Topo

Receitas com pinhão: do bolo à sopa, ele é mais versátil do que se imagina

O pinhão é Importante elemento da culinária do Sul e, também, da região de Campos de Jordão, canto paulista na Serra da Mantiqueira - Getty Images/iStockphoto
O pinhão é Importante elemento da culinária do Sul e, também, da região de Campos de Jordão, canto paulista na Serra da Mantiqueira
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Claudia Dias

Colaboração para Nossa

07/06/2020 04h00

Cozido ou assado: é assim que a maioria das pessoas costuma degustar o pinhão. A forma limitada de consumir o alimento, no entanto, esconde as muitas possibilidades no preparo de pratos deliciosos, doces e salgados.

Importante elemento da culinária do Sul e, também, da região de Campos de Jordão, canto paulista na Serra da Mantiqueira, o pinhão é a semente da pinha, o fruto da araucária. É bastante associado ao clima frio, já que sua produção se concentra no outono e no inverno.

"Ele é superversátil e pode ser muito explorado. Serve desde base para massas, em pratos principais, como paçoca, para acompanhar uma carne, nas saladas ou caldos na finalização, entre outros", cita o chef Rodrigo Bellora, do Wood Restaurante, de Gramado (RS).

Para Bellora, o pinhão é subutilizado ao ser preparado apenas cozido na água ou "sapecado na grimpa", tradição nos campos gaúchos. "Ele é um ingrediente rico que tem muito potencial de desdobramento em receitas gastronômicas", afirma.

Mil e uma utilidades - e bom para saúde

Muito da sua versatilidade está atrelada à concentração de gordura equilibrada e à quantidade adequada de amido.

"O segredo de trabalhar com o pinhão em um prato é ativá-lo antes, sem ingredientes que possam roubar seu sabor", opina Hermes Custódio, chef executivo e responsável pelo buffet do Castelo do Batel e instrutor do curso de Chef de Cuisine - Restaurateur do Centro Europeu, de Curitiba (PR).

Além de tudo isso, o pinhão é bastante saudável - como Lúcia Helena já explicou direitinho em seu blog: tem carboidrato, fibra e proteína, só para se ter uma ideia.

Pratos com pinhão para fazer em casa

A seguir, revelamos diferentes maneiras para você incluir o pinhão no seu cardápio da temporada fria:

Bolo de pinhão

Dificuldade Fácil
1 porções
70 min
Ver receita completa

Mostradinho de carne-seca e pinhão

Dificuldade Fácil
4 porções
90 min
Ver receita completa

Risoto de pinhão

Dificuldade Fácil
4 porções
50 min
Ver receita completa

Risoto de pinhão com cracóvia

Dificuldade Fácil
4 porções
120 min
Ver receita completa

Potage de pinhão com crispy de alho-poró

Dificuldade Fácil
4 porções
25 min
Ver receita completa

Nhoque de pinhão

Dificuldade Médio
4 porções
50 min
Ver receita completa

Sopa de pinhão em crosta de massa folhada

Dificuldade Médio
4 porções
50 min
Ver receita completa