PUBLICIDADE
Topo

Macarrão também pode dar errado. Saiba como evitar os 12 erros mais comuns

Fazer uma massinha parece fácil, mas também pode dar errado - Getty Images
Fazer uma massinha parece fácil, mas também pode dar errado
Imagem: Getty Images

Samantha Cerquetani

Colaboração para Nossa

15/06/2020 04h00

Bastante prático e saboroso, o macarrão pode ser consumido todos os dias. Há uma variedade de tipos, formatos e diversos molhos que acompanham essa massa —- e a diversidade é um dos fatores que contribuem para agradar todos os gostos.

Mas sabia que a forma de preparo e algumas ações inadequadas podem comprometer a receita? Está enganado quem pensa que é preciso apenas ferver a água em uma panela, incluir a massa e acrescentar o molho.

A seguir, listamos quais são os erros mais comuns na hora de cozinhar o macarrão e também algumas técnicas para aumentar ainda mais o sabor.

1.Escolher qualquer macarrão

Fresca, seca e em diversos formatos: escolha do tipo de massa faz diferença - Unsplash - Unsplash
Fresca, seca e em diversos formatos: escolha do tipo de massa faz diferença
Imagem: Unsplash
Provavelmente, ao passar pelo supermercado você já reparou na variedade de massas secas de macarrão. Vale destacar que há dois tipos de pastas: a fresca --- preparada de forma artesanal e a seca, mais industrializada. Além disso, as massas secas se dividem em longas e curtas. E essas características alteram o sabor e também contribuem na hora de escolher os ingredientes.

Cada formato de massa tem uma capacidade de incorporar o molho. Geralmente, as massas maiores e mais grossas combinam com molhos pesados. Espaguete, fettuccine, penne, por exemplo, são massas que combinam com molhos mais leves e a base de queijos.

E as massas muito pequenas ou finas, como o cabelo de anjo, são usadas em preparos de sopa ou molhos extremamente leves, pois se quebram com muita facilidade.

2.Preparar em uma panela pequena

Na hora de escolher a panela, opte por uma grande e alta para que o macarrão possa cozinhar por inteiro. Se for possível, invista na espagueteira, própria para massas longas. Ela costuma também ter furos na tampa, o que facilita escorrer a água depois do preparo.

3.Colocar pouca água

É preciso bastante água para o macarrão ser preparado adequadamente. O ideal é colocar cerca de 1 litro de água para cada 100 gramas do alimento. Dessa forma, a massa vai ficar hidratada e ter água suficiente para cozinhar.

Fique de olho em algumas dicas antes de cozinhar sua massa - Getty Images - Getty Images
Fique de olho em algumas dicas antes de cozinhar sua massa
Imagem: Getty Images

4.Temperatura inadequada

E nada de colocar o macarrão na água fria! É preciso esperar ferver antes de incluir a massa, pois isso sim impede que os fios grudem. Caso contrário, ela precisará de mais tempo para ficar pronta, o que compromete a receita. Depois de colocar na panela, tampe por alguns minutos para a água voltar a ferver mais rapidamente e destampe para finalizar o cozimento.

5.Colocar azeite ou óleo na água

Quem nunca colocou azeite ou óleo na água do macarrão? Muita gente acredita que fazer isso ajuda a massa a não grudar na panela. Mas, esse tipo de gordura não se mistura com a água, portanto não interfere no resultado. Pode inclusive deixar o macarrão ainda mais pesado e atrapalhar a aderência ao molho.

6.Quebrar massas longas

Ao preparar uma massa longa como espaguete é importante evitar quebrá-la para que caiba na panela. O ideal é deixar um pouco da massa para fora e ir mexendo devagar com um garfo. Dessa forma, a pasta ficará flexível e em pouco tempo entrará no recipiente. As massas longas devem ser consumidas no mesmo formato que foram fabricadas.

7.Não salgar a água

A massa deve cozinhar na água fervente e salgada. O sal deve ser adicionado assim que a água começar a ferver. O molho também deve estar temperado antes de ser misturado. Deixar o sal para depois pode fazer você errar a mão e comprometer o sabor. A quantidade recomendada de sal deve seguir a proporção: uma colher de sopa para meio quilo de massa.

Tempo é um dos itens que muita gente ignora na hora de fazer massas secas e frescas - Getty Images - Getty Images
Tempo é um dos itens que muita gente ignora na hora de fazer massas secas e frescas
Imagem: Getty Images
8.Tempo de cozimento

Uma dica valiosa é respeitar o tempo estabelecido nas embalagens das massas secas. É importante não se "esquecer" do macarrão na panela para que ele não passe do ponto. Por isso, é melhor ficar atento e até mesmo recorrer ao timer do celular.

O período varia muito de acordo com o formato e o tamanho da massa, bem como se ela é seca ou fresca. Uma massa seca tipo espaguete fica pronta em média de 8 a 10 minutos. Já a fresca deve permanecer na panela entre 2 a 4 minutos. Ela deve ficar mais "al dente", ou seja, ofereça resistência ao morder.

9.Não escorrer rapidamente

Demorar muito para escorrer a massa é outro erro bastante comum. Se o macarrão estiver pronto, mesmo com o fogo desligado, ele continuará a cozinhar na água quente. Por isso, é preciso se organizar para escorrer imediatamente. Se não for servir na hora, tire um minuto antes do indicado e coloque em um bowl com água e gelo para parar o cozimento.

Escorrer e não enxaguar ajudam a fazer seu prato ficar mais gostoso - Getty Images - Getty Images
Escorrer e não enxaguar ajudam a fazer seu prato ficar mais gostoso
Imagem: Getty Images

10.Enxaguar a massa

Não há necessidade de enxaguar a massa em água fria após o cozimento do macarrão. Isso não trará nenhum benefício para a receita e também não é verdade que a massa fica mais solta. Além disso, elimina o amido, parte importante da receita, pois ajuda na consistência do molho. Deve-se passar em água fria apenas quando o macarrão estiver muito cozido e é preciso interromper o processo, principalmente ao se preparar pratos com macarrão frio, como uma salada.

11.Descartar a água

Não desperdice a água do macarrão. Ela pode ser usada para encorpar o molho, o que dará mais consistência e sabor. A dica é guardar pelo menos uma concha e ir misturando ao molho. Outra estratégia é utilizar essa água da cocção para fazer uma sopa, por ser um líquido que ajuda a dar corpo ao preparo.

Você sabe a hora que deve colocar o molho? - Getty Images - Getty Images
Você sabe a hora que deve colocar o molho?
Imagem: Getty Images

12.Demorar para colocar o molho

O molho deve ser adicionado logo após a massa ficar pronta com uma concha. Assim, ele precisa estar pronto antes do macarrão. Se demorar muito, pode grudar e a receita perde a textura e a qualidade. Além disso, minutos antes do cozimento final é possível passar a massa cozida para a panela com molho e terminar de cozinhar por lá. Este processo faz com que a massa absorva mais o molho. O queijo pode entrar no final ou ser acrescentado ao montar o prato. Vale lembrar que é melhor servir a massa ainda quente, logo ao sair do fogão.

Fontes: Maurício Lopes, professor de gastronomia da Universidade Presbiteriana Mackenzie; Lucas Brandão Medina, professor de Tecnologia em Gastronomia do Centro Universitário Senac; Eloize Augusta da Cruz, gastróloga e professora do curso de gastronomia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC PR); Bruno Carlile, chef de cozinha do Don Carlini Pasta & Co e Gabriela Pestana, chef e professora na Accademia Gastronomica.

Mãos à obra

Aprenda duas receitas para você colocar seus conhecimentos em prática: