Topo

Da mesa à decoração, dicas fáceis para alegrar a casa no Dia das Mães

Porta-retrato com mensagens escritas à mão: um toque de carinho na decoração para o dia especial - Arquivo pessoal
Porta-retrato com mensagens escritas à mão: um toque de carinho na decoração para o dia especial
Imagem: Arquivo pessoal

Carol Scolforo

Colaboração para Nossa

09/05/2020 04h00

É um Dia das Mães atípico, sem mesas cheias, com vídeochamadas e muita saudade. Mas nem por isso a data tão simbólica deve perder o encanto.

Para inspirar você a dar mais alto astral a este dia, pedimos a três decoradoras ideias fáceis de reproduzir em casa, com itens acessíveis no mercado mais próximo.

Café da manhã na bandeja, mesa de almoço linda ou um lugar gostoso para ela ler um livro à tarde estão entre as ideias. Se você é pai, vale pedir ajuda dos filhos para fazer cantinhos como o do café, com uma almofada e um livro.

Se sua mãe está longe e você quer emocionar, espalhe fotos de vocês pela casa, em porta-retratos. Coloque flores e grave um vídeo com uma mensagem de afeto. Até os atos mais simples emocionam em épocas de distanciamento social. Inspire-se nessas dicas e marque o @nossa_uol quando postar sua foto.

Mesa dia das mães - Arquivo pessoal/Renata Pardo Chaib - Arquivo pessoal/Renata Pardo Chaib
Imagem: Arquivo pessoal/Renata Pardo Chaib

Flores e foto na bandeja de café da manhã

Acordar e receber café da manhã na bandeja é uma delícia. "Pensei em algo possível de fazer com aquilo que geralmente temos em casa, sem precisar de grandes investimentos: flores e uma foto", conta Renata Pardo Chaib.

Frutinhas, cappuccino especial, pão de queijo e um suco vão ao lado. A decoradora traz também uma ideia para a mesa do almoço. Ah, e se não deu tempo de comprar flores, coloque na bandeja a plantinha que tiver na sua casa. Visual singelo e único para esse dia.

Mesa de almoço com charme e simplicidade

Para o almoço das mães, Pixu indica ideias simples e fáceis: a xícara funciona como um anel de guardanapos. "Dentro dela entram folhas e pequenas flores verdes, colhidas no jardim de casa, para quem tem essa possibilidade".

Nas duas propostas os talheres foram arrematados com uma fita de cetim, que dá um charme extra. Ah, não tem fita de cetim? Dê uma olhada no que você tem nas gavetas - até um barbante duplo com um laço pode deixar a mesa charmosa.

Cantinhos com mensagens e biscoitos

Apaixonada por criar cantinhos para datas especiais, Manu Fisch propõe espalhar fotografias antigas em porta-retratos pela casa ou ainda colocar mensagens escritas à mão neles. "Como minha mãe mora perto, vou deixar na porta dela uma bandeja pequena com biscoitos artesanais, florzinhas e esse recado no porta-retrato", conta.

Para quem mora com a mãe, a ideia é marcar os lugares com foto de cada um com ela. "Mesmo que eu seja a homenageada na minha casa e minha família seja pequena, gosto de fazer a mesa para mim e tornar mais significativo esse dia", diz Manu. Afinal, as lembranças e fotos ficarão para sempre.