Topo

Como as casas dos famosos que viralizaram na internet podem nos inspirar

Luísa Sonza na frente da casa recentemente comprada em São Paulo - Reprodução/Instagram
Luísa Sonza na frente da casa recentemente comprada em São Paulo Imagem: Reprodução/Instagram

Gustavo Frank

De Nossa

26/06/2020 04h00

Nas últimas semanas, os lares dos famosos deram o que falar nas redes sociais. O apartamento "muito hétero" de Caio Castro, a mansão para a qual Luísa Sonza se mudou depois da separação de Whindersson Nunes, a casa de Murilo Benício com vista para cartão-postal do Rio de Janeiro, entre outras.

Além de cobiçar algumas delas, será que podemos tirar de inspiração deles para nossas casas? O que está por trás das tendências usadas para os projetos?

O clássico de Luísa Sonza

Casa da Luísa Sonza - Reprodução - Reprodução
Casa da Luísa Sonza em São Paulo
Imagem: Reprodução

A mansão da cantora fica localizada em Alphaville, em São Paulo, e foi avaliada em R$ 4 milhões. Antes da compra, era possível alugá-la por R$ 25 mil mensais.

Com 690 m² de área construída, a casa possui cinco dormitórios, sendo quatro suítes, sala de jantar, sala de lareira, home theater, escritório e 3 vagas na garagem. O local ainda possui sala de almoço, brinquedoteca, sauna, espaço fitness e um extenso quintal com piscina.

Inspiração para sua casa:

"A casa possui uma estrutura clássica dos imóveis que ficam na mesma região", conta a arquiteta Thaís Venâncio ao Nossa. "O pé-direito alto funciona bem para criar ligações entre os ambientes e pode ser um background interessante para decorações na hora de preencher o espaço em branco".

O rústico de Bruna Linzmeyer

O visual rústico da casa da atriz global é um dos mais polêmicos nas redes sociais.

A decoração com móveis vintage, as paredes com as pinturas inacabadas e o chão de taco compõem o visual da residência, localizada na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Inspiração para sua casa:

"A casa da Bruna tem uma pegada que mistura o estilo industrial e a modernização do ambiente com itens antigos e plantas, que tem feito muito sucesso na decoração", acrescenta a arquiteta. "É interessante que essa aparência contemporânea e 'desconstruída' tenha ganhado destaque recentemente porque prova que não necessariamente uma casa luxuosa é visto como 'o mais bonito'".

O industrial de Caio Castro

Em conversa com Nossa, publicada sobre a "decoração hétero" do ator, a arquiteta Juliana Junqueira, parceira de Ana Beatriz Franchesi no Mora Estúdio, contou que a intenção era refletir a personalidade de Caio — que participou da concepção do projeto.

"Ele queria colocar tudo o que ele mais ama, essa pegada mais urbana, skate, esportes radicais. Deixar tudo isso bem escancarado e acabando por criar esse choque que as pessoas tiveram".

Inspiração para sua casa:

O decorador Paulo Biacchi reforça ainda a presença do estilo industrial, referências dos lofs nova-iorquinos.

"É um estilo que vem dos lofts nova-iorquinos, de indústrias abandonadas, em que os artistas locais começaram a ocupar e morar dentro deles, deixando a tubulação aparente", diz. "Tudo que é cru é industrial. Então, tem essa coisa de chapas metálicas, enferrujado, preto fosco, pintura fosca, entre outras referências".

O moderno e contemplativo de Murilo Benício

A casa de Murilo Benício, aberta para o canal GNT, tem vista para o Cristo Redentor, o cartão-postal da cidade do Rio de Janeiro.

Toda trabalhada em madeira e misturando o estilo industrial, como tubulações à mostra e o cimento queimado, a residência explora o moderno com o luxuoso — contando até mesmo com uma piscina que vai da sala de estar até a varanda.

Inspiração para sua casa:

"O projeto usa muito vidro e madeira, criando uma combinação que sempre funciona para a decoração", opina Thaís. "Essa mistura ajuda a deixar o visual menos viciado, ou seja, não se vê o tempo todo a mesma coisa dentro de casa a partir da versatilidade".


O refúgio de Luan Santana

Luan Santana - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Luan Santana no jardim da sua casa
Imagem: Reprodução/Instagram

Levar a selva para dentro de casa nunca esteve tão em alta. Para quem tem uma varanda ou quintal e tem o desejo de transformá-la em um lugar de refúgio, assim como Luan Santana, as plantas são a melhor solução.

O jardim do sertanejo, quando visto pelos seus fãs em uma de suas lives na quarentena, virou meme nas redes sociais, comparada às casas dos hobbits de "O Senhor dos Anéis" e o Castelo Rá-Tim-Bum, mas foi tão elogiada quanto.

Inspiração para sua casa:

"Cultivar plantas dentro da decoração de casa dá vida ao lugar e cria um espaço de afeição para quem mora com elas, pela demanda de cuidados, por exemplo", complementa Thaís Venâncio. "Para quem tem um espaço maior, com o uso delas, esse ambiente acaba se transformando em um refúgio dentro de casa, para momentos de lazer e relaxamento".