Topo

Temporada

Festejo

Uma celebração às tradições, raízes e brasilidades, com curadoria da cantora e atriz Lucy Alves

Festas juninas sobrevivem à pandemia e ganham novas formas na quarentena

Chamadas de vídeo e festa apenas com a família foram algumas das soluções encontradas pelos "quarenteners" para celebrar o São João - Getty Images
Chamadas de vídeo e festa apenas com a família foram algumas das soluções encontradas pelos "quarenteners" para celebrar o São João
Imagem: Getty Images

Gustavo Frank

De Nossa

25/06/2020 04h00

O São João nesse ano precisou passar por uma reformulação, mas isso não necessariamente implicou no seu cancelamento. Pelo menos, não por completo.

As festas juninas, comemoradas entre os meses de junho e até mesmo julho aqui no Brasil, se adaptaram para os tempos da pandemia do coronavírus e estão sendo realizadas de diversas formas, desde as celebrações feitas em casa até as chamadas de vídeos. Tudo a caráter.

Em Cabo Frio, no Rio de Janeiro, Gabriela Cardinot montou a própria festa dentro de casa: "Seria uma forma de esse evento não passar em branco, animar a família que já tem passado todos esses mais de 90 dias juntos e confraternizar com comidas gostosas", conta ela a Nossa.

A preparação da festa junina na quarentena ficou por conta das estampas xadrez, bandeiras e alguns quitutes típicos da celebração, "que não poderiam faltar", como a jovem conta.

Festa Junina - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Gabriela animou a família com a preparação de uma festa junina caseira
Imagem: Arquivo Pessoal

Festa junina - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Cardápio contou com milho, salsichão, canjica, cuscuz e amendoim
Imagem: Arquivo Pessoal

"O cardápio contou com milho cozido, salsichão, farofa, canjica, cuscuz e doces de amendoim", relembra. "Comidas comuns das festas frequentadas por nós e que já fazem parte de uma memória afetiva, o que foi essencial para o nosso pequeno evento se tornar mais especial".

Pavê de amendoim

Dificuldade Fácil
20 porções
260 min
Ver receita completa

Até playlist fez parte da festa com músicas de forró e quadrilha: "Dentro de todas as limitações impostas pelo isolamento, sentimos falta de muitas coisas, como brincadeiras, confraternizar com outras pessoas, danças e tudo mais", diz.

"Mas foi suficiente para aquecer o coração e podermos dizer que não passamos o ano sem festa junina", acrescenta. "Acho, inclusive, que essa será ainda mais marcante em nossas memórias do que outras. Foi especial".

Bingo!

Bingo - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Kamila com as amigas em bingo virtual feito para a festa junina na quarentena
Imagem: Arquivo Pessoal

As brincadeiras não faltaram na chamada de vídeo feita por Kamila Muniz e mais cinco amigas. Com uma cartela de bingo em casa, a jovem de Ferraz Vasconcelos, São Paulo, as fotografou e enviou para suas parceiras de festa junina quarentener.

"Distribuí para as participantes pelo WhatsApp e, durante a chamada, sorteei os números, fazendo aquele suspense de todo bingo [risos]", conta.

O sorteio contou até com um prêmio. Afinal, bingo sem prêmio não é bingo: "A ganhadora recebeu um doce via iFood, que foi foi pago pelas outras participantes".

Festa "Zoomnina"

Festa junina - Sacha - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Imagem da tela durante a festa junina realizada por Sacha e os amigos por chamada de vídeo
Imagem: Arquivo Pessoal

Sacha Senger é de Curitiba, já morou no Nordeste, onde participou das "melhores festas juninas que já viu", e agora, em São Paulo, foi comemorada por uma chamada de vídeo com alguns amigos.

Chapéu de palha e pinhão foram alguns dos itens essenciais para a comemoração: "Sou curitibana e sempre tem pinhão nas festas juninas típicas de lá", reforça.

Sopa cremosa de pinhão

Dificuldade Médio
6 porções
150 min
Ver receita completa

Em um karaokê improvisado com músicas de São João, eles colocaram o papo em dia na festa junina online.

"Coloquei uma camisa xadrez e cantamos algumas músicas típicas no meio da conversa", relembra. "Um dos meus amigos que estava na chamada é maquiador artístico, ele fez uma maquiagem meio drag queen mas com elementos de festa junina, foi engraçado".

"Fogueira" e show de famosos

Família Schneck - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Rafaela com os pais e a irmã para a festa de São João dentro de casa
Imagem: Arquivo Pessoal

Na estação mais fria do ano, a festa junina normalmente conta com uma fogueira, em que a galera se reúne para tomar o vinho quente ou o quentão ao redor. Na casa de Rafaela Shneck, em Ivoti, Rio Grande do Sul, não foi diferente.

"A gente fez até uma fogueira com papéis reaproveitados e madeira. Aquele papel brilhoso para parecer fogo sabe?", conta. "Eu acho que o importante da festa junina é comemorar, se divertir, comer, brincar, voltar a ser criança".

Vinho quente

Dificuldade Fácil
6 porções
30 min
Ver receita completa

A jovem sempre participou da organização das festas na escola e aproveitou as lives feitas pelos cantores Luan Santana e Wesley Safadão para entrar no clima com a família. Mesmo morando na mesma casa, ela fez até convites para que todos se reunissem no horário combinado.

"A gente está fazendo o que, no momento, podemos com a nossa família ou com quem moramos na mesma casa", argumenta. "Acho que o negócio é aprender uns com os outros a superar isso e ser feliz de alguma forma".