PUBLICIDADE
Topo

Cinco pudins para fazer em casa: Beca Milano entrega os segredos do doce

Pudim é sempre delicioso, mas não precisa ser sempre igual - Getty Images
Pudim é sempre delicioso, mas não precisa ser sempre igual
Imagem: Getty Images

Pedro Fonseca

De Nossa

01/05/2020 04h00

Uma das sobremesas mais tradicionais no Brasil é o pudim, que pode ganhar diferentes versões dependendo da região em que é feito e da ocasião na qual será servido.

Referência quando o assunto é doce, a chef confeiteira Beca Milano, famosa pelos programas "Fábrica de Casamentos" e "Bake Off Brasil", compartilha com os leitores de Nossa dicas para preparar pudim sem erros e cinco receitas diferentes: uma econômica, outra para impressionar, a tradicional, para inovar e, por fim, uma fácil de fazer.

A confeitaria é a modalidade da gastronomia que requer mais precisão. Por isso, confira todos os ingredientes antes, a quantidade, modo de preparo, não pule nenhuma etapa".

Beca Milano é famosa pelos programas Fábrica de Casamentos e Bake Off Brasil - Instagram/becamilano - Instagram/becamilano
Beca Milano é famosa pelos programas Fábrica de Casamentos e Bake Off Brasil
Imagem: Instagram/becamilano
Processo exige preparos específicos

Como o processo da receita é lento, ela é ideal para ser feita com calma. A começar pela escolha da forma.

A clássica forma com um furo no meio é utilizada no preparo do pudim por bons motivos: a estrutura garante que a temperatura seja constante e distribuída até mesmo no centro. Ou seja, fica assado por igual.

Outro item imprescindível para o sucesso da receita é o controle da temperatura. O forno precisa estar pré-aquecido e deve ser mantido na temperatura em constante, indicada para cada preparo.

O pudim é a sobremesa que alegra qualquer pessoa  - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
O pudim pode ser feito de diferentes maneiras
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Na ida ao forno, é fundamental que use o banho-maria: colocar a forma do pudim em uma assadeira coberta 2/3 por água e, se faltar água durante o processo, acrescentar já quente. O preparo por calor indireto ajuda a manter o cozimento durante todo o processo e garante a textura cremosa do doce.

Além disso, é importante cobrir o pudim com papel alumínio, o que evita que fique ressecado ou que forme crosta na sua base.

Truque para a calda

Beca também revela como conseguir o ponto de caramelo ideal da calda. Antes de levar a mistura ao fogo, dissolva bem a água e o açúcar. No fogo médio, o segredo é não mexer até ficar na cor âmbar. "Não deixar passar do ponto para não amargar, isso porque a panela quente continua cozinhando o açúcar", indica a chef.

Grand finale

Deu tudo certo, o pudim cozinhou direitinho e a calda ficou linda? Agora chega o ponto crucial de desenformar. Para ajudar nessa hora, esquente em fogo baixo o fundo da forma para o caramelo derreter e o pudim sair com mais facilidade.

Com ou sem furinho?

O dilema mais popular nas receitas de pudim são os famosos furinhos, há quem ame, mas há quem não goste.

Para os fãs das bolhinhas, o segredo é bater bem o pudim no liquidificador para entrar ar na massa, e depois é só assar em forno médio por aproximadamente uma hora e meia.

Já quem prefere sem furinhos, precisará de mais atenção e cuidado na hora de fazer. A melhor opção é misturar tudo na mão com bastante calma e auxílio de um fouet, para evitar a entrada de ar na massa, e assar em fogo baixo, o que irá aumentar o tempo de forno (aproximadamente duas horas).

Receitas da Beca

Econômica - Pudim de pão

Pudim de pão - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

LEIA A RECEITA COMPLETA.

Para impressionar - Pudim de queijo com goiabada

Pudim de queijo com calda de goiabada - Reprodução/Pinterest - Reprodução/Pinterest
Imagem: Reprodução/Pinterest

LEIA A RECEITA COMPLETA

Pudim tradicional - Clássico

pudim clássico - Henrique Peron/Divulgação - Henrique Peron/Divulgação
Imagem: Henrique Peron/Divulgação

LEIA A RECEITA COMPLETA

Para inovar - Pudim de sorvete

Pudim de sorvete - Reproduçao/Pinterest - Reproduçao/Pinterest
Imagem: Reproduçao/Pinterest

LEIA A RECEITA COMPLETA

Fácil de fazer - Pudim sem forno

Pudim sem forno - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

LEIA A RECEITA COMPLETA