Topo

Gramado e Canela retomam atividades turísticas contra crise do coronavírus

Gramado, no Rio Grande do Sul - Getty Images/iStockphoto
Gramado, no Rio Grande do Sul
Imagem: Getty Images/iStockphoto

De Nossa

12/05/2020 10h31

As cidades da Serra Gaúcha estão tomando iniciativas a fim de frear a crise que o coronavírus trouxe ao setor do turismo. Para isso, hotéis foram reabertos, assim como os restaurantes, e algumas das atrações turísticas começam a funcionar com as atividades reduzidas ao público.

Na primeira semana de maio, Gramado publicou o decreto 103/2020 permitindo a reabertura de hotéis, parques e museus com restrições. O decreto reforça o uso obrigatório de máscaras de proteção facial de todos aqueles que ingressarem em espaços públicos e no comércio situado no território.

"A retomada às atividades é necessária, pois a saúde da população também depende de fatores sociais e econômicos. Estamos fazendo isso de forma extremamente criteriosa, exigindo uma série de cuidados por parte das empresas", declarou o secretário de Turismo de Gramado, Francisco Rafael Carniel de Almeida.

Hotéis

Hotéis - Getty Images/iStockphotos - Getty Images/iStockphotos
Hotéis terão que usar apenas 50% de sua capacidade e áreas de lazer permanecerão fechadas
Imagem: Getty Images/iStockphotos

Os hotéis na cidade de Gramado poderão funcionar com reservas que ocupem até 50% de sua capacidade. Deverão ser disponibilizados ainda álcool em gel e determinada uma distância mínima na hora do check-in, check-out e entre as camas dos quartos, com a imposição de três metros de distância entre uma da outra.

Já as áreas de lazer, como a piscina e os salões de jogos, permanecerão fechadas, assim como o serviço de café da manhã, que deverá ser entregue no quarto do hóspede.

Para que os meios de hospedagens abram, deverão apresentar Planos de Contingência para enfrentamento da pandemia, que serão avaliados pelo Centro de Operações de Emergência (COE) de Gramado.

Por outro lado, em Canela, os hotéis ainda não têm previsão de abertura. O Hotel Laje de Pedra, um dos mais tradicionais da cidade e em funcionamento há 42 anos, anunciou recentemente o encerramento de suas atividades. Em comunicado, a rede anunciou que doará para a prefeitura e para o hospital de Canela todo o enxoval, com lençóis, fronhas de travesseiros, edredons e cobertores.

Atrações turísticas

Bondinhos - Divulgação - Divulgação
Parques da Serra Bondinhos Aéreos terão nova dinâmica de funcionamento para evitar o contágio dos visitantes
Imagem: Divulgação

Os parques e museus, de ambas as cidades, deverão funcionar com até 50% de sua lotação com a comercialização dos ingressos feita por meio das plataformas digitais.

As filas deverão exigir ainda que os visitantes permaneçam a um metro e meio de distância entre si com atendimento preferencial para quem está no grupo de risco da Covid-19.

Os Parques da Serra Bondinhos Aéreos terão dinâmica diferente, com as janelas abertas e a divisão para o embarque feita apenas entre famílias ou individualmente.

Todas as atrações deverão passar ainda por um processo de higienização diária e a cada vez que for utilizado. O uso de máscaras, em todos os casos, será obrigatório.