Topo

Apê de 54 m² apresenta ideias baratas com pinta de casa de luxo

Copper House - Arquivo pessoal
Copper House
Imagem: Arquivo pessoal

Carol Scolforo

Colaboração para Nossa

25/06/2020 04h00

Quando eram apenas crianças de 6 anos, a técnica em meio ambiente Dill Evangelista e o microempresário Bruno Silva de Souza estudaram juntos no jardim de infância. Depois disso, nunca mais se viram... até o dia em que a vida se encarregou de uni-los de novo, em um reencontro 15 anos depois. Só por aí essa história já começa encantadora.

Teve namoro, teve noivado e teve casamento. Assim este apartamento de 54 m² surgiu na vida dos dois como um passo firme, um sonho realizado. E, como todo casal no começo da vida, a grana curta deu um empurrão para se aventurarem nas pechinchas, nas buscas pelo menor preço nas lojas e nas referências de imagens.

"Tínhamos muito conteúdo e dicas, fomos compartilhando no Instagram e víamos chegar pessoas que tinham os mesmos problemas", conta Dill, criadora do @copper_house, onde ela passou a publicar toda a saga para criar o apartamento que refletisse sua vida juntos.

O início: uma fruteira de cobre

No começo eram apenas os dois moradores, uma geladeira e um colchão. Todo o entorno encantador surgiu a partir de uma fruteira cobre, primeiro objeto pelo qual Dill se apaixonou perdidamente. "Veio daí o nome copper house" (casa cobre, em inglês).

Postando os conteúdos e ajudando as pessoas, Dill se inspirava mais. "Minhas referências eram escandinavas, com base em branco, preto e cinza", lembra. "Como estávamos pagando tudo, a ideia era mobiliar sem grandes investimentos. Os móveis da cozinha são modulados, o que tem de acabamento foi o que veio", conta. Lá, uma das paredes foi pintada com tinta lousa - e decorada com uma coleção de tábuas de madeira.

No closet eles ainda usam araras. Em uma estante aberta, pintada por eles, ficam as bolsas e acessórios de Dill. Ao misturar itens baratos com outros mais caros, eles chegaram ao equilíbrio sem estourar o orçamento.

"Tinta muda tudo. Fiz uma pintura geométrica para delimitar o home office e conseguimos decorar tudo com baixo custo graças a esse recurso".

Truques para ganhar espaço

Copper House - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal
Copper House - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal

Na sala, o rack funciona como bufê para guardar louças e acessórios de cozinha. Aos poucos, tudo vai mudando de lugar e ganhando uma cara nova. Quem acompanha a rotina deles sabe: aproveitar as paredes é o melhor conselho para ganhar espaço. "Verticalizar é minha dica. Usando prateleiras e tendo uma organização visual você consegue otimizar muito o apartamento", recomenda.

O resultado é um lar que encanta e vive em transformação. A porta rosa na entrada do apê é a novidade que mais faz sucesso - pintada por Dill e Bruno, claro. "Vejo o apê como meu porto seguro. Consigo olhar cada cantinho e me reconhecer. Por mais que meu dia seja caótico e estressante, quando eu chego, instantaneamente me sinto segura, em paz. Vejo que valeu a pena abrir mão de muitas coisas ao longo do tempo para conquistar isso".

Dicas para transformar o apê pagando menos

  • Com tinta dá para transformar muito, pagando pouco. Aposte nela e em pinturas geométricas, que são um hit desse momento;
  • Pesquise muito antes de comprar. "No nosso apartamento tem coisas que custam mais caro, mas compramos porque conseguimos economizar em outros itens. Tem que saber garimpar até no comércio popular. Aqui no Rio indico o Saara, a Praça 2. O legal é mesclar o barato com o caro";
  • Quer mudar os móveis que você já tem? Tinta spray neles! Veja a estante do closet de Dill e concorde. "Tenho também um locker garimpado em antiquário que foi pintado assim". Ah, e a maioria dos móveis o próprio casal montou. Mãos à obra sempre é a melhor pedida para economizar.

@ que me inspiram

@apartamento_203

As referências da Nathália são lindas e ela coloca a mão na massa mesmo. Tanto que se especializou nisso. Dá muitas dicas e sabe do que está falando.

@apto161

A Mayara tem ótimas dicas de organização. Para quem tem apartamento pequeno é muito importante ficar de olho nisso.