Topo

Zeca Camargo faz receita de costeleta com cerveja no #BrasilCozinhaComigo

De Nossa

19/07/2020 13h45

Zeca Camargo convocou os gaúchos André Willrich Bertolucci, sommelier de azeites, e a chef Demeciana Schmitt, conhecida como Tia Dê, para preparar uma costeleta marinada na cerveja preta na live do #BrazilCozinhaComigo (veja a live completa) — gente que, como ele diz, "é mestre na carne e faz muita coisa deliciosa com ela".

Conectados entre as regiões Sudeste e o Sul do país por chamada de vídeo, o apresentador se aventurou para cozinhar à altura dos especialistas com a carne para fazer o prato.

Costeleta marinada na cerveja preta preparada na live do Zeca Camargo no #BrasilCozinhaComigo Imagem: Mariana Pekin/UOL

A receita vem da Alemanha, mas é da horta local que saem os temperos que ela usou no prato alemão, como alecrim, manjerona e pimenta do reino. Os segredos são colocar os temperos com muita antecedência ("a costeleta é mais difícil de pegar o sal") e usar carne de porco jovem com uma manta fina de gordura.

Porco precisa de mais sal. Pois é uma carne que não fica salgada muito rápido, precisa de um tempo".

Confira a receita completa abaixo, compartilhada pelo Nossa, e todo o passo a passo para fazer a delícia na sua própria casa:

Costeletas suínas marinadas na cerveja preta

Dificuldade Médio
Ver receita completa

Azeite

O sommelier de azeites André Willrich Bertolucci comentou sobre a importância dos diferentes tipos de azeites cultivados no Parque Olivas de Gramado, área preservada sobre um cânion do Rio Caí com 12 mil oliveiras, cuja primeira safra acaba de ser colhida, após um longo preparo do terreno que levou oito anos.

Olivas de Gramado Imagem: Cristiano Carniel

"Os azeites podem tanto potencializar o prato, usando o intenso, como suavizá-lo, usando o suave", conta ele. "É possível jogar com essas duas vertentes de aromatização".

Azeite Extra Virgem de R$ 12 não existe".

Os produtos, compartilhados por André, podem ser adquiridos durante as visitas ao parque, como também por meio do contato do Instagram deles, o @olivasdegramado.

Cultura pop e Instagram

Curva das expectativas flutuantes apresentada por Zeca Camargo no programa de domingo (19) Imagem: UOL

Como já de costume nos domingos, Zeca comentou sobre as tendências da cultura pop em sua curva das expectativas flutuantes.

Em seu gráfico, Zeca lembrou que as polêmicas com o cantor Tiago Iorc: "Vamos valorizar o trabalho incrível que ele faz, como artista, em vez de ficar falando sobre as fotos".

O apresentador falou também sobre a participação do youtuber Felipe Neto no jornal The New York Times e a atriz e produtora britânica Phobe Waller-Bridge, criadora da série Fleabag, são temas que estão saturando na opinião da audiência.

Entre os assuntos que ainda estão em alta com o público, o apresentador citou as lives de comediantes, muito procuradas nas redes sociais, e o filme Eurovision, disponível na Netflix.

Já os quatro Instagram recomendados por ele foram: o @chefsnaquarentena, com fotos e vídeos de quem está se aventurando na cozinha em tempos de pandemia, @aannemagalhaes, @guianegro e @almofadinhas_br.

Bate-papo com Marisa Orth

A atriz e comediante Marisa Orth no #BrasilCozinhaComigo com Zeca Camargo Imagem: Reprodução/YouTube/UOL

Além dos convidados gastronômicos, Zeca recebeu também a amiga Marisa Orth. A atriz falou sobre o goró da Ilha de Madeira, em Portugal, bebida que mistura aguardente, laranja, limão siciliano e mel.

Detalhes sobre a venda do produto podem ser encontrados no Instagram do centro cultural Os Capoeira, no Instagram.

O segredo do goró são as proporções usadas para fazer"

Marisa comentou também sobre as gravações do Zorra, programa da TV Globo em que participará, dando vida a uma chef "totalmente alcoólatra". A comediante está contando com a ajuda do filho, que trabalha com audiovisual, para as gravações, que acontecerão dentro da sua casa durante a pandemia.

"Pensa o desafio dos roteiristas", destaca ela. "É a partir da casa dos atores, que eles vão escrever as cenas. Eles pediram pra gente mostrar os cantos das nossas casas e os objetos".

O programa

O #BrasilCozinhaComigo é a nova série de Nossa, o canal de lifestyle do UOL. Todo domingo, Zeca Camargo recebe um convidado de uma região diferente do país, para trocar receitas e histórias.

A primeira sessão gastronômica à distância foi com a cozinheira Eliana Ferreira, que ensinou a preparar um Tacacá Chique direto de Belém do Pará.

Já no segundo episódio, Zeca contou com a participação da participação da jornalista Mariana Godoy, sua nova companheira de trabalho na Band, e do chef Emílio da Costa, que comanda uma hamburgueria 100% delivery em São Paulo.

A live do próximo domingo (26) será transmitida a partir do meio-dia no Youtube da Nossa, no portal do UOL e nas redes sociais do Uol: Facebook, Twitter e Instagram.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Zeca Camargo faz receita de costeleta com cerveja no #BrasilCozinhaComigo - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Últimas