PUBLICIDADE
Topo

Qual modelo de óculos se encaixa melhor com o formato do seu rosto?

Evan Mock na Semana de Moda de Paris - Edward Berthelot/Getty Images
Evan Mock na Semana de Moda de Paris
Imagem: Edward Berthelot/Getty Images

Gustavo Frank

De Nossa

07/05/2020 04h00

Cada modelo de óculos tem a sua fase no mundo da moda. O "gatinho" já teve o seu auge, o wayfarer se reinventa desde os anos 50 e ainda conquista fãs. Na hora de prová-los, (quase) todo mundo já soltou àquela frase: "esse não combina com o meu rosto". Então, qual o melhor para cada um?

O estilo pessoal é livre — algo que nem precisa ser dito. No entanto, alguns tipos de óculos podem se encaixar melhor na aparência de um do que de outros, se analisados os formatos geométricos que mais se encaixam em um deles.

Jovem com óculos estilo cíclope, que ganhou espaço nas Semanas de Moda no início de 2020 - Edward Berthelot/Getty Images
Jovem com óculos estilo cíclope, que ganhou espaço nas Semanas de Moda no início de 2020
Imagem: Edward Berthelot/Getty Images

Partindo do pressuposto que existem quatro tipos de rostos: arredondado, quadrado, oval e "diamante", algumas escolhas prévias podem fazer com o que o acessório se adapte melhor a você.

Qual o formato do meu rosto?

Formatos mais comuns entre os rostos masculinos, embora existam variações dentro desses - iStockphotos
Formatos mais comuns entre os rostos masculinos, embora existam variações dentro desses
Imagem: iStockphotos

Não sabe qual é o formato? Uma das maneiras, que pode ser facilmente realizada, é ficar na frente de um espelho e, a partir do seu reflexo, desenhar uma linha que o molde.

"O truque pode ser feito de diversas formas, com um batom, giz, caneta removível", diz a consultora de moda Luíza Thosso a Nossa. "É uma das técnicas mais fáceis para ter uma noção básica de como é o seu formato".

Rosto arredondado

Rostos mais arredondados combinam com armações que apresentam detalhes retangulares ou quadrados - Edward Berthelot/Getty Images
Rostos mais arredondados combinam com armações que apresentam detalhes retangulares ou quadrados
Imagem: Edward Berthelot/Getty Images

De acordo com Luíza, as armações que mais combinam com quem tem esse formato de rosto são as quadradas e retangulares, por estabelecerem uma linha geométrica contrastante.

"Óculos redondos, nesse caso, podem dar a impressão de que o rosto está 'cheio'", opina. "Se você cria uma ilusão de quebra dessa aparência, além de destacar o formato da sua face, cria novas linhas para serem exploradas com acessórios, por exemplo".

Rosto quadrado

Óculos arredondados são os mais recomendados para quem o rosto mais quadrado ou retangular - Matthew Sperzel/Getty Images
Óculos arredondados são os mais recomendados para quem o rosto mais quadrado ou retangular
Imagem: Matthew Sperzel/Getty Images

Para esses, o interessante é buscar pelo contraste oposto ao redondo. "É interessante investir em modelos mais arredondados, não necessariamente em toda a sua estrutura, mas com as lentes ou partes da armação ou da própria lente".

"O legal é que as lentes arredondadas vêm ganhando cada vez mais versões e dá um estilo moderno para o visual", opina.

Rosto oval

Armações criativas, que não escondem a área da maçã do rosto, deve ser uma aposta para quem tem o formato oval - Matthew Sperzel/Getty Images
Armações criativas, que não escondem a área da maçã do rosto, deve ser uma aposta para quem tem o formato oval
Imagem: Matthew Sperzel/Getty Images

Provavelmente um dos formatos de rosto mais populares, o rosto oval permite um maior leque de possibilidades.

Para os que o tem, "pode ser legal buscar por óculos que fazem o mix de quadrados, retangulares e redondos", diz Luiza. "Modelos mais 'criativos' são uma solução, pois criam uma dinâmica legal. A única coisa não recomendada é escolher por armações muito grandes, pois elas 'engolem' o seu rosto".

Rosto "diamante"

Óculos wayfarer, embora se adapte a todos os rostos, é uma boa escolha para quem tem o rosto "diamante" - Kirstin Sinclair/Getty Images
Óculos wayfarer, embora se adapte a todos os rostos, é uma boa escolha para quem tem o rosto "diamante"
Imagem: Kirstin Sinclair/Getty Images

Para os que tem mais volume nas bochechas, enquanto as extremidades do rosto não tão largas, os óculos que têm a parte debaixo mais arredondadas são os ideais, "pois os mais quadrados e redondos, se muito grandes, achatam o rosto da pessoa".

"Se você for escolher óculos totalmente arredondados ou retangulares, é preciso ter cuidado para que ele não ocupe toda a maçã do rosto e faça com que ele se apague com o acessório", recomenda. "Escolha aqueles que a parte superior bate exatamente no final da sobrancelha e a parte inferior não esconda por completo as maçãs do rosto".