Topo

Meu apê, minhas regras: Fabi transformou a casa com "faça você mesmo"

Fabi, do Rock and Home, botou a mão na massa para fazer o apartamento com a sua cara - Arquivo pessoal
Fabi, do Rock and Home, botou a mão na massa para fazer o apartamento com a sua cara
Imagem: Arquivo pessoal

Carol Scolforo

Colaboração para Nossa

02/07/2020 04h00

Fabiana não passa um dia sequer sem decorar e sem ouvir música. Dessa inspiração e da inquietude todos os espaços desta casa se transformaram ao longo dos 23 anos que ela mora ali. O perfil no Instagram @rock_and_home nasceu há dois, embalado por essa mistura.

No começo ela tinha oito seguidores. "Sempre fotografava o que eu fazia em casa e registrava para mim. Um dia, vi a referência de uma árvore de Natal feita com fita isolante na parede. Escrevi para a pessoa pedindo para copiar a ideia. Quando ela viu o que eu tinha feito e o meu perfil, me estimulou dizendo que não achava certo manter minha página fechada. Assim, abri e as pessoas passaram a me seguir", conta.

"Não tenho um estilo definido, o que me interessa é fazer um equilíbrio entre as coisas e criar bem-estar, com minhas regras".

Fazer com as próprias mãos

Assim, de um jeito bem despretensioso, aos 45 anos, Fabiana Marques de Oliveira, antes formada em comércio exterior, se tornou criadora de conteúdo.

Diariamente ela mostra suas peripécias: "Quis reformar o banheiro, eu mesma assentei o azulejo. Dá certo porque aprendi muito observando quem sabia fazer", diz ela, que indica fazer o mesmo e ficar de olho no pedreiro ou no faz-tudo que precisarmos contratar.

Meu Apê - Fabi, do Rock and home - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal
Meu Apê - Fabi, do Rock and home - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal

Desta forma que ela economiza e vive com a casa linda. "Fazer tudo sozinha custa um terço. Mas é claro que muitas coisas não me atrevo a fazer, como assentar piso", pondera. Ela vive com tinta spray para cima e para baixo. "As pessoas amam aprender a fazer coisas. Respondo todas as dúvidas e só posto o que dá certo".

Fabi, do Rock and Home - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Fabi, do Rock and Home
Imagem: Arquivo pessoal

Uma vez, só uma vez, "deu ruim". "Comprei placas de azulejos e esqueci dos espaçadores. Nesse dia, comecei a fazer tudo bem tarde da noite. Quando vi, os azulejos estavam escorrendo, encostados uns nos outros. Só que não tinha mais lojas abertas. Aí resolvi improvisar: fui até a garagem e piquei uma caixa. Assim fiz meus espaçadores e o dia foi salvo", conta.

No mais, o banheiro em questão ganhou uma banheira de 1,20 m e outros acessórios elegantes. Vive cheio de elogios quando ela posta.

"Amo ver as coisas como uma bela pintura. Se faço um bolo, estará numa mesa bonita. Preciso entrar nos ambientes e me sentir bem nessa pintura."

Quarto inspirador? Vá à luta

O quarto foi transformado com referências nórdicas. "Via os quartos mais brancos com toque de madeira e achava lindo. Fui até a loja de material de construção e voltei com caixas de piso vinílico para fazer a cabeceira. Colei na parede com cola mesmo. Sobre ele tem o tijolinho, que é um papel de parede 3D. Foi um dia de trabalho e pronto: tinha esse quarto".

Quarto de Fabi - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Quarto de Fabi
Imagem: Arquivo pessoal

A reforma da cozinha é outra que arranca suspiros nas redes. "Eu mesma desenhei as gavetas e chamei o marceneiro, claro, para fazer os móveis. Não segui moda, escolhi tudo pela beleza e pela funcionalidade".

Com essa ousadia, Fabi vive planejando os próximos ambientes que vão ganhar cara nova. "A casa vai mudando junto comigo, ela me acompanha. Não sou a mesma ao longo desses 23 anos, então o banheiro não será", ri.

Dicas da Fabi para transformar a casa

  • Está com o pedreiro em casa? "Fique observando o serviço dele, sem medo. Assim aprendo como funciona tudo. Se ele te der essa oportunidade, é o melhor lugar para aprender", diz Fabiana;
  • Assista vídeos nas redes sociais antes de colocar a mão na massa. "Muitas vezes minhas buscas começam nas tags do Instagram. Depois, vou ao Youtube e vejo como se faz. Tem tutorial de tudo";
  • Procure sempre as ferramentas certas e pesquise os materiais adequados. "Nada de improvisar muito, porque muitas vezes não é o suficiente. Se você não souber o nome, busque pelo que você está querendo fazer";
  • Respeite o tempo de cura de cada material. Não passe uma camada por cima da outra antes do tempo certo. Siga as instruções do fabricante, sempre dá certo com a Fabi;
  • Se não deu certo, improvise. "Na primeira vez sempre erramos alguma coisa, mas não pode desanimar", ela conta.

@ que me inspiram

@apartamento_203

Não só pelo bom gosto, mas pela maneira com que a Nathália encara a vida.

Rita Lobo

Amo tudo o que ela faz. Fala sobre personalidade, sobre a afetividade da comida e pincela dicas de como servir, de como misturar as coisas.