Topo

Hoje não é dia de delivery? Faça receitas fáceis e com ingredientes básicos

Macarrão, arroz, carnes e ovos serão suas aliadas para as receitas listadas - Getty Images/iStockphotos
Macarrão, arroz, carnes e ovos serão suas aliadas para as receitas listadas Imagem: Getty Images/iStockphotos

Gustavo Frank

De Nossa

01/07/2020 12h52

Entregadores hoje lotaram as ruas da cidade de São Paulo para o protesto chamado "breque dos apps", em que reivindicam melhoria nas condições de trabalho e equipamentos de segurança contra o coronavírus. Nas redes sociais, muita gente está dizendo que é hora de fazer o "panelaço em casa" e botar a mão na massa, inclusive compartilhando receitas próprias como incentivo.

Para quem tem dificuldades para cozinhar, isso não deve ser encarado com um problema. Com poucos ingredientes, sendo eles os básicos, como macarrão, arroz, ovos e carnes, é possível preparar um prato gostoso para o almoço e jantar.

Macarrão

A massa é um dos itens que quase todo mundo tem em casa, sendo muito difícil de errar — mas, caso ainda tenha receio, aqui tem algumas dicas para não correr esse perigo.

Selecionamos algumas receitas com macarrão, diferenciadas com ingredientes básicos, para trazer um pouco da Itália para a sua cozinha sem muita dificuldade.

Macarrão caseiro

Dificuldade Fácil
40 min
Ver receita completa

Sopa de feijão com macarrão

Dificuldade Fácil
2 porções
Ver receita completa

Macarrão cremoso de panela de pressão

Dificuldade Fácil
6 porções
15 min
Ver receita completa

Carne

Tire aquela carne do congelador e sirva ela para o dia de hoje de forma prática. Hambúrgueres e espetinhos podem ser seus aliados, além dos filés:

Frango embriagado

Dificuldade Fácil
1 porções
35 min
Ver receita completa

Espetinho de carne moída

Dificuldade Fácil
Ver receita completa

Rocambole de carne moída recheado de queijo e presunto

Dificuldade Fácil
Ver receita completa

Hambúrguer de Fraldinha

Dificuldade Fácil
5 porções
Ver receita completa

Arroz

O arroz básico de todo dia também tem suas variações, basta usar um pouco da criatividade.

Por se tratar de um ingrediente para lá de versátil, adapta-se bem a diferentes tipos de preparo e ingredientes. Aqui estão algumas opções para testar em casa:

Arroz branco caseiro

Dificuldade Fácil
6 porções
25 min
Ver receita completa

Arroz de porco

Dificuldade Fácil
4 porções
15 min
Ver receita completa

Arroz de carreteiro

Dificuldade Fácil
8 porções
30 min
Ver receita completa

Ovo

Aos amantes da proteína e discípulos de Gracyane Barbosa, o ovo é uma solução básica para cozinhar e pode ser feito de diversas maneiras.

Fritos, cozidos, assados, eles podem tanto incrementar outras receitas, como também servirem de prato principal para uma refeição rápida, como mostra as dicas do chef Gustavo Pereira, chef e CEO da Partager Buffet e Gastronomia.

Omelete

Omelete - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Curinga nas horas de que queremos comer algo rapidinho e fácil, omelete faz sempre sucesso
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Melhor opção de gordura é a manteiga sem sal que traz sabor extra ao ovo. Sempre usar panelas antiaderentes. Para aproveitar a saciedade do ovo, opte por este prato no café da manhã podendo ser turbinado com cogumelos, legumes e queijos magros.

Fazer a omelete clássica é uma arte. Por isso, o ideal é quebrar os ovos em uma tigela, adicionar leite e sal a gosto com um garfo e homogeneizar bem esta mistura sem agregar ar.

Pré-aqueça a frigideira antiaderente com a manteiga mexendo para não queimar. Adicione os ovos batidos e misture a manteiga. Importante mexer sempre esses ovos sempre raspando o fundo e as laterais com uma colher em movimentos circulares para que o ovo não fique parado nunca.

Quando o ovo ganhar textura e conseguir ver o fundo da frigideira ao raspar já pode começar a fechar. A técnica consiste em inclinar a frigideira para que o omelete escorregue para um dos cantos para você começar a fechar. Por isso a frigideira antiaderente é fundamental nessa preparação.

Com ajuda do pão duro ou espátula, feche a outra beirada da omelete que começa a sair da frigideira, batendo de um lado e fechando com a outra mão o outro lado como um envelope.

Pochê

Ovo pochê - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Ovo pochê é seu pavor na cozinha? Aprenda como fazer essa delícia
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Para prepará-lo é só levar a água ao fogo com um pouco de vinagre branco (ácidos). Quando a água ferver sem borbulhar demais, com uma colher faça um redemoinho e quebre o ovo numa vasilha antes e jogue com cuidado bem no centro do redemoinho sem que a gema fure. Abaixe o fogo e deixe por exatos 4 minutos até a clara cozinhar e a gema permanecer mole. Não mais que isso para ter seu ovo pochê perfeito.

Salgue apenas no final, o sal antes pode atrapalhar na coagulação da clara. Uma boa dica é fazer um molho holandês a base de gema e colocar em cima.

Dica de chef: antes de fazer os ovos pochês ferva os ovos por 10 segundos dentro da casca para manter a clara mais firme dentro da gema.

Ovos Beneditinos

Uma variação deliciosa e mais complexa do ovo pochê são os ovos beneditinos: é uma receita americana que consiste num carboidrato, que pode ser um muffin inglês, ou brioche, ou torrada ou pão coberto com um ovo pochê escalfado, bacon. Lombo canadense ou presunto e molho holandês em cima.

Ovos Florentine - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Ovos Florentine ou Beneditinos: parece complicado, mas é só seguir o passo a passo
Imagem: Getty Images/iStockphoto