Topo

Estilo boho e praiano em ideias baratas: o mix único da casa de Larissa

Cara de praia com muitas soluções feitas pelo casal: essa é a Casa Rosada - Reprodução/Instagram
Cara de praia com muitas soluções feitas pelo casal: essa é a Casa Rosada Imagem: Reprodução/Instagram

Carol Scolforo

Colaboração para Nossa

09/07/2020 04h00

Transformar limão azedo em limonada é a especialidade dos moradores que entram na seção "Meu Apê". Hoje a gente pede licença para mostrar esta casa que exala ideias baratas e inspiradoras - nada melhor nesses tempos, não?

A história da Casa Rosada começa embalada por cores e dicas para decorar sem pagar uma fortuna. Há três anos, a publicitária Larissa Souza de Abreu Lemos, 28, e o engenheiro mecânico Andrey Cardoso Lemos,32, começaram a construir.

Como todo casal no começo, tinham que fazer o orçamento render para realizar os sonhos que tinham. Foi daí que surgiu também o Instagram @c.rosada, que reúne as melhores cenas desses momentos de fazer mais com menos. E o que era necessidade virou um estilo de vida: tudo é assim agora, feito a quatro mãos e gastando menos - exceto obras maiores.

Larissa ama estilo boho e praiano - é assim que ela define, sem amarras, seu jeito de dar personalidade à casa de 120 m². Sobre o rosa que se tornou uma paleta dominante, foi o acaso. "Ela nem seria dessa cor. Acabei me inspirando no nome do condomínio e passei a amar rosa na decoração. A sorte é que meu marido gosta", ri.

Do amor pela casa surgiu também seu trabalho, a empresa Quadro Zen. "Eu estava recém-formada em publicidade e buscava me encaixar na área. Como gosto de fazer arte, vi a possibilidade de fazer quadros. Passei a oferecer também uma consultoria para ajudar as pessoas com a composição deles. Virou minha empresa", diz.

Sou bem aberta ao mundo, a viagens e trago muitas coisas e ideias. A decoração vai surgindo, naturalmente, dessa mistura".

Larissa hoje evita comprar. Nesses tempos, refletiu sobre o consumo que não fazia sentido. "Muitas vezes uma pintura renova um móvel. Tenho uma cadeira que comprei em brechó e pintei. Quando posto, as pessoas querem saber onde comprei".

Dos problemas, um paraíso

Escritório da Larissa - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Escritório da Larissa
Imagem: Arquivo pessoal
Plantas no quintal da Casa Rosada - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Plantas no quintal da Casa Rosada
Imagem: Arquivo pessoal

Talento surge à medida que os problemas se enfileiram na nossa porta. Esse era o caso do quintal, que estava cedendo e precisaria ser cimentado. "Fiquei triste, porque era um lugar que eu tanto amava com grama natural. Mas resolvi ir atrás de ideias para fazer ficar legal. Foi a parte mais trabalhosa da casa", diz ela.

Foi assim que a grama sintética entrou em cena e brilhou. Ah, e repare em outro canto por ali, que agora é "instagramável". "Aproveitei o serviço do pedreiro e pedi para fazer um banco de alvenaria". A partir daí, ela pintou a parede de rosa (claro!) e laranja queimado. Pronto, nasceu um hit entre os posts!

O casal - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
O casal da Casa Rosada
Imagem: Arquivo pessoal

"É uma casa viva, ela ainda vai mudar muito, com certeza. Nessa quarentena percebemos que a casa é o melhor lugar do mundo: tem que refletir nossa identidade, a nossa cara".

Dicas de Larissa para transformar o lar

  • Invente um DIY que tenha sua cara e decore a casa. Larissa faz macramê. "É barato, está em alta e vira um passatempo. Só exige paciência. Mas tem vários vídeos para aprender de graça";
  • Brechós e antiquários são ótimas fontes de garimpo. "As cadeiras aqui de casa custaram menos de 100 reais, fui pintando e renovando";
  • A grama sintética entrou para substituir a natural e não dá trabalho. As pedrinhas que adornam o quintal do casal também foram baratas e práticas na manutenção - olho nelas;
  • Móveis de alvenaria são uma alternativa barata e resolvem bem espaços, como o quintal de Larissa e Andrey. "Lá no quintal tem também a mandala de MDF na parede, que eu mesma pintei. É muito barato e a gente encontra na internet modelos assim";
  • Plantas são baratas e um ótimo recurso para dar cor e vida à casa. "De quebra, distraem a gente."

@ que me inspiram

@ellasorangefridge

Amo quem põe muita personalidade na decoração, com acessórios misturados, sem ligar pro que os outros vão pensar. Descombinando, fazemos nossa própria decoração ficar única!

@theflamingoandthefox

O colorido e a combinação única me atraem também. Se encontrar uma foto perdida, saberei que é dela – isso é incrível.