Topo

Fácil de fazer, torta salgada salva qualquer refeição. Prove várias versões

Torta de frango é um clássico, mas existem mais variações desse prato. Anote receitas diversas - Getty Images
Torta de frango é um clássico, mas existem mais variações desse prato. Anote receitas diversas
Imagem: Getty Images

Claudia Dias

Colaboração para Nossa

28/06/2020 04h00

Prática, saborosa e econômica: quem não gosta de comida assim? Pois a torta salgada se destaca por tal combinação e se revela uma mão na roda quando bate a fome e a vontade de ir para a cozinha é nula. Fácil de ser feita, é alternativa para o brunch, o lanche da tarde ou mesmo jantar.

Em tempos de quarentena, inclusive, é ótima para saciar a gula da turma reunida em casa. Além disso, pode ser preparada com os mais diferentes recheios, a partir do que se tem na geladeira ou despensa. Carnes, frios, frango e até legumes são suficientes para montar o prato com combinação de sabores incrível.

As tortas também invadem o terreno das comfort foods, pois são comida de afeito. "Elas são reconfortantes e simbolizam todo amor que colocamos ao prepará-las", pontua Angela Barreto, personal chef e professora.

Com que massa eu vou?

Torta de arroz de liquidificador - Divulgação - Divulgação
Torta de arroz de liquidificador
Imagem: Divulgação

Há diferentes tipos de tortas, preparadas em formas e refratários tradicionais ou em assadeiras com fundo removível. Mas a principal diferença é em relação à massa, que vai da versátil versão batida no liquidificador às elaboradas para quiches até a famosa massa "podre", muito usada em empadões.

"Das massas mais conhecidas, a mais utilizada é a de liquidificador. Mesmo pessoas com menos experiência na cozinha conseguem fazê-las facilmente", garante Angela, sobre a versão também conhecida como bolo salgado.

Mais líquida do que as demais, a massa de liquidificador costuma ser preparada com poucos e específicos ingredientes. E na falta do eletrodoméstico, pode ser feita como antigamente, misturando-se os ingredientes à mão, em uma tigela. Depois, é só montá-las em formas ou refratários, alternando camadas de massa e recheio.

Um pouquinho mais difícil

Massa Podre - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Já para as tortas modeladas e empadão, usa-se muito a brisèe, conhecida como massa podre. Nela, podem variar os ingredientes, mas a base é sempre farinha, gordura, sal e água.

"A gordura usada depende da textura que se espera. Em umas, usamos manteiga; em algumas, gordura vegetal ou banha de porco. Podemos usar ovos ou não. Temos até massas em que usamos refrigerante", ilustra Angela.

Esse tipo de prato pode ser preparado em formas com ou sem aro removível, montando-se uma base no fundo e lateral, para sustentar o recheio, que é coberto com o restante da massa.

"Tanto o empadão quanto a torta devem ter alguns furos na parte de cima para que o vapor saia, evitando-se assim que a torta levante a tampa no forno", ensina Heloisa Helena Duarte, diretora da H2 Consultoria.

Como ela observa, tais tortas tradicionais costumam ser mais demoradas pois, além da massa exigir um preparo específico, o recheio deve ser feito à parte - o que também pode valer para algumas versões de torta de liquidificador, diga-se.

Quiche é torta?

Quiche - iStock - iStock
Imagem: iStock

O prato de origem francesa nada mais é que uma torta aberta, sem cobertura. Seu recheio geralmente feito à base de um creme. "São mais fáceis do que a tortas, pois os recheios são menos trabalhosos", garante Heloisa Helena.

Ela explica que basta misturar queijo gruyere ou mussarela, creme de leite e ovos batidos e, em seguida, escolher o sabor desejado. Para ficar perfeitinha, é só seguir o processo original e não ignorar alguns segredinhos.

"Após a massa descansar, deve-se abri-la e colocá-la na assadeira, pincelar levemente a superfície com clara, sem deixar excesso. Depois, essa massa deve ser levada ao freezer ou refrigerador para a clara secar. Isso fará com que a massa não absorva o recheio e, ao ao sair do forno, a parte de baixo da torta ficará sequinha e crocante", ensina.

Receitas para todos os gostos

Sem inspiração para a próxima refeição? Experimente uma das diferentes opções de tortas a seguir. A maioria dispensa até acompanhamentos.