Topo

Amigos organizam churrascão online com live e "Big Brother" da grelha

O churrasco semanal com os amigos ganhou versão virtual, com direito a pitacos durante o preparo e delivery em casa - Reprodução
O churrasco semanal com os amigos ganhou versão virtual, com direito a pitacos durante o preparo e delivery em casa Imagem: Reprodução

Natália Eiras

Colaboração para Nossa

08/05/2020 11h09

O empresário Gabriel Von Doscht, 36 anos, de Porto Alegre (RS), fazia churrasco praticamente semanais com os amigos de infância de sua cidade-natal Carazinho, no interior do Rio Grande do Sul. Porém a confraternização teve que ser interrompida com a chegada do covid-19 ao Brasil e a consequente quarentena.

"O Rolnei, dono do apartamento com churrasqueira, queimou uma carne só para ele, mas disse que não tinha graça. Estava todo mundo meio triste", fala o empresário para Nossa. Até que a internet se tornou uma aliada para que a tradição continuasse.

A turma decidiu, então, organizar um churrasco online, em que os dez amigos trocavam uma ideia enquanto a comida estava assando. "Tinha até uma câmera exclusiva para captar a churrasqueira e todos poderem acompanhar — e dar pitacos — sobre o andamento da carne", fala Gabriel.

Quando o churrasco ficou pronto, Rolnei e sua esposa, Mel, fizeram todo um trabalho de logística para entregar a carne na casa de todos antes que ela esfriasse demais. "Moramos em pontos distantes de Porto Alegre, então foi uma trabalheira".

A comida chegou embalada em uma quentinha com direito a recadinho. "Aí ficamos almoçando juntos, falando besteira". Assim como nos churrascos semanais que costumavam fazer antes da quarentena. "Até rimos porque as batatas que ele assou queimaram, mas ninguém ousou reclamar".

A brincadeira foi uma maneira de descontrair o dia do grupo de amigos, que está em isolamento desde março. "Temos um grupo de whatsapp que, aos poucos, começou a deixar nítido que todo mundo tava abalado com a situação. Então fica fácil a gente pensar que as coisas não vão dar certo. O evento fez todo mundo ficar mais relaxado. A rotina da quarentena é complicada e inventar umas besteiras ajuda", fala Gabriel.

Durante o churrasco online, a turma se empolgou e criou um cronograma para que cada um deles prepare uma especialidade culinária para os outros amigos. "Eu já estou organizando as coisas para a próxima live. O tema será pudim sem furinhos", afirma o empresário.