Topo

Jornal inglês coloca Brasil no topo de lista de "lugares a serem evitados"

Praia do Arpoador no Rio de Janeiro; jornal The Independent colocou o Brasil no topo de uma lista de países que devem ser evitados  - Reuters
Praia do Arpoador no Rio de Janeiro; jornal The Independent colocou o Brasil no topo de uma lista de países que devem ser evitados Imagem: Reuters

De Nossa, em São Paulo

22/06/2020 13h29

O jornal britânico The Independent colocou o Brasil no topo de uma lista de países que devem ser evitados por causa da pandemia do novo coronavírus.

"Enquanto as restrições de bloqueio estão gradualmente sendo relaxadas em muitos países, o coronavírus continua causando estragos em todo o mundo", diz um trecho da reportagem, acrescentando que houve mais de oito milhões de casos confirmados da covid-19 em 188 países, resultando na morte de 440 mil pessoas.

O jornal ressalta que o Brasil está em meio a uma grande crise de saúde e é o país com o segundo maior número de mortes no mundo, com média diária de mil óbitos.

"Em 12 de junho, o governo interrompeu a divulgação de dados relativos a casos e mortes de covid-19, levando a condenações e acusações generalizadas de censura e totalitarismo. O presidente brasileiro Jair Bolsonaro minimizou consistentemente os riscos de coronavírus, descrevendo o vírus como uma 'gripezinha', desconsiderando medidas de isolamento e até criticando os governadores por impor medidas regionais de quarentena", destaca um trecho.

Além do Brasil, o jornal cita ainda Rússia, Índia, China, Irã, Estados Unidos, Paquistão e África do Sul na lista de locais a serem evitados.