PUBLICIDADE
Topo

Home office barulhento? Melhore a acústica da casa com truques simples

Muito barulho no seu home office? Aprenda como contornar esse problema - Getty Images
Muito barulho no seu home office? Aprenda como contornar esse problema
Imagem: Getty Images

Hygino Vasconcellos

Colaboração para Nossa

25/06/2020 04h00

A pandemia do coronavírus modificou o local de trabalho de milhares de pessoas, do escritório para o home office. De uma hora para outra, reuniões passaram a ser feitas diretamente de casa por vídeochamadas. Os inevitáveis barulhos externos e reverberação do som no cômodo, porém, acabam comprometendo a comunicação.

Algumas soluções de organização e até aplicativos ajudam a contornar esse sonoro problema.

"Para que a inteligibilidade (compreensão do que uma pessoa está falando para outra) possa ser elevada, tem que ter boa relação sinal-ruído. Minha voz tem que ser mais elevada em relação aos ruídos", observa o físico e professor do curso de pós-graduação em arquitetura e urbanismo da UFPA (Universidade Federal do Pará), Gustavo da Silva Vieira de Melo.

Antes de colocar as mãos à obra, a sugestão é analisar primeiro o ambiente do home office. Poucos móveis já são um indício do foco do problema: as ondas sonoras vão refletir nas superfícies e vão retornar, aumentando a reverberação. "Se eu tiver um ambiente com mais mobília, panos, tecidos, eu vou conseguir ter uma resposta com menos influência dos sons da sala e com mais informação da voz direta", entende Melo.

De onde vem esse barulho?

A arquiteta Danielly Garcia usa painéis modulares nas paredes para melhorar o som - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
A arquiteta Danielly Garcia usa painéis modulares nas paredes para melhorar o som
Imagem: Arquivo pessoal
A arquiteta Danielly Garcia, que tem um escritório especializado em acústica, salienta que nesta etapa é necessário identificar se o ruído é externo ao home office ou interno, da reverberação do som.

No primeiro caso, a sugestão é aumentar a vedação das portas e janelas, fechando frestas com material emborrachado. No segundo caso, é preciso acrescentar materiais que possam absorver o som. A sugestão dela é colocar tapetes, cortinas de pano e almofadas.

Também se recomenda colocar uma poltrona ou sofá no espaço, desde que se dê preferência para panos ao invés de couro, que não absorve tão bem o som. "Quanto mais denso o material, mais vai absorver o som", salienta a profissional.

Outra alternativa é instalar painéis modulares nas paredes, feitos de lã, que minimizam a propagação do som. Devido à pandemia, Danielly criou um escritório em uma varanda e, para isolar o som, colocou quatro painéis desse tipo.

Quando o problema vem debaixo

O piso do cômodo também pode ser outro problema. Conforme o arquiteto Tiago Massante, revestimentos de madeiras e laminados são melhores para evitar a propagação do som em relação aos cerâmicos e porcelanatos.

Uma alternativa para economizar e evitar reformas é colocar um tapete sobre o piso, sugere o profissional.

Piso certo e tapetes ajudam a deixar o ambiente sonoro bem mais agradável - Getty Images - Getty Images
Piso certo e tapetes ajudam a deixar o ambiente sonoro bem mais agradável
Imagem: Getty Images

Além disso, Massante aposta na criatividade para resolver a reverberação no home office. "Agora para quem não tem condições de fazer qualquer investimento, pode colocar a mesa de frente para a janela, se for possível, deixá-la aberta, e não usar a mesa de frente para a parede. Ou deixar escondido no cantinho um varal de chão com roupas secando. Enfim, o quanto mais ocupado com superfícies porosas e opacas o ambientes estiver menor será a reverberação", salienta o arquiteto.

O arquiteto Ormy Hütner Júnior entende que é preciso evitar excesso de superfícies lisas nesses espaços - tanto no chão, paredes e móveis. "A lógica é criar superfícies nas quais a onda sonora vai batendo e perdendo força", observa Hütner.

Até mesmo a presença de plantas pode ajudar a acústica do seu home office - Getty Images - Getty Images
Até mesmo a presença de plantas pode ajudar a acústica do seu home office
Imagem: Getty Images

Uma alternativa é colocar plantas no espaço, principalmente as espécies arbustivas, de até 1,5 metro de altura. O arquiteto sugere dois tipos para o espaço: samambaias e jiboias. Além de ajudar na qualidade do som, filtram o ar.

Entretanto, o físico e professor da UFPA alerta que o uso de plantas para melhorar a acústica tem melhor eficácia quando se tem uma grande quantidade de vegetação, praticamente uma parede verde. Segundo Melo, estudos apontam que a absorção do som se dá pelo substrato colocado entre a planta e o pote. Feltro e fibra de açaí são materiais indicados para se pôr nesse espaço.

Mais truques

Uma solução barata para resolver o problema é colocar nos cantos do cômodo caixas de papelão com roupas dentro, propõe o compositor e professor do departamento de música da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), José Augusto Mannis. "A ideia é não deixar os cantos reflexivos para o som. Colocando algum material dentro da caixa, vai diminuir a reflexão sonora nos cantos."

Caso o home office seja utilizado por duas pessoas, é preciso redobrar as atenções com a acústica. Massante sugere que as mesas sejam posicionadas uma de costas para a outra, o que pode minimizar o ruído. Já Melo considera necessária a colocação de uma barreira entre o casal, que pode ser feita com uma placa de madeira revestida com uma espuma ou mesmo por um travesseiro.

Atenção aos fones

Não é qualquer fone que vai facilitar a sua vida nessa quarentena. Opte pelos headsets com duas conchas - Getty Images - Getty Images
Não é qualquer fone que vai facilitar a sua vida nessa quarentena. Opte pelos headsets com duas conchas
Imagem: Getty Images

Além de modificações na mobília e superfícies do home office, é importante pensar também em um novo microfone. O professor da Universidade Federal do Pará sugere adquirir um aparelho unidirecional, que capta melhor os sons que vem pela frente e tende a rejeitar os sons vindos de trás.

Outra opção sugerida por Hütner e Melo é utilizar um headset profissional com duas conchas - além de ter um microfone acoplado, os fones não ficam tão próximos do canal auditivo.

App resolve?

Também existem aplicativos que silenciam ruídos de fundo. O Krisp é um deles. Na versão gratuita é possível utilizar a funcionalidade por até 120 minutos por semana. A reportagem fez um teste enquanto pedreiros derrubavam uma parede no prédio ao lado e o aplicativo conseguiu reduzir bastante os ruídos externos e ainda a reverberação.

A funcionalidade é de fácil instalação e, no caso de uso no computador, uma extensão é instalada na barra de ferramentas e é possível escolher quando utilizá-la. Para uso no celular, o aplicativo está disponível apenas para dispositivos da Windows e Mac. A versão para Android, segundo o site, está ainda sendo desenvolvida.