Topo

Ana Maria Braga ensina a fazer queijo quente; aprenda a receita

Queijo quente foi a receita feita hoje pela Ana Maria Braga no "Encontro" - Reprodução/TV Globo
Queijo quente foi a receita feita hoje pela Ana Maria Braga no 'Encontro' Imagem: Reprodução/TV Globo

De Nossa, em São Paulo

17/07/2020 11h51Atualizada em 17/07/2020 14h41

Queijo quente foi a receita ensinada por Ana Maria Braga hoje no programa 'Encontro', da Globo. Ana mostrou uma versão que leva ovo frito com gema mole e uma crosta crocante de queijo.

No mesmo programa, o chef Jimmy Mcmanis fez outra versão do lanche com páprica e ainda mostrou outras opções disponíveis no mercado.

Ingredientes - Queijo quente da Ana

  • 2 fatias de pão de forma
  • 50g de queijo parmesão ralado fino
  • 80g de queijo, de sua preferência, ralado grosso (pode ser muçarela, por exemplo)
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1 ovo frito com gema mole

Modo de Preparo - Queijo quente da Ana

Coloque uma fatia de pão de forma em um prato, adicione o queijo ralado grosso de sua preferência, cubra com outra fatia de pão de forma e passe manteiga de ambos os lados.

Coloque o sanduíche dentro de uma frigideira, em fogo médio. Tampe a frigideira e deixe até que o queijo derreta e ambos os lados fiquem dourados.

Tire o sanduíche da frigideira e reserve. Na mesma panela, coloque queijo parmesão ralado fino em todo o fundo da panela. No centro coloque um pouco do queijo ralado grosso escolhido.

Pegue o sanduíche que tínhamos reservados e coloque novamente na panela, por cima da mistura de queijos. Quando o parmesão ralado ficar derretido e 'soltando' da frigideira, pegue uma espátula e remova a crosta de parmesão derretida junto com o sanduíche. Por 5 segundos segure a crosta com o sanduíche fora da panela até que ela esfrie e fique no formato de uma "coroa".

Ao mesmo tempo, adicione um pouco mais de parmesão e queijo ralado grosso ralado no meio da panela.

Coloque mais uma vez o queijo quente com a "coroa" na frigideira com parmesão e queijo ralado grosso ralado. Lembre-se de deixar a coroa para o lado de cima.

Após o queijo derreter, coloque o sanduíche em um prato, adicione o ovo frito com a gema mole dentro da crosta. Sirva em seguida.

Ingredientes - Queijo quente do Jimmy

  • 1 colher (sopa) de manteiga misturada com páprica
  • 2 fatias de pão de forma
  • 80g de queijo, de sua preferência, ralado

Modo de Preparo - Queijo quente do Jimmy

Coloque queijo ralado em uma fatia de pão de forma. Cubra com outra fatia e adicione manteiga misturada com páprica de ambos os lados.

Em fogo baixo, coloque o sanduíche em uma frigideira. Tampe, espere o queijo derreter e dourar os dois lados. Retire e sirva como desejar.