Topo

Macacão masculino: como usar a peça moderna e estilosa para social e casual

Macacão masculino - Matthew Sperzel/Getty Images
Macacão masculino Imagem: Matthew Sperzel/Getty Images

Gustavo Frank

De Nossa

30/05/2020 04h00

Um dos principais fundamentos da moda é o conforto. Para isso, o macacão pode — e deve — ser o seu próximo aliado no guarda-roupa, por características como a versatilidade, servindo para ocasiões desde as mais sociais até as casuais, e ser uma peça única que pode montar o seu look praticamente por completo.

O visual "operário", aos que muito associam o macacão, traz um visual mais rústico e moderno ao estilo, abrindo possibilidades para combinar com uma camisas e peças esportivas. Tudo vai depender do corte da peça: manga curta ou comprida, comprimento das pernas acima do joelho ou por completo e por aí vai.

Quando perguntado porque a peça deve ser considerada uma adição importante para o homem, o stylist João Miranda reforça ao Nossa as suas vantagens.

"Acho que, por muito tempo, o macacão teve um propósito mais profissional e depois entrou no guarda-roupa feminino com cortes mais inovadores, o que pode ser um receio para os homens começarem a usar", opina. "Mas vivemos em outros tempos, né? Marcas, como a Another Place e a Cutterman têm se aproveitado dessa aparência industrial para peças incríveis, práticas e cheias de estilo".

Como usar?

Macacão preto - Matthew Sperzel/Getty Images - Matthew Sperzel/Getty Images
Cores neutras como o preto e o bege são as principais para quem quer começar
Imagem: Matthew Sperzel/Getty Images

Macacão bege - Matthew Sperzel/Getty Images - Matthew Sperzel/Getty Images
Macacão bege combinado com peças mais casuais e esportivas
Imagem: Matthew Sperzel/Getty Images

Para os que ainda têm um pé atrás, por romper com o padrão de separar a parte de cima e a debaixo, a dica é optar por macacões com cores neutras ou escuras, que podem facilmente combinar com o "plus" do look, desde acessórios até peças usadas por baixo dele.

"Preto, bege e cores mais escuras fáceis de combinar, como o azul-marinho, são ótimas para começar", acrescenta o stylist. "Além disso, na maioria das vezes, são as cores escolhidas pelas marcas, então não é difícil de achar".

É possível ainda romper com o visual completo e usar a parte de cima, caso tenha a manga longa, amarrada na cintura: "São escolhas que vão depender de quem está usando, mas reforça a teoria de que sempre dá para inovar na moda".

Macacão masculino - Getty Images - Getty Images
Macacão masculino com a parte de cima, com mangas compridas, amarrada na cintura
Imagem: Getty Images

Nossa inspiração