Topo

'Da criatividade virá a solução', diz chef sobre retomada de restaurantes

De Nossa

05/05/2020 14h05

O chef Raphael Despirite, do restaurante Marcel, disse no UOL Debate de hoje que as soluções imediatadas da crise do coronavírus para o setor, como vouchers e delivery, não vão salvar nenhum restaurante, mas podem ajudar a construir novas soluções.

"Dessas ideias vão surgir boas soluções. Essa criatividade no momento de desespero, daí vai surgir estrutura: vou fazer o delivery e depois vou estruturar o delivery", explicou. "Mas agora é um apaga fogo", afirmou Despirite.

A chef Janaína Rueda, que comanda a cozinha do Bar da Dona Onça, concordou. "Nessa retomada temos que pensar essa criatividade", disse.

Contudo, Rueda acredita que o setor não vai conseguir enfrentar a crise sem ajuda do governo federal. "Precisamos de uma extensão de pelo menos dois meses dessa MP [Medida Provisória 944, que autoriza auxílio econômico para pequenas empresas] para conseguir sobreviver", disse.

Ainda assim, Rueda é otimista. "Vou retomar com delivery, mais criativo e familiar, com uma comida simples e mais barata. E tenho certeza que em agosto não vamos mais estar usando máscaras", completou.