seu próprio doce de leite, o ideal é realizar esta etapa no dia anterior.

INGREDIENTES

MASSA

  • 3 ovos
  • Meia xícara de açúcar
  • 1 xícara de abóbora (cozida e amassada)
  • 1 colher de chá de suco de limão
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1 colher de fermento químico
  • ½ colher de chá de sal
  • ½ colher de chá de canela em pó
  • ½ xícara de amendoim torrado triturado em pedaços grandes

RECHEIO

  • 1 lata de leite condensado (para fazer o doce de leite)

PARA POLVILHAR

  • 1 xícara de açúcar de confeiteiro

MODO DE PREPARO

MASSA

Pré-aqueça o forno entre 250°C e 280°C por 20 minutos (o tempo que deve levar o preparo da massa).

Com ajuda de uma batedeira ou fue, bata os ovos inteiros por 5 minutos (ou até formar uma espuma). Adicione lentamente o açúcar até a massa ganhar consistência e siga com os demais ingredientes. Deixe o suco de limão e o fermento químico por último.

Recorte o papel manteiga de forma que preencha totalmente uma assadeira retangular (preferencialmente 30X40cm), unte com manteiga, margarina ou óleo vegetal e farinha de trigo. Reduza o forno 180°C por aproximadamente 15 minutos.

RECHEIO

Caso não queira preparar o doce de leite, pode usar pronto.

Para fazê-lo, coloque a lata de leite condensado fechada (e sem rótulo) em uma panela de pressão. Cubra com água, dois dedos acima da lata. Tampe a panela e leve ao fogo médio.

Quando começar a apitar, deixe cozinhar por 25 minutos. Desligue o fogo e deixe o vapor sair naturalmente. Quando a pressão terminar, abra a tampa da panela e retire a lata com uma pinça ou pegador para não se queimar.

Deixe esfriar por, no mínimo, 2h30 antes de abrir a lata. De preferência, faça no dia anterior. Não é recomendado deixar resfriar em geladeira ou congelador.

MONTAGEM

Retire a massa do forno quando estiver completamente assada e desenforme imediatamente em um pano de prato. Retire o papel manteiga e enrole a massa com ajuda do pano de prato e deixa esfriar de 15 a 20 minutos.

Desenrole cuidadosamente o rocambole e espalhe o doce de leite. Enrole novamente, agora descartando o pano de prato. Polvilhe com açúcar de confeiteiro

Rendimento 12 fatias
Tempo de preparo 1 hora

rocambole - Marcelo Resende/UOL - Marcelo Resende/UOL
Imagem: Marcelo Resende/UOL

VAMOS COMBINAR?

Que tal uma receita diferente de café para acompanhar? O Dalgona, feito com o pó solúvel, virou sensação na internet tanto pela facilidade de preparo quanto pelo visual, com um degradê lindo no copo.

O rocambole também pode fazer par com uma porção de chantilly, preparado com creme de leite fresco ou nata, que equilibra a doçura do bolo. Veja como fazer: